Ações Alibaba Group BABA

Alibaba Group é um grupo de empresas de propriedade privada, com sede em Hangzhou, China, cujos negócios são baseados em e-commerce, pela Internet, e incluem sites de business-to-business, vendas no varejo e pagamentos online, um motor de busca para compras e serviços de computação na nuvem. Ver mais

Conheça Alibaba Group ações BABA

Alibaba Group é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores americana, suas ações são negociadas através do ticker BABA.

PÁGINA NA NASDAQVer site ⇨

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

O QUE O ALIBABA (BABA) FAZ

O Grupo Alibaba, ações BABA, atua principalmente com e-commerce e estima-se que a empresa comporta 250 milhões de compradores ativos na China, superando potencias americanas como a HP e a eBay. Junto com a Lenovo (primeiro lugar) e Huawei (segundo lugar), o Grupo Alibaba é a terceira marca chinesa com maior presença global.

Os itens encontrados nos sites de comércio eletrônico no grupo são diversos e variados, tais como: Eletrônicos e Gadgets, Moda e Beleza, Casa e Escritório, Esportes e Passatempo, Itens Industriais, Saúde e Medicina, Alimentação e Agricultura, Veículos e Acessórios, Ferramentas e Ferragem, Construção e Imóveis, entre muitos outros.

Vale ressaltar que o modelo de negócio dos sites do Grupo Alibaba não vende nenhum produto em si, apenas disponibiliza uma plataforma de comunicação e divulgação para que vendedores encontrem compradores aos seus produtos.

Sendo assim, a receita é resultado de uma taxa cobrada por toda a transação que ocorre nas plataformas e, ainda, via anúncios pagos. Portanto, a empresa não se preocupa com centros de atendimento e logística para entrega dos itens vendidos.

A grande expansão da economia chinesa, que fez com que o poder aquisitivo no país aumentasse, bem como o melhoramento das redes na China, possibilita que o negócio do Grupo Alibaba seja muito bem-sucedido no país. Espera-se uma atuação mais acentuada em outros países nos próximos anos, visto que a maior parte das operações realizadas nos sites ainda são chinesas em sua maioria.

Acredita-se que o Grupo Alibaba tenha potencial para competir com a gigante americana Amazon, por exemplo. Em 2013, durante a Black Friday, o site comercializou um valor superior a US$ 5,75 bilhões, o triplo do arrecadado em todas as lojas americanas, em apenas 24 horas. Resta saber se esse é o foco da empresa ou se ela está confortável com a sua atuação interna.

BREVE HISTÓRIA DO ALIBABA (BABA)

O Grupo Alibaba, stock BABA, foi criado por Jack Ma, em 1999, na China. Seu objetivo inicial era promover a atuação de pequenos empreendimentos no universo online e digital. Para isso, a empresa disponibilizou uma infraestrutura para o e-commerce, por meio de engenharia de dados. 

Formado por empresas privadas com um objetivo comum, o Grupo Alibaba procura otimizar e tornar possível compras e vendas de e-commerce em qualquer lugar do mundo, conectando fornecedores chineses com compradores orientais e ocidentais.

Os principais sites da empresa são: o Alibaba, plataforma (B2B ou business-to-business, que tem atuação internacional); o Aliexpress, (site muito popular que abrange atacado e varejo); e o Taobao, (também focado em varejo e atacado, mas para pessoas físicas e empresas da China).

A empresa foi batizada em referência ao mundialmente famoso conto árabe “Alibabá e os 40 ladrões” (o enredo é sobre um jovem que controlava uma equipe de 40 ladrões e distribuía os itens furtados entre os menos favorecidos). Jack Ma, o fundador, explicou que a escolha se relacionava com o fato de “Alibaba” ser uma palavra fácil de pronunciar no mundo todo, sabendo que seu empreendimento, um dia, iria se popularizar globalmente.

Em 2014, o Grupo faz o IPO na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Nada mal para uma empresa que foi pensada e executada no quarto de seu criador. Jack Ma é um dos homens mais famosos da China, com uma fortuna estimada em US$10 bilhões.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.