A Weg (WEGE3) anunciou nesta segunda-feira (02) um acordo significativo com a Kroma Energia, empresa especializada no desenvolvimento de projetos de geração e comercialização de energia, com sede em Recife (PE).
Esse contrato tem como objetivo a construção do complexo de energia solar fotovoltaica Arapuá, localizado em Jaguaruana, Ceará.
Avaliado em R$ 630 milhões, o contrato será executado na modalidade EPC (Engineering, Procurement and Construction), o que significa que a Weg será responsável pelo projeto, construção, compra de equipamentos e montagem da obra.
A empresa fornecerá módulos fotovoltaicos, trackers, inversores, uma subestação de energia e um bay de conexão para a concessionária local, além de serviços de engenharia e montagem eletromecânica completa.
O Complexo Solar Arapuá terá uma capacidade instalada inicial de 250 megawatts-pico (MWp) e a construção da primeira fase está prevista para começar ainda neste semestre, com conclusão até 2025.
A operação comercial do complexo está programada para iniciar no primeiro trimestre de 2026, gerando aproximadamente 1.700 empregos diretos e indiretos.
Além disso, a Weg está se preparando para expandir sua atuação no mercado eólico dos Estados Unidos. Em maio, a empresa revelou planos de entrar nesse mercado utilizando sua fábrica de motores e geradores de alta tensão em Minneapolis, Minnesota.
A planta, com 45 mil metros quadrados e cerca de 200 funcionários, será responsável pela produção de aerogeradores de 7 megawatts (MW).
Embora os investimentos iniciais não tenham sido detalhados, a empresa informou que eles já estão incluídos no orçamento de capital aprovado.
Mural de discussão
Clique e deixe seu comentário sobre o que você achou desta matéria.