O último trimestre de 2023 pode se revelar desafiador para as varejistas no Brasil. A combinação de altas taxas de juros, que inibem o poder de compra das famílias, e a baixa inflação nos alimentos, tem impactado negativamente tanto as empresas focadas em bens de consumo discricionário quanto as redes de supermercados.
A redução na formação de estoques por parte de consumidores e comerciantes, devido à expectativa de estabilidade de preços, e o risco de deflação, que pode levar a vendas por valores inferiores aos de compra, são fatores que pressionam o faturamento das varejistas.
Empresas como Assaí(ASAI3), Carrefour(CRFB3) e Grupo Mateus (GMAT3) enfrentam esses desafios, embora o Grupo Mateus, com sua atuação focada no Norte e Nordeste e recentes movimentações estratégicas, seja considerado pelos analistas como o que apresentará melhor desempenho no setor.
As aquisições feitas por Assaí e Carrefour também aumentaram suas alavancagens, impactando os resultados.
No e-commerce, a situação é mista, com empresas como Grupo Casas Bahia(BHIA3) e Americanas(AMER3) passando por reestruturações delicadas, enquanto outras, como Mercado Livre, destacam-se pela conquista de mercado e eficiência logística. Magazine Luiza (MGLU3) é notado por analistas como positivo, devido ao aumento de margens via expansão de serviços oferecidos aos parceiros do marketplace.
No setor de moda, as marcas voltadas para o público de alta renda devem manter bons resultados, menos impactadas pelo cenário econômico adverso. Em contraste, as marcas focadas em consumidores de menor poder aquisitivo podem ver suas margens pressionadas, apesar de uma esperada recuperação nas vendas, em parte devido a uma base comparativa fraca de 2022 e ao aumento no acesso ao crédito.
Destacam-se, porém, empresas que demonstram diferenciais operacionais, como C&A (CEAB3) e Vulcabras (VULC3), indicando que a capacidade de adaptação e inovação será crucial para se sobressair em um período marcado por incertezas econômicas.
Mural de discussão
Clique e deixe seu comentário sobre o que você achou desta matéria.