
O CEO da Vale (VALE3), Gustavo Pimenta, revelou em uma reunião com investidores em Nova York que a empresa está focada em um plano estratégico para os próximos cinco anos. O objetivo é garantir flexibilidade operacional e competitividade em diferentes contextos econômicos.
Durante a apresentação, Pimenta falou sobre a transformação do portfólio e a inovação como prioridades, destacando a necessidade de se adaptar às novas demandas do mercado global, especialmente em relação à descarbonização.
Um dos principais aspectos da estratégia é fortalecer seu portfólio para se manter resiliente, independentemente das flutuações do mercado. Pimenta enfatizou a importância de oferecer produtos que se destaquem pela qualidade.
A mineradora planeja aumentar sua produção no setor de cobre, que é vista como uma grande oportunidade de crescimento. Atualmente, a Vale produz 350 mil toneladas do metal anualmente e tem metas para aumentar essa produção para até 500 mil toneladas até 2030.
Além disso, a empresa está investindo em centros de produção, chamados de mega hubs, que facilitarão a conexão direta com os clientes, especialmente em um mercado crescente por aço e combustíveis menos poluentes, como gás natural e hidrogênio.
Outra meta mencionada é a redução de custos, com a Vale buscando diminuir o custo por tonelada para menos de US$ 20 até 2026, e ainda promete um avanço significativo na economia circular, reaproveitando rejeitos e resíduos.
Por último, Pimenta reforçou que reconstruir a confiança da sociedade e as relações institucionais é uma prioridade, com iniciativas voltadas para a diversidade na força de trabalho e investimentos em projetos ambientais, principalmente na Amazônia.
Mural de discussão
Clique e deixe seu comentário sobre o que você achou desta matéria.