Rumo (RAIL3) aprova incorporação da Malha Norte; custo é estimado em R$ 2,5 milhões

Escrito por:

Redação

A Rumo (RAIL3) anunciou que em reunião do Conselho de Administração foi aprovada a incorporação das ações da Malha Norte, uma subsidiária que opera trechos ferroviários no Centro-Oeste e em São Paulo.

Esse passo visa simplificar a estrutura da empresa e aumentar a eficiência operacional do grupo logístico.

Com essa mudança, a Malha Norte se tornará uma subsidiária integral da Rumo. Os acionistas minoritários, que possuem cerca de 0,48% do capital da Malha Norte, receberão ações da Rumo, com a conversão na proporção de 0,668 ação da Rumo para cada ação da Malha Norte.

A relação de troca foi acordada entre comitês independentes das duas empresas, que incluíram membros externos, seguindo as orientações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para operações entre empresas conectadas.

De acordo com a Rumo, a incorporação é um avanço importante para a reorganização do grupo. A expectativa é de redução de custos operacionais e aumento na agilidade para futuras captações, além de melhorar a liquidez das ações.

Os custos totais com essa operação são estimados em R$ 2,5 milhões, englobando assessorias, avaliações e despesas legais.

Ainda haverá necessidade de aprovação em assembleias gerais extraordinárias das duas companhias para finalizar o processo. Como a Malha Norte é quase totalmente controlada pela Rumo, a expectativa é que a transação não enfrente grandes obstáculos.

Caso algum acionista minoritário da Malha Norte não concorde com a incorporação, ele terá o direito de se afastar da sociedade com compensação pelo valor de suas ações, conforme estipulado na Lei das S.A.

SOBRE RUMO (RAIL3)

A Rumo é uma empresa brasileira que se destaca na infraestrutura de transporte ferroviário e logística. Com operações em diversas regiões do país, a companhia possui um papel importante para o fluxo de cargas, otimizando a logística e conectando diferentes mercados.

O que é uma incorporação?

A incorporação é um processo onde uma empresa absorve outra, resultando em uma única entidade. Geralmente, isso é feito para consolidar operações, reduzir custos ou entrar em novos mercados. Os acionistas da empresa incorporada recebem ações na empresa que realiza a incorporação, na proporção acordada entre as partes.

Descubra as melhores oportunidades de investimento!

Baixe o aplicativo Análise de Ações e tenha acesso a diversas funcionalidades, como a carteira recomendada com os melhores dividendos e o acompanhamento automático da sua carteira de investimentos, tudo isso com suporte de analistas experientes. Conheça mais em Análise de Ações.

Mais lidas da semana