Eneva (ENEV3) recebe novo aporte bilionário do Itaú (ITUB4)

Escrito por:

Marcilio Lima

A Eneva (ENEV3) anunciou um novo acordo de investimento com o Itaú Unibanco (ITUB4), que adicionou cerca de R$ 1,77 bilhão na Eneva Participações III S.A. (Eneva III).

O Itaú fez esse aporte por meio da compra de novas ações preferenciais da Eneva III, ampliando assim sua participação no capital da subsidiária.

Após a operação, o Itaú manteve a posse de todas as ações preferenciais da Eneva III. Por outro lado, a Eneva segue titular de todas as ações ordinárias da mesma empresa.

O acordo também foi modificado para refletir o novo investimento. O Itaú concedeu à Eneva uma opção de compra de todas as ações preferenciais atualmente detidas pelo banco.

Segundo a Eneva, essa opção poderá ser exercida entre 1º de janeiro de 2031 e 31 de dezembro de 2032, ou em situações específicas previstas em contrato.

A operação já teve aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), sem imposições. O aval foi publicado em 28 de agosto de 2026.

Na prática, o novo aporte amplia a exposição do ITUB4 na subsidiária da Eneva, enquanto a Eneva garante mais flexibilidade para retomar o controle das ações preferenciais a partir de 2031.

SOBRE ENEVA (ENEV3)

A Eneva atua no setor de energia e produz eletricidade. A empresa investe em projetos de geração e comercializa energia no mercado brasileiro.

Veja o andamento das operações

Detalhe operações, investimentos e estrutura acionária das empresas acompanhadas pelo mercado direto no App Análise de Ações.

Mais lidas da semana