Auren Energia (AURE3) adquire Esfera Energia e expande atuação no mercado livre

Escrito por:

Beatriz Stanis

A Auren Energia (AURE3) anunciou na noite de terça-feira, 4 de junho, a aquisição da Esfera Energia.

A Auren Comercializadora de Energia, subsidiária da Auren Energia, firmou um contrato com os sócios da Esfera Energia para adquirir a totalidade das quotas representativas do capital social da empresa.

Fundada em 2015, a Esfera Energia é uma das principais gestoras de energia do Brasil, com 80 colaboradores, atendendo 570 grupos empresariais e gerenciando cerca de 1.600 contratos de compra e venda de energia elétrica no mercado livre. A empresa possui 142 unidades geradoras em seu portfólio e faturou R$ 324 milhões em 2023.

A Auren destacou em comunicado que a aquisição permitirá a consolidação de uma plataforma de comercialização mais robusta e capacitada, com foco na gestão de energia para clientes de médio e grande portes, bem como no varejo. A empresa visa aprimorar sua expertise em garantir uma experiência eficiente nas etapas de pós-venda.

Essa aquisição está alinhada com a estratégia da Auren de expandir suas operações através de parcerias e investimentos em novas áreas de comercialização de energia. Nos últimos anos, a Auren adquiriu participação na Flora Energia Renovável, um marketplace de geração distribuída; na Way2 Serviços de Tecnologia, especializada em telemedição e gerenciamento de energia; e na Aquarela Inovação Tecnológica do Brasil, que oferece soluções de inteligência artificial para a indústria.

Além disso, em 2023, a Auren formou uma joint-venture com a Vivo, focada na comercialização varejista de energia em todo o território nacional, com uma equipe própria e independente.

A conclusão da aquisição da Esfera Energia está sujeita à obtenção das autorizações regulatórias necessárias, incluindo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A Auren espera que a operação seja concluída ao longo do segundo semestre de 2024.

Mais lidas da semana