Ações TGMA3

Tegma

Tegma Gestão Logística SA

A Tegma oferece serviços de logística, transporte e armazenagem no Brasil. A divisão de Logística Automotiva atua no transporte de veículos, bem como na gestão de pátios, transferência e distribuição de veículo 0km, também com armazenamento de veículos e prestação de inspeção pré-entrega e centro de serviços automotivos / multimarcas. A divisão de Logística Integrada da Tegma fornece transporte, armazenamento, gerenciamento de estoque e serviços semelhantes. A empresa atende os segmentos automotivo, bens de consumo, produtos químicos e eletrodomésticos. Ver mais

Conheça a Tegma ações TGMA3

A Tegma é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker TGMA3 na B3.

Indicadores TGMA3

  • CotaçãoR$ 18,91

  • P/L11,17

  • LPA1,71

  • P/VPA1,78

  • VPA10,72

  • DY5,09%

A Tegma atua com amplas operações no setor de logística e no setor de armazenagem de bens de consumo, com destaque para a integração em suas operações. A companhia oferece seus serviços para diversos setores da economia, entretanto existe a ênfase no transporte de veículos zero quilômetro prontos para grande parte das montadoras instaladas no Brasil, além do transporte de matéria prima para fábricas de determinados setores e gerenciamento do fluxo de peças para tais fábricas.

Adicionalmente, a Tegma (TGMA3) possui um modelo de negócios diferenciado. Seu modelo de atuação nos setores mencionados não é baseado em ativos próprios, com base nisso a empresa utiliza, majoritariamente, ativos de terceiros através de aluguel e/ou contratação de seu uso. Vale destacar que o crescimento da Tegma foi, positivamente, marcado por diversas aquisições estratégicas de outras companhias e expansão de seus negócios em função do tempo.

A trajetória da Tegma (TGMA3)

Quando foi fundada, no ano de 1969, a Tegma atuava com transporte de carnes sobre, até então, a denominação de transportadora Sinimbú, nome da rua na qual era instalada, na cidade de São Cristóvão (RJ). Brevemente à sua fundação, em 1971, a empresa rapidamente adentrou no ramo de transporte de veículos, por meio de um acordo celebrado com a General Motors (GM), no qual a transportadora transportava os veículos da GM da fábrica em São Caetano do Sul para o Rio de Janeiro e Niterói.

Durante o desenvolvimento da empresa, ocorreram diversas unificações e aquisições estratégicas de outras companhias. Destaca-se, como exemplo relevante ocorrido em 2001, a aquisição da Translor Veículos S.A, pioneira no transporte de veículos novos em território nacional. Em virtude de uma nova reestruturação, em 2002 a transportadora passou a possuir sua denominação atual, Tegma Gestão Logística. Em sequência, a Tegma (TGMA3) adquiriu, em 2004, 49% das ações da Catlog, a única empresa provadora de serviços logísticos tanto para a Nissan quanto para a Renault no Brasil.

No decorrer de sua estratégia de crescimento, um novo ciclo de crescimento na Tegma ocorreu em 2007, ano em que foi realizada a oferta pública (IPO) de ações da empresa. Com base nos recursos captados pelo IPO, a Tegma (TGMA3) iniciou sua atuação com logística integrada. Logo, a companhia utilizou os recursos para expandir seu leque de operações, de modo que passou a atuar como operadora logística para o setor industrial, com ênfase no abastecimento das linhas de produção, além de iniciar sua atuação quanto ao armazenamento de bens, transporte de matérias-primas e gestão do fluxo de peças para seus clientes do setor industrial. Tal expansão aumentou os serviços prestados pela Tegma, em harmonia com sua atuação no setor de logística e armazenamento de veículos.

A Tegma (TGMA3) atualmente

Nos dias de hoje, a Tegma (ações TGMA3) possui uma estratégia de negócios diferenciada aos seus pares no setor logístico. A companhia utiliza uma estrutura de negócios independente de seus próprios ativos apenas. Sendo assim, apenas em sua operação de logística industrial, a Tegma possui 65 carretas próprias e 82 carretas de terceiros, além de operacionalizar 1,3 mil “cegonhas” no setor de logística automotiva. A estratégia de atuação da empresa consiste em realizar as etapas mais críticas do processo logístico da forma mais eficiente possível, com o objetivo de contribuir para um ambiente logístico eficiente.

Em linhas gerais, a Tegma mantem sua atuação em logística automotiva alinhada à gestão de pátios nos quais são armazenados os veículos e à pre-delivery-inspection (PDI), onde se verifica se os veículos correspondem aos solicitados pelos clientes em termos de modelo e acessórios requisitados. Ao passo que, em sua atuação em logística integrada, a empresa atua tanto na armazenagem de bens quanto na logística industrial com ênfase no abastecimento das linhas de produção das fábricas atendidas. Além disso, a empresa opera em tais setores oferecendo eficiência e transparência ao cliente, pois possui serviços de gerenciamento logístico que permitem ao cliente ter acesso ao status das mercadorias compradas uma vez que as mesmas ingressem nos armazéns da Tegma (ticker TGMA3).

Em prol de operacionalizar uma atuação tão ampla e integrada, a Tegma possui mais de 2000 funcionários em 11 estados brasileiros. A empresa mantém inovações constantes em termos de eficiência em suas operações e explora novos horizontes no setor logístico a partir da participação ou criação de startups e joint ventures.

Em termos de responsabilidade social, a Tegma adere às práticas requisitadas pelo seguimento Novo Mercado, detalhadas a seguir. Além disso, a companhia visa a eficiência energética em suas instalações, alinhada ao monitoramento da emissão de poluentes, reaproveitamento de água da chuva, compliance superior ao exigido por seu seguimento no mercado de capitais, entre outras boas práticas. Vale lembrar que parte de suas iniciativas de sustentabilidade alinham-se ao investimento ESG (Ambiental, Social e Governança).

Tegma na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Tegma foi realizado em 2007 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações TGMA3, que são suas ações ordinárias.

Pontos importantes a serem analisados para as ações da Tegma é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da Tegma que está em livre circulação na bolsa de valores. Quanto maior esse número, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 48,48% das ações TGMA3 de Tegma estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de TGMA3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações TGMA3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, Tegma possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações TGMA3?

Para declarar as ações da Tegma no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "02.351.144/0001-18";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "TGMA3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Tegma pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Tegma na aba "dividendos" aqui na página da empresa.