Ações Positivo POSI3

Positivo Tecnologia SA

A Positivo (ações POSI3) é uma empresa focada na área de tecnologia, principalmente nos produtos de informática. A empresa foi criada em 1989, levando o nome de Positivo Tecnologia. Ver mais

Conheça Positivo ações POSI3

SEGMENTO Computadores e Equipamentos

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site

SITE OFICIALVer site

A Positivo (ações POSI3) é uma empresa brasileira focada no ramo de tecnologia, principalmente nos produtos de informática. A empresa foi criada em 1989, levando o nome de Positivo Tecnologia.

A fundadora da Positivo foi o Grupo Positivo, fundada em 1972, a partir da criação de uma escola e de uma gráfica. O grupo é um dos maiores do segmento educacional no país. Atualmente, o grupo possui empresas que são líderes nos segmentos em que atua, sendo eles:

  • Educacional;
  • Gráfico-editorial;
  • Tecnologia.

O grupo, por apresentar uma inovadora metodologia de ensino nas aulas, que eram ministradas por conceituados professores que também foram fundadores do grupo, a rede de escolas da própria empresa foi sendo ampliada para os demais níveis educacionais. Um ponto importante dessa expansão ocorreu em 1979, quando o grupo começou a venda de seus livros e serviços para outras escolas espalhadas por todo o Brasil.

Retornando a marca Positivo Tecnologia, seu foco ao ser fundada era fabricar os computadores para as escolas do Grupo Positivo. Ao notar ser um bom negócio e com possibilidade de expansão da empresa, a companhia começa a fornecer computadores e soluções tecnológicas para outras empresas e instituições do poder público, por meio de licitações.

Em 1994, a Positivo (ações POSI3) lançou seu segmento de Tecnologia Educacional, iniciando a comercialização de um dos primeiros softwares voltados para a educação, voltados para escolas e para o varejo em geral. Já em 2000, lançou o Portal Educacional, para escolas privadas e, no ano seguinte, lançou o Portal Aprende Brasil, focando em atender as necessidades das secretarias de educação e das escolas públicas.

4 anos depois, a companhia estreou no mercado varejista com a venda de computadores para as principais redes da época. Dentro de 9 meses nesse mercado, ela se torna a maior fabricante de computadores do país. No mesmo ano, foi iniciado o comércio da mesa educacional “E-Blocks” nos Estados Unidos. Atualmente, a Positivo exporta o produto para mais de 40 países.

Ao final do ano de 2005, é iniciada a venda para o mercado corporativo de hardware, comercializando desktops, notebooks e servidores, além disso, alcançou a marca de 500 mil computadores produzidos. Pouco tempo depois, em 2006, a companhia conquistou o prêmio de Melhor Empresa do Setor de Tecnologia e Computação, fornecido pela revista Exame. No mesmo ano, é superada a marca dos 500 mil computadores produzidos, chegando a marca de 1 milhão de unidades.

A Positivo (ações POSI3) realizou seu IPO também em 2006, estreando no Novo Mercado da B3 após captar R$ 604,1 milhões. A Positivo Tecnologia também ingressou ao IGC – Índice de Governança Corporativa Diferenciada, e o ITAG – Índice de Tag Along Diferenciado, da B3 S.A. Já em setembro de 2007, com menos de 9 meses de negociação na Bolsa, as ações - POSI3, passam a fazer parte da carteira do IBX-100, índice composto pelas 100 empresas mais negociadas na Bolsa de valores, demonstrando boa liquidez. Em outubro do mesmo ano, ela registrou a marca de 2,5 milhões de computadores fabricados. Dois meses depois, as ações da companhia passam a integrar a carteira INDX – Índice do Setor Industrial.

Com a intenção de fornecer produtos para médias e pequenas empresas, a Positivo lançou um canal exclusivo para essas vendas, e também iniciou a verticalização da produção de placas mãe de desktops, em Curitiba (PR), e também da fabricação de monitores LCD, em Ilhéus (BA)

Em dezembro de 2009, a empresa Kennex foi adquirida pela Positivo. Tal compra complementou a já bem sucedida estratégia de vendas no mercado varejista no país.

Em 2011, além de verticalizar a produção de gabinetes para os computadores, foi iniciado o processo de internacionalização por meio da aliança feita com a BGH, um grande player do segmento de consumo na Argentina. Também foram adquiridos 50% do capital social da Informática Fueguina, com objetivo na comercialização de desktops, notebooks, all-in-ones, e-readers e tablets. A gerência da sociedade formada é compartilhada entre Positivo e BGH.

No mesmo ano, após uma série de pesquisas no mercado e sobre o consumidor brasileiro, a Positivo lança o Ypy, o primeiro tablet desenvolvido exclusivamente para o consumidor brasileiro, apresentando conteúdo digital totalmente em português. No segundo semestre de 2011, a marca Positivo BGH inicia as atividades no mercado argentino, atingindo a liderança do segmento em seus primeiros meses de operação.

A Positivo (ações POSI3) estreou no mercado de celulares em 2012, com o lançamento de três modelos touch-screen e dois modelos com teclados físicos.

2014 e 2015 foram anos de grandes acontecimentos para a marca, se iniciando com o sucesso da expansão com o Grupo BGH, assinando um contrato para o fornecimento de computadores para estudantes na África. Esse é um projeto de 5 anos, em parceria com o Ministério da Educação de Ruanda. Já em 2015, a Positivo criou a marca Quantum, focada em smartphones de alto desempenho a um preço inferior em relação a aparelhos semelhantes no mercado. No ano seguinte, foi concedido o licenciamento para iniciar a venda dos notebooks high-premium da marca VAIO.

Confira alguns pontos importantes da história da Positivo (ações POSI3) entre os anos.

2017

  • Alteração da denominação social para Positivo Tecnologia S.A;
  • Inauguração da Boreo Indústria de componentes, em Manaus. Fornece placas e baterias para computadores e celulares das marcas – Positivo, Quantum e Vaio. Além de poder suprir demandas do mercado.

2018

  • Aquisição de 80% da Accept, empresa especializada na produção e comercialização de Servidores, Storages, Workstations, GPUs de alta performance, mini PCs, desktops e soluções em computação de alto desempenho;
  • Criação da marca 2 A.M. – acessórios, computadores e notebooks gamers, em parceira com a renomada NVIDIA;
  • Abertura do primeiro Fundo de Investimentos e Participações (FIP).

Mais recentemente, em 2019, a Positivo iniciou no ramo de produtos tecnológicos para a casa. A marca Casa Inteligente foi lançada, e fornece em seu portfólio câmeras Wi-Fi, lâmpadas inteligentes, alarmes, sensores, entre muitos outros. Ponto positivo ao ingressar em um mercado que projeta movimentar cerca de US$ 1 trilhão em 2022.

Quando POSI3 paga dividendos?

Para saber quanto e quando Positivo paga dividendos, você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.