Ações Movida MOVI3

Movida Participacoes SA

A Movida (ações MOVI3) é uma das maiores companhias de locação de veículos do Brasil em tamanho de frota e receita dentre as companhias abertas do setor no Brasil. Ver mais

Conheça Movida ações MOVI3

A Movida é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o ticker MOVI3 na B3.

Indicadores MOVI3

  • CotaçãoR$ 15,30

  • P/L5,65

  • LPA2,71

  • P/VPA1,94

  • VPA7,88

  • DY8,8%

A Movida (ações MOVI3) está no segmento de locação de veículos. As atividades da Movida podem ser divididas em dois segmentos, sendo eles: segmento de locação de veículos, o famoso Rent A Car (RAC); e o segmento de gestão e terceirização de frotas.

A Movida (ações MOVI3) procura renovar a sua frota constantemente, com a desmobilização do automóvel depois de 12 meses de aquisição. Desse modo, a frota consegue permanecer conservada. Os carros após serem retirados de circulação, são comercializados por meio da Movida Seminovos.

O segmento de aluguel de carros é responsável por 32% de sua receita total. Os carros disponibilizados apresentam boa qualidade, devido à política de renovação constante da Movida. Já o segmento de gestão e terceirização de automóveis, por sua vez, é responsável por 13% de sua receita. Finalmente, a comercialização de seminovos compreende uma porcentagem de 55% da receita total.

A área de atuação da Movida (ações MOVI3) está em expansão no Brasil. Pode ser possível que os números apresentados pela empresa, já bastante expressivos, aumentem consideravelmente no médio a longo prazo. O aluguel de automóveis ainda não faz parte da cultura nacional, mas é uma questão de tempo para o setor expandir e crescer.

Outro aspecto que fortalece a Movida (ações MOVI3) é a preocupação com a sustentabilidade ambiental. A Movida apresenta diversos planos e projetos para a preservação do meio ambiente, como o Projeto Carbon Free, o qual objetiva neutralizar em 100% as emissões de gases poluentes, e as lojas sustentáveis, as quais procuram reduzir o impacto das edificações no meio ambiente. Há também os projetos de energia renovável e lavagem a seco.

Tal preocupação é muito bem vista pelo mercado, motivando outras empresas a almejar o patamar da Movida em questões ambientais. As perspectivas para o futuro da empresa são muito positivas e a tendência de crescimento tanto do setor, quanto da própria empresa são tidos como certos.

História da Movida

A história do empreendimento começa em São Paulo, em 2006, com um modelo de negócio voltado ao aluguel de veículos e a disponibilização de serviços para gestão de frotas.

Em 2013, acontece a aquisição pelo Grupo JSL (ações JSLG3), companhia voltada para os setores de transporte e logística. A partir de 2015, a Movida, através de seu aplicativo, começou a modernizar o seu modelo de negócio. Nesse período, 51% das reservas de carros eram feitas diretamente pelos dispositivos móveis dos clientes.

No ano de 2017, a Movida (ações MOVI3) abre o seu capital na Bolsa de Valores, onde suas ações MOVI3 são negociadas, fazendo parte do segmento do Novo Mercado em governança corporativa. Em 2018, a Movida contava com 250 pontos de atendimento e 92.875 carros. Nesse mesmo ano, o segmento i-move é lançado, disponibilizando bicicletas elétricas e trikkes, uma espécie de triciclos elétricos, o que transformou a Movida em uma plataforma multimodal de mobilidade no Brasil.

A Movida (ações MOVI3) é uma marca forte nacionalmente e com um portfólio diversificado. A empresa está presente em todos os estados nacionais e suas agências se localizam em pontos estrategicamente calculados, como centros urbanos com grande mobilidade e aeroportos.

Movida na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Movida ocorreu em 2016 e suas ações podem ser negociadas através das ações MOVI3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações da Movida é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da Movida que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 36,83% das ações MOVI3 de Movida estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de MOVI3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações MOVI3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, Movida possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações MOVI3?

Para declarar as suas ações da Movida no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "21.314.559/0001-66";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "MOVI3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Movida pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Movida na aba "dividendos" aqui na página da empresa.