A Grendene é uma empresa de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o ticker GRND3 na B3.
Ações Grendene GRND3
Grendene SA
☆☆☆☆☆A Grendene (ações GRND3) é uma das maiores produtoras mundiais de calçados, possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. A Companhia é detentora de marcas reconhecidas e de sucesso, como Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte, Grendene Kids e Zizou. Atua também, através de licenciamentos de celebridades e personagens do universo infanto-juvenil. Além disso possui uma logística de distribuição que atinge desde distribuidores a varejistas tradicionais e não tradicionais em todo o território nacional e no exterior. Ver mais
Conheça Grendene ações GRND3
Setor / SegmentoIndústria da Moda > Calçados
CNPJ89.850.341/0001-60
Fundado1971 (há 51 anos)
IPO2004 (há 18 anos)
Página de RIVer site ⇨
Site OficialVer site ⇨
Indicadores GRND3
P/L10,8
LPA0,66
P/VPA1,56
VPA4,57
DY6,15%
A Grendene (ações GRND3) é uma das maiores produtoras mundiais de calçados, possuindo tecnologia proprietária e exclusiva para a confecção deles. Ainda, ela é detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids. Ademais, a empresa também atua no licenciamento de celebridades (como a Ivete Sangalo) e personagens do universo infanto-juvenil (como a Barbie e os Avengers).
A história da Grendene no segmento de calçados começa em 1971, quando a mesma começou a produzir telas de plástico para garrafões de vinho. 5 anos mais tarde, a Grendene utilizou o plástico para fabricar peças para máquinas e implementos agrícolas, além de componentes para calçados. Entretanto, a empresa só adentrou de vez no segmento em 1979, quando Pedro Grendene Bartelle, ao observar as sandálias de tiras dos pescadores da Riviera Francesa, criou a Melissa Aranha, fabricante de calçados de plástico.
Já em 1983, a Melissa firmou parcerias de sucesso com grandes designers mundiais, como Jean-Paul Gaultier, Thierry Mugler, Jacqueline Jacobson e Elisabeth de Senneville. O primeiro fruto dessas parcerias veio já no ano seguinte, com o lançamento da Melissinha, marca voltada para a linha Kids. Nesse sentido, dois anos mais tarde a nova linha começou a vender produtos por meio de contratos de licenciamento com grifes, nomes de apresentadores, cantoras, artistas, personagens de desenho animado e do universo infanto juvenil.
A empresa continuou lançando diversas linhas, ano após ano, como:
- Rider, 1984 – linha voltada para o público masculino.
- Grendha, 1994 – parceria com a Ivete Sangalo para ficar à frente dos lançamentos de uma linha voltada para o universo feminino.
- Ipanema, 2001 – chinelos femininos e masculinos focados na linha praia.
- Ipanema GB, 2002 – fruto de uma parceria entre a Ipanema e a übber model (mais alto nível internacional de modelos) Gisele Bündchen, visando o mercado internacional.
- Zaxy, 2008 – linha de calçados em geral.
- Ipanema G2B, 2008 – fortalecimento da presença fora do Brasil iniciada com a Ipanema GB, também com parceria da Gisele Bündchen.
- Cartago, 2009 – mais uma marca focada no universo masculino.
- Melissa perfumes – entrada no mercado de perfumaria com a marca Melissa.
- Clube Melissa – mudança de fachada após assinatura de um memorando de entendimento entre Grendene e Jelly.
- Casa Ipanema – espaço de convivência da marca com os clientes, no Rio de Janeiro.
Quanto à abertura de capital da Grendene, o processo começou em 2003 com o desenvolvimento de uma reestruturação societária, sendo o IPO (Initial Public Offering, do português, início das ofertas públicas) realizado só em outubro de 2004. Desde o começo das ofertas, as ações ordinárias da empresa já entraram no segmento de listagem Novo Mercado (segmento que representa o mais alto grau de governança corporativa da B3 (ações B3SA3)).
Hoje, a Grendene vende seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA Inc., atingindo cerca de 20 mil pontos de venda fora do Brasil e 65 mil no mercado brasileiro, além de estar presente em mais de 100 países (dados de 2020).
Nesse contexto, suas unidades industriais estão distribuídas nos estados do Ceará - nas cidades de Sobral (1993), Fortaleza (1990) e Crato (1997); Rio Grande do Sul - na cidade de Farroupilha (1971); e na Bahia - na cidade de Teixeira de Freitas (2007). Dentre essas fábricas, constam os processos de fabricação de calçados, de PVC e matrizaria, proporcionando uma empresa totalmente integrada.
Fatos relevantes sobre a Grendene
Quanto às certificações recebidas pela Grendene, deve-se ressaltar a Certificação de Fornecedores pela ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil – em 2014, sendo a única empresa de calçados a receber esse certificado.
No âmbito da sustentabilidade, o grupo possui as Certificações de Sustentabilidade "selo Vegan" (registrado pela Vegan Society) para todos os calçados, "selo Biobased" (outorgado pela TUV Áustria) para a linha de calçados Ipanema, certificação pelo Forest Stewardship Council que assegura a origem da matéria-prima a partir do manejo responsável de florestas, entre diversos outros prêmios e certificações.
Além dos certificados, deve-se salientar algumas atitudes da Grendene para se tornar cada vez mais sustentável, como:
- Parceria da Grendene Kids com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), reforçando o compromisso de incentivar o melhor da infância.
- Uma das menores pegadas hídricas do setor de calçados, com 80% do consumo hídrico para uso humano (2018).
- 85% da energia consumida pelas unidades fabris provém de matrizes energéticas renováveis.
- Plantação de um "Pulmão Verde" na fábrica de Sobral.
- 100% dos restos alimentares e outras matérias orgânicas utilizadas para produção de gás de cozinha e adubo.
- O PVC utilizado na produção dos calçados é 100% reciclável.
Grendene na Bolsa de Valores
O IPO das ações da Grendene foi realizado em 2004 e suas ações podem ser negociadas através das ações GRND3, que são ações ordinárias.
Pontos importantes a serem analisados para as ações da Grendene é o free float e o tag along.
O free float é o número de ações da Grendene que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 29,75% das ações GRND3 de Grendene estão em livre circulação no mercado.
Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de GRND3, o tag along é de 100%.
No ponto da governança corporativa, as ações GRND3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Grendene possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.
Como declarar ações GRND3?
Para declarar as suas ações da Grendene no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:
- Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
- Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
- Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
- No campo do CNPJ, digite "89.850.341/0001-60";
- Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "GRND3 - QUANTIDADE: 1000";
- No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".
As ações da Grendene pagam dividendos?
Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Grendene na aba "dividendos" aqui na página da empresa.