Ações CVC CVCB3

CVC Brasil Operadora SA

A CVC (ações CVCB3) é uma das maiores agências de viagens do Brasil e também do mundo. Seu negócio consiste basicamente na oferta de pacotes e serviços de turismo e viagens nacionais e internacionais após serem comprados com desconto, e vendido posteriormente no varejo, gerando valor para si e o melhor aproveitamento para os viajantes. Ver mais

Conheça CVC ações CVCB3

A CVC é uma empresa de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker CVCB3 na B3.

Indicadores CVCB3

  • CotaçãoR$ 7,84

  • P/L-4,44

  • LPA-1,77

  • P/VPA4,42

  • VPA1,77

  • DY0%

A CVC (ações CVCB3) é uma das maiores agências de viagens do Brasil e também do mundo. Seu negócio consiste basicamente na oferta de pacotes e serviços de turismo e viagens nacionais e internacionais.

Confira alguns números da CVC (ações CVCB3):

  • Mais de 500 mil viagens realizadas;
  • Mais de 50 milhões de passageiros;
  • Mais de 1.200 lojas franqueadas e 6.500 agências credenciadas;
  • Mais de 1.000 destinos nacionais e internacionais.

As ações da CVC são negociadas na B3 (B3SA3) pelo ticker CVCB3.

História da CVC

Tudo começou no ano de 1972, quando os sócios Guilherme Paulus e Carlos Vicente Cerchiari decidiram criar a Agência de Viagens CVC, com sede na cidade de Santo André no ABC Paulista.

A sigla CVC surgiu através das iniciais do nome de um dos sócios, Carlos Vicente Cerchiari. No início a empresa organizava apenas excursões rodoviárias.

Em 1976 a sociedade foi desfeita e a empresa passou a ser administrada apenas por Guilherme Paulus com o apoio de sua esposa Luiza Paulus.

No ano de 1978 a CVC passou a organizar grupos de viagens, que inicialmente tinham como grande objetivo o atendimento aos trabalhadores de indústrias do ABC Paulista. Inicialmente eram apenas passeios de um dia ou no máximo aos finais de semana. Mas, com o sucesso das viagens a CVC passou a organizar pacotes voltados para feriados prolongados e períodos de férias.

Em 1981 a CVC possuía em sua carteira de clientes mais de 300 grêmios de trabalhadores e associações pelo país, surgindo também neste ano os seus primeiros pacotes de viagem aérea.

No ano de 1983, a CVC continua em expansão, decidindo abrir as suas primeiras lojas fora do ABC Paulista. As primeiras filiais da empresa foram abertas na cidade de Santos - SP e São José dos Campos - SP.

No ano de 1989, a CVC comprou um lote de 100 mil passagens aéreas da antiga VASP, este foi um dos primeiros passos para que a empresa passasse a fretar aeronaves inteiras para os seus pacotes de viagens.

As primeiras viagens em aviões fretados aconteceram em 1992 para destinos como Maceió, Natal, Porto Seguro, Serra Gaúcha e Pousada Rio Quente.

Em 1997, um novo fato relevante. A CVC passa a comercializar pacotes de viagens para a Europa e também para a Ásia.

Em 1998, a CVC tornou-se a primeira agência de viagens e turismo a abrir uma loja em um shopping center. Mudando o tradicional horário de funcionamento das agências, que até então era somente em horário comercial.

A CVC que já contava com lojas nas seguintes cidades: São Paulo, Santos, Guarulhos, Osasco, Campinas, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Belo Horizonte, Londrina, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro, inaugurou a sua primeira loja em um shopping center no Plaza Sul, em São Paulo.

Um dos fatos mais relevantes para o crescimento da empresa e expansão da marca CVC, foi a inauguração da primeira loja virtual de turismo do Brasil que aconteceu no mês de Agosto de 2000.

Em 2002, a CVC já completava 30 anos de mercado, tendo contribuindo significativamente para expansão do Turismo no Brasil, após embarcar mais de 5 milhões de passageiros em seus pacotes de viagens.

Neste mesmo ano a CVC já contava com 48 lojas espalhadas pelo Brasil e crescia em uma velocidade incrível, chegando a crescer 7 vezes de tamanho entre os anos 2000 e 2010.

No período de 2003 a 2005, a CVC se consolidou também nos pacotes turísticos para transatlânticos.

Somente no ano de 2005, a CVC fretou 5 embarcações exclusivas para atender os seus clientes. Desde então a empresa que já oferecia mais de 700 produtos não parou de crescer e de investir pesado em marketing e publicidade.

Em Janeiro de 2010, um dos maiores fatos relevantes da companhia é anunciado. O fundo Carlyle, um dos maiores fundos de private equity no mundo, anunciou a aquisição de 63,6% da CVC. Guilherme Paulus, fundador da agência, continua como sócio e presidente do conselho da empresa.

Em 2013, a CVC anuncia a abertura do seu capital na bolsa de valores. Os papéis da companhia recebem o ticker CVCB3.

Em 2015, a CVC informou ao mercado que adquiriu 100% da Submarino Viagens e 51% da Rextur Advance, consolidando o seu potencial e crescimento no mercado.

Em 2017, a CVC adquire a Trend Turismo, a Visual Turismo e os 49% restantes da Rextur Advance e lança a marca CVC Corp.

Em 2018, a CVC anuncia as suas primeiras aquisições no exterior, adquirindo a Vibam Group e a Ola.

Já no ano de 2019, a CVC anuncia a aquisição de 100% da Esferatur.

Por fim, em 2020 a CVC passa a se chamar CVC Corp.

CVC na Bolsa de Valores

O IPO das ações da CVC ocorreu em 2013 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações CVCB3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações da CVC é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da CVC que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 99,69% das ações CVCB3 de CVC estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de CVCB3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações CVCB3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, CVC possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações CVCB3?

Para declarar as ações da CVC no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "10.760.260/0001-19";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "CVCB3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da CVC pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da CVC na aba "dividendos" aqui na página da empresa.