Ações Camil CAML3

Camil Alimentos SA

A Camil (ações CAML3) possui em seu portfólio as marcas Açúcar União e Coqueiro, possui 27 plantas, sendo 12 no Brasil, 9 no Uruguai, 3 no Chile, 2 no Peru e 1 na Argentina, todas estrategicamente localizadas próximas aos seus fornecedores. Conta com mais de 4415 colaboradores no Brasil e milhares de outros ao redor do mundo e está presente em mais de 50 países através da exportação. Ver mais

Conheça Camil ações CAML3

Camil é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do código CAML3 na B3.

SETOR / SEGMENTOAlimentos > Diversos

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Camil Alimentos S.A. (ações CAML3) é uma das maiores empresas de alimentos da América Latina. Sua história começa em 1963, quando Jairo Quartiero se tornou caminhoneiro, transportando arroz de um armazém na Cidade de Itaqui, no Estado do Rio Grande do Sul, até São Paulo. O primeiro galpão da empresa foi comprado em 1971, com o intuito de comprar e vender arroz de diversas marcas.

Em 1974, a Camil revolucionou o mercado de arroz, começando a distribuir o mesmo em embalagens plásticas de cinco quilos. Já no ano seguinte, o primeiro centro de armazenamento, distribuição e atendimento ao cliente foi inaugurado na cidade de São Paulo.

Dez anos mais tarde, foi implantado, também em São Paulo, o primeiro moinho de arroz da companhia. Já em 1987, o feijão surgiu na empresa, sendo comercializado pela marca Camil. Agora, em 1996 a empresa se tornou uma sociedade anônima.

Visando a internacionalização da companhia, em 2007, a Camil fez a compra da uruguaia Saman, líder de mercado no Uruguai. Ainda neste âmbito, dois anos mais tarde houve a compra da Tucapel, expandindo a atuação do grupo para o Chile também.

Focando na estratégia de M&A (mergers and acquisition, ou seja, fusões e aquisições), a Camil adquiriu o complexo industrial maranhense BB Mendes, em 2010, adicionando as marcas Bom Maranhense e Mais Saboroso ao seu portfólio. Ainda, em 2011 surge a marca Coqueiro, inserindo peixes enlatados ao leque de produtos da empresa. Agora, em 2012 houve a integração da marca União, presente no segmento de açúcares.

O próximo país a ter produtos pertencentes à Camil foi a Argentina, quando em 2013 houve a compra da La Loma Alimentos, que também distribuía arroz. No ano seguinte, a empresa se fez presente no Peru por meio da compra da marca Paisana. Entretanto, o negócio da La Loma não foi longe, uma vez que sua venda foi feita em 2018. Nesse mesmo ano, a última aquisição da companhia foi realizada, com a compra da SLC Alimentos, detentora das marcas Namorado e Butuí, presentes também no segmento de grãos.

O IPO (Initial Public Offer, termo utilizado para se referir à abertura de capital de uma empresa) da Camil (ações CAML3) foi realizado já com a empresa aderindo ao Novo Mercado – segmento de listagem da B3 (ações B3SA) que representa o mais alto nível de governança corporativa.

Por fim, em 2020 a Camil contava com 17 centros de distribuição e 13 plantas em todo o Brasil, além de ser a maior empresa de arroz brasileira. Além disso, ela possuía marcas internacionais no Uruguai, Chile e Peru, e exportava para mais de 50 países ao redor do mundo.

Marcas e produtos da Camil Alimentos

Quanto às marcas da Camil, as mais conhecidas são:

  • Camil – Presente no mercado de arroz, feijão, biscoito, grãos e proteína de soja.
  • União – Focada no mercado de açúcares, distribuindo desde os mais básicos até os orgânicos. Ainda, também fazem parte do portfólio alguns adoçantes e misturas de bolo.
  • Coqueiro – Com atuação no segmento de peixes, vendendo diversos produtos originados da sardinha ou do atum.

Ainda, a Camil também possui algumas marcas menos conhecidas, mas que atuam (em sua maioria) no mesmo mercado das maiores, como:

  • Marcas presentes apenas no segmento de arroz: Pai João, Saman, Bom Maranhense, Arroz da Lista, Príncipe, Paisana, Mais Saboroso e Tchê.
  • Atuação no segmento de arroz e feijão por meio das marcas: Namorado, Carreteiro, Pop e Butuí.
  • Presença, também, no arroz oriental com as marcas: Momiji e Guin.
  • Quanto ao segmento de açúcares, existem: Da Barra, Duçula e Neve.
  • Também no setor de peixes, tem a marca Pescador.
  • Por fim, presente nos segmentos de arroz, feijão, óleo, açúcar e biscoitos de arroz, a empresa possui a marca Costeño.

Fatos relevantes da Camil Alimentos

Deve-se salientar alguns prêmios conquistados pela Camil em 2020, como:

  • "As Melhores da Bolsa 2020", pela Infomoney.
  • "Top of Mind 2020" pela Folha de São Paulo.
  • Primeiro lugar em líderes de vendas com as marcas Camil e União, pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
  • Selo RA 1000 de excelência de atendimento com a marca Coqueiro, pelo site Reclame Aqui.

Quanto à sustentabilidade e responsabilidade social da Camil, pode-se destacar as seguintes medidas tomadas em 2020:

  • Criação de um comitê interno de ESG (Environmental, social and corporate governance, ou seja, governança sustentável).
  • Destinação de mais de 1,1 milhão de reais em doações no segundo trimestre de 2020.
  • Mais de 225 toneladas de produtos distribuídos para população mais vulnerável.
  • Apoio por meio da doação de 500 quilos de açúcar para o projeto "Empreendedoras da Favela do Makro Atacadista".
  • Apoio aos projetos "Reciclar pelo Brasil" e "Programa Prolata", que visam a reciclagem de determinados produtos.

CAML3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Camil foi realizado em 2017 e suas ações podem ser negociadas através das ações CAML3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações de Camil é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da empresa que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 31.42% das ações CAML3 de Camil estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de CAML3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações CAML3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, Camil possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Dividendos CAML3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Camil na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.