
A TIM (TIMS3) está em negociações para recomprar uma participação de 51% da I-Systems, sua antiga rede de fibra óptica, por aproximadamente US$ 170 milhões, que corresponde a cerca de R$ 900 milhões.
Esse movimento é parte de um esforço da TIM para retomar o controle operacional da I-Systems, que foi vendida para a IHS Towers em 2021. A venda ocorreu em meio a uma tendência global em que operadoras de telecomunicações buscam gerar recursos ao vender torres e infraestruturas de fibra óptica.
No entanto, a IHS Towers, assim como outras operadoras de fibra óptica independentes no Brasil, enfrenta dificuldades para crescer e alcançar a escala necessária para operar de forma autônoma. Retomar a participação na I-Systems permitiria à TIM ter controle total das operações da unidade, facilitando a expansão de sua infraestrutura de fibra óptica.
As negociações estão ocorrendo sob a supervisão da Telecom Italia, que possui 67% da TIM SA. A expectativa é que a TIM SA possa aprovar a transação em uma reunião marcada para o dia 10 de fevereiro, quando também serão discutidos os resultados do ano. Contudo, fontes indicam que o processo pode se estender além dessa data.
Atualmente, a I-Systems atende 41 cidades brasileiras e cobre aproximadamente 9,3 milhões de residências, além de já fornecer serviços de construção e manutenção de infraestrutura de fibra para a TIM. Com a operação em joint venture, a TIM atua como locatária sob um contrato de serviços de longo prazo.
SOBRE TIM (TIMS3)
A TIM é uma das principais operadoras de telecomunicações do Brasil, com foco em serviços de telefonia móvel, fixa e internet com tecnologia de fibra óptica, atendendo a milhões de clientes em diversas regiões do país.
O que é uma joint venture?
Uma joint venture é uma parceria empresarial entre duas ou mais empresas para realizar um projeto específico ou uma missão comum, compartilhando riscos, custos e lucros. No caso da I-Systems, a TIM e a IHS Towers colaboravam na construção e operação da rede de fibra óptica.
app Análise de Ações
Com o app da Análise de Ações, você pode acompanhar investidas estratégicas como esta da TIM e manter-se informado sobre suas ações e proventos. Experimente grátis!
Mural de discussão
Clique e deixe seu comentário sobre o que você achou desta matéria.