JBS (JBSS32) anuncia fechamento de fábrica de carne bovina na Califórnia

Escrito por:

Redação

A JBS (JBSS32), maior produtora de carnes do mundo, comunicou na última sexta-feira que fechará permanentemente sua unidade da Swift Beef Company, localizada nos arredores de Los Angeles, Califórnia. O fechamento ocorrerá em 2 de fevereiro e resultará na demissão de 374 funcionários.

Esse fechamento é motivado pelo aumento dos custos enfrentados pelos frigoríficos devido à escassez de oferta de gado nos Estados Unidos. A redução do rebanho bovino, a mais baixa em décadas devido a secas severas, e a restrição das importações de gado mexicano impactaram diretamente os suprimentos de carne bovina.

Apesar da baixa oferta de gado, a JBS afirmou que o fechamento da unidade não está relacionado a essa questão. De acordo com a empresa, a decisão foi parte de uma “iniciativa estratégica” para otimizar seus negócios e simplificar operações. A produção da unidade será transferida para outras fábricas da JBS, e os empregados têm a oportunidade de serem realocados em outras unidades da companhia.

No mês passado, a JBS também indicou que suas margens de lucro com carne bovina nos EUA devem cair no quarto trimestre deste ano, em comparação com o trimestre anterior, devido à contínua escassez de gado. Em paralelo, a rival Tyson Foods anunciou o fechamento de uma importante fábrica de abate de gado em Nebraska, que emprega cerca de 3.200 pessoas.

SOBRE JBS (JBSS32)

A JBS é a maior empresa de alimentos do mundo, atuando principalmente na produção de carne bovina, suína e de frango, e também opera no setor de alimentos processados e embalados.

O que é escassez de gado?

A escassez de gado ocorre quando a quantidade de gado disponível para abate diminui, o que pode ser resultado de problemas climáticos, como secas, que afetam a alimentação dos animais, ou restrições nas importações de gado de outros países. Isso leva a um aumento nos custos de produção e, consequentemente, nos preços da carne no mercado.

Destaque do app Análise de Ações

Com o app da Análise de Ações, você pode acompanhar as novidades do mercado e ter acesso a análises detalhadas sobre as empresas. Experimente grátis!

Mais lidas da semana