IG4 busca comprar participação na Braskem (BRKM5) com aprovação do Cade

Escrito por:

Redação

A Petrobras (PETR4) anunciou que o fundo Shine, da IG4, submeteu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a operação de compra da participação da Novonor na Braskem (BRKM5). Este avanço nas negociações indica uma movimentação significativa para a reestruturação da empresa petroquímica.

A Novonor, antiga Odebrecht, detém atualmente 50,1% das ações com direito a voto da Braskem, enquanto a Petrobras possui 47% das ações votantes. A IG4, que representa os bancos credores da Braskem, realizará uma transferência que resultará na detenção de 50,111% do capital votante e 34,323% do capital total da petroquímica após a operação.

Além disso, a Petrobras mencionou que sua vinculação a este novo acordo de acionistas dependerá da finalização dos termos da operação. A empresa acompanhará as negociações e decidirá se exercerá os direitos de preferência e tag along. O tag along é um mecanismo que protege os acionistas minoritários durante mudanças no controle acionário.

É importante destacar que a operação proposta pela IG4 envolve cerca de R$ 20 bilhões em dívidas, mas não deve causar mudanças operacionais imediatas na Braskem. A Novonor manterá 4% da empresa após a conclusão da venda.

SOBRE PETROBRAS (PETR4)

A Petrobras é uma das maiores empresas de energia do Brasil, atuando na produção, refino e distribuição de petróleo e gás, além de atividades no setor petroquímico.

O que é tag along?

Tag along é um direito que protege acionistas minoritários, garantindo que eles possam vender suas ações nas mesmas condições oferecidas a acionistas majoritários em caso de venda da empresa.

Destaque do app Análise de Ações

Com o app da Análise de Ações, você tem acesso a informações detalhadas sobre suas ações e pode acompanhar as negociações da sua carteira de forma prática. Experimente grátis!

Mais lidas da semana