
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou que deverá autuar a Petrobras (PETR4) em decorrência de um vazamento de fluido de perfuração na Bacia da Foz do Amazonas. A informação foi confirmada pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.
O vazamento ocorreu no dia 4 de janeiro, e o Ibama está finalizando a análise do relatório apresentado pela Petrobras sobre a situação. Embora o presidente do Ibama não tenha conseguido estimar o valor da multa, ele destacou que um auto de infração será gerado. Essa é uma prática comum, visto que a Petrobras já é a empresa mais autuada pelo órgão, geralmente por incidentes menores.
A Petrobras apresentou o relatório ao Ibama no início desta semana e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a estatal a retomar a perfuração do poço, que havia sido interrompida devido ao vazamento. A empresa tinha planejado concluir essa perfuração em cerca de cinco meses.
O presidente do Ibama mencionou que são tomados cuidados rigorosos na concessão de licenças de exploração, uma vez que acidentes, embora possíveis, devem ser minimizados. Ele comparou a situação a ter um extintor de incêndio à vista, mas não querer que um incêndio aconteça.
É importante ressaltar que o vazamento provocou reações de protesto por parte de ativistas e organizações locais, que expressam preocupações sobre os potenciais impactos da exploração de petróleo nos ecossistemas delicados da região.
SOBRE A PETROBRAS (PETR4)
A Petrobras é uma empresa estatal brasileira que atua na exploração, produção e refino de petróleo e gás natural, sendo uma das maiores do setor energético na América Latina.
O que é um auto de infração?
Um auto de infração é um documento emitido por órgãos reguladores, como o Ibama, para formalizar a penalização de uma empresa por descumprimento de normas ambientais. As penalidades podem variar conforme a gravidade da infração.
app Análise de Ações
Com o app da Análise de Ações, você fica por dentro das novidades e impactos sobre seus investimentos. Não perca a chance e experimente grátis!
Mural de discussão
Clique e deixe seu comentário sobre o que você achou desta matéria.