
A Embraer (EMBJ3) entregou os dois primeiros aviões A-29 Super Tucano para a Força Aérea Uruguaia (FAU).
Essas entregas fazem parte de um programa do governo uruguaio para renovar sua frota e aumentar a capacidade de patrulha aérea e vigilância de fronteiras.
O contrato entre a Embraer e o Uruguai foi fechado no final de 2024 e inclui não só as aeronaves, mas também equipamentos de missão, serviços logísticos e um simulador de voo para treinamento.
Segundo o Comandante-em-Chefe da FAU, General do Ar Fernando Colina, a chegada dos Super Tucano marca uma mudança operacional e tecnológica para a frota de combate uruguaia.
O A-29 Super Tucano é um avião amplamente utilizado por várias forças aéreas pelo mundo. Ele já foi escolhido por 22 países e acumula mais de 600 mil horas de voo.
O modelo pode ser usado em missões de treinamento de pilotos, patrulha, reconhecimento, vigilância, interceptação aérea e combate a drones. Uma vantagem é que opera em pistas sem pavimentação e exige pouca infraestrutura.
Além disso, segundo a Embraer, o avião se destaca por ter manutenção mais simples, confiabilidade e baixos custos operacionais.
Na prática, quem acompanha a EMBJ3 vê a empresa fortalecendo sua posição no setor de defesa, ampliando receita com contratos internacionais e mantendo seu portfólio diversificado.
SOBRE EMBRAER (EMBJ3)
A Embraer atua no setor aeroespacial e fabrica aviões comerciais, executivos e militares. A empresa também fornece serviços para manutenção e peças.
Destaque do app
Acompanhe notícias, cotações e dados da Embraer diretamente no app Análise de Ações. Acesse aqui.
Mural de discussão
Clique e deixe seu comentário sobre o que você achou desta matéria.