
A CSN (CSNA3) está em conversação com potenciais compradores para vender até 100% de sua operação de siderurgia. Essa informação foi divulgada pelo jornal Valor Econômico, que revela que a empresa já fez contatos informais com concorrentes para entender o interesse do mercado.
Essa movimentação faz parte da estratégia da CSN de revisar seus ativos e tem como meta a venda de ativos importantes para diminuir suas dívidas. A companhia aprovou um plano para reduzir sua dívida em cerca de R$ 15 bilhões a R$ 18 bilhões ainda neste ano, com foco em fortalecer sua saúde financeira.
A CSN também está buscando se desfazer de outras áreas. No setor de cimento, a empresa está sendo assessorada pelo Morgan Stanley e pretende vender o controle do negócio. Adicionalmente, a empresa considera a venda de 20% a 30% de seus ativos de infraestrutura, contando com a ajuda do Bradesco e do Citibank para essa transação. A expectativa é que assinaturas de acordos de venda ocorram no terceiro trimestre de 2023, com negociações já em andamento.
O objetivo da CSN com esses desinvestimentos é diminuir suas dívidas e concentrar-se em áreas mais lucrativas, permitindo uma ambição de dobrar seu Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) em até oito anos. No entanto, a agência de classificação de risco S&P Global rebaixou a nota de crédito da CSN de ‘BB-’ para ‘B+’, citando riscos em relação à execução deste plano e a pressão sobre a liquidez, devido à dívida de curto prazo e altos investimentos.
SOBRE CSN (CSNA3)
A CSN é uma das principais empresas do Brasil atuando no setor de siderurgia, além de atuar em segmentos como cimento e infraestrutura, com operação integrada nas cadeias produtivas.
O que são desinvestimentos?
Desinvestimentos referem-se à venda de partes de uma empresa, que pode incluir ativos como unidades de negócios ou linhas de produtos, com o objetivo de reduzir dívidas ou focar em áreas que apresentam maior potencial de crescimento.
app Análise de Ações
Com o app da Análise de Ações, você pode acompanhar em tempo real as movimentações e estratégias de empresas como a CSN e receber alertas sobre suas ações. Experimente grátis!
Mural de discussão
Clique e deixe seu comentário sobre o que você achou desta matéria.