Copom eleva taxa Selic para 14,25% ao ano

Escrito por:

Redação

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu aumentar a taxa Selic em 1 ponto percentual nesta quarta-feira, subindo para 14,25% ao ano. Essa decisão foi unanime entre os membros do comitê.

Essa taxa agora está no mesmo patamar que foi registrado entre julho de 2015 e outubro de 2016, período que ficou marcado por uma crise econômica no Brasil. Esse aumento foi o terceiro consecutivo em um ciclo que começou em setembro do ano passado.

Em sua justificativa, o Copom destacou que a inflação continua a desancorar e que as expectativas de inflação estão elevadas. Isso, juntamente com a resiliência da atividade econômica e as pressões no mercado de trabalho, justificam um aumento nas taxas de juros.

Além da elevação, o comitê alertou que um novo ajuste nas taxas pode ocorrer em sua próxima reunião, embora em uma magnitude menor, se as condições econômicas se mantiverem como esperado.

SOBRE O BANCO CENTRAL

O Banco Central do Brasil é a autoridade monetária responsável por controlar a inflação e garantir a estabilidade da moeda, além de regular o sistema financeiro e implementar as políticas públicas do governo relacionadas à economia.

O QUE É A TAXA SELIC

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e serve como referência para as demais taxas cobradas em empréstimos e financiamentos. Ela é fundamental para o controle da inflação e para a política monetária do país.

Invista com inteligência!

Aproveite as funcionalidades do nosso aplicativo Análise de Ações, que oferece acompanhamento da sua carteira de investimentos automaticamente, com um suporte exclusivo de analistas experientes e acesso a insights sobre mais de 190 ativos. Baixe agora mesmo em Análise de Ações.

Mais lidas da semana