Copel (CPLE3) conclui migração para o Novo Mercado da B3 e passa a ter apenas ações ordinárias

Escrito por:

Redação

A Copel (CPLE3) anunciou nesta segunda-feira (22) que concluiu seu processo de migração para o Novo Mercado da B3. Esse segmento é considerado o mais alto padrão de governança corporativa no Brasil.

Com essa mudança, a Copel agora possui somente ações ordinárias, que são negociadas sob o código CPLE3. As ações ordinárias dão direito a voto durante as assembleias da empresa. Isso representa uma estrutura societária mais simples e mais alinhada às melhores práticas de mercado.

Além disso, o movimento de migração para o Novo Mercado reflete o compromisso da Copel com a excelência em governança e geração de valor a longo prazo.

A Copel também confirmou a distribuição de R$ 1,35 bilhão em dividendos aos acionistas, equivalendo a R$ 0,4546 por ação, a ser pago no futuro. Para receber esse valor, os investidores precisam ter ações da companhia na data de 30 de dezembro de 2025.

A partir de 2 de janeiro de 2026, as negociações ocorrerão "ex-direito", ou seja, quem comprar as ações a partir dessa data não receberá os dividendos. A data de pagamento dos dividendos será definida em uma Assembleia Geral Ordinária agendada para 23 de abril de 2026, com a expectativa de que o valor seja pago até 30 de junho de 2026.

É importante ressaltar que o valor por ação pode ser ajustado, caso acionistas que possuam ações preferenciais exerçam o direito de recesso, o que pode ocorrer se não aprovarem a deliberação em assembleia.

SOBRE COPEL (CPLE3)

A Copel é uma empresa brasileira de energia elétrica, atuando em geração, transmissão e distribuição de eletricidade, e um dos principais players do setor no Brasil, com forte compromisso com a qualidade e sustentabilidade dos serviços prestados.

O que são ações ordinárias?

As ações ordinárias são aquelas que dão ao acionista o direito de voto nas assembleias da empresa. Elas são fundamentais para os investidores que desejam influenciar a gestão e as decisões da companhia.

Destaque do app Análise de Ações

Com o app da Análise de Ações, você acompanha automaticamente os proventos da sua carteira e recebe alertas personalizados. Experimente grátis!

Mais lidas da semana