A maioria das pessoas já ouviu falar no livro “Os segredos da mente milionária”, do autor canadense T. Harv Eker. Mas nem todas já o leram de fato.

Lançado em 2005, este livro se tornou um sucesso de vendas e foi traduzido para diversas línguas. O seu conteúdo é muito importante para quem quer aprender a ganhar dinheiro.

Caso você ainda não tenha lido este best-seller e não tem tempo para isso, veja este resumo com tudo de mais importante que este livro nos ensina.

T. Harv Eker, autor de “Os segredos da mente milionária”

O autor de “Os segredos da mente milionária” é um empresário e palestrante motivacional que é conhecido por suas teorias sobre riqueza e motivação.

Nascido em 1954, T. Harv Eker é canadense, originário da cidade de Toronto, onde viveu a maior parte da sua infância, vindo a se mudar para os EUA após ficar mais velho.

Antes de obter sucesso com uma loja de venda de produtos fitness, Eker chegou a abrir uma dezena de negócios que não deram certo e vieram à falência.

Essa rede loja de produtos fitness que o rendeu milhões, no entanto, também acabou fechando, em razão de uma má administração dos negócios.

Por conta disso, ele então começou a analisar a relação que as pessoas ricas tinham com o seu dinheiro e a sua fortuna, o levando a desenvolver uma série de teorias.

Resumo de “Os segredos da mente milionária”

Os segredos da mente milionária busca incutir no leitor a ideia de que ser uma pessoa rica ou pobre tem muito mais a ver com um mindset, do que com outros fatores.

O livro explica que existem pessoas que são muito boas em fazer dinheiro, e que tudo que tentam se torna um sucesso. Outras, todavia, apenas acumulam derrotas.

De acordo com o autor, isso trata-se de uma programação da mente que é alimentada pelos nossos vieses e vícios, e que influencia a nossa autoestima e tomadas de decisão.

Também é explicado que, na maioria das vezes, o nível de renda de uma pessoa na sua infância, geralmente acaba se mantendo o mesmo, se ela não fizer algo de diferente.

Para contextualizar, o autor começa o livro contando sua história de sucesso e de insucessos, e como ele chegou ao ponto em que estava para escrever a obra.

Na primeira parte do livro,“O seu modelo de dinheiro”, o autor explica os fundamentos por trás da sua tese, baseada em experiência pessoal e na vida de milhares de alunos.

Ele explica que cada pessoa tem um modelo diferente de dinheiro, que é baseado na forma individual como cada indivíduo enxerga o acúmulo de riqueza.

A leitura é permeada de frases e ensinamentos que se intercalam no meio do texto principal e das explicações, e que tem o objetivo de abrir a mente do leitor.

Depois, na segunda parte, intitulada de “Os arquivos de riqueza - Dezessete modos de agir que distinguem os ricos de outras pessoas”, ele fala sobre cada um destes princípios.

Os 17 arquivos de riqueza de “Os segredos da mente milionária”

Os principais ensinamentos do livro estão localizados na sua segunda parte, onde o autor fala sobre os “17 arquivos de riqueza”, ou 17 diferenças entre uma mente pobre e rica.

Cada uma destas diferenças, ou arquivos, é representado por um pensamento. Veja quais eles:

  1. As pessoas com mentalidade rica pensam “eu crio minha vida”. Já as pessoas com mentalidade pobre “A vida simplesmente acontece”.
  2. “Os ricos jogam o jogo do dinheiro para ganhar. Os pobres jogam o jogo do dinheiro para não perder.”
  3. “Pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas, já as pessoas pobres apenas gostariam de ser ricas.”
  4. “Enquanto ricos pensam grande, os que têm mentalidade pobre pensam pequeno”.
  5. “A mentalidade rica se foca em oportunidades. A mente pobre nos obstáculos.”
  6. “Os ricos admiram outros ricos. Pessoas com mentalidade pobre têm ressentimentos com pessoas que prosperam.”
  7. “Pessoas ricas se relacionam com pessoas prósperas. Pessoas pobres se relacionam com pessoas malsucedidas”
  8. “As pessoas ricas se autopromovem. As pessoas pobres acham errado se vender ou se autopromover.”
  9. “Pessoas ricas são maiores que seus problemas. As pessoas pobres são menores que seus problemas.”
  10. “Pessoas ricas são ótimas recebedoras. As pessoas pobres não sabem como receber.”
  11. “A mentalidade rica é paga por meio de resultados. A mentalidade pobre escolhe ser paga de acordo com o tempo gasto.”
  12. “Os ricos pensam: “Por que não ambos?”. Os pobres pensam: “Isso ou aquilo”.”
  13. “A mentalidade rica prefere o patrimônio líquido. A mentalidade pobre se baseia naquilo que é ganho com o seu trabalho.”
  14. “Pessoas ricas são boas administradoras. Pessoas pobres administram mal seu dinheiro.”
  15. “Os ricos fazem seu dinheiro trabalhar. Já os pobres trabalham duro pelo dinheiro.”
  16. “Os ricos agem apesar do medo. Os pobres deixam o medo paralisá-los."
  17. “Os ricos estão sempre aprendendo. Os pobres acham que já sabem tudo.”

Vale a pena ler “Os segredos da mente milionária”?

Por fim, a pergunta mais importante. Vale a pena ler “Os segredos da mente milionária por inteiro”? E a resposta não poderia ser mais simples de ser dada: sim.

Esse livro é um clássico contemporâneo altamente influente, e o seu autor continua desenvolvendo os assuntos e temas abordados em palestras e entrevistas.

Qualquer pessoa que tenha vontade de começar a empreender ou mesmo de simplesmente começar a investir, precisa considerar essa leitura.

Tudo que o livro ensina é algo que pode ser aplicado a pessoas com os mais variados níveis de renda média, e pode sim ajudá-las a prosperar no médio e longo prazo.

Por outro lado, é importante considerar as condições atuais na qual o indivíduo está vivendo. Não é fácil se desfazer de velhos hábitos ou crenças enraizadas desde sempre.

Inclusive, esse é o ponto principal da obra. Que o que realmente impede a prosperidade, mesmo daqueles que são talentosos e tem boas ideias, é a sua forma de encarar a vida.

Para concluir, pode-se dizer que o acúmulo de riqueza e a motivação para não desistir são dois fatores que andam juntos quando o objetivo é ter dinheiro.

Ver livro na Amazon