Você já leu o livro “Faça fortuna com ações antes que seja tarde”? Essa é uma daquelas obras essenciais que todo investidor brasileiro deveria ler.

Com a entrada crescente de novos investidores na bolsa de valores, torna-se muito importante espalhar conhecimento sobre como investir corretamente.

Nesses momentos, a literatura acaba sendo a melhor aliada de quem quer aprender. E este livro que estamos falando hoje é uma ótima fonte de conhecimento.

Dércio Barzin, autor de “Faça fortuna com ações antes que seja tarde”

Dércio Barzin foi um jornalista de economia brasileiro e também investidor que nasceu em 1931 e morreu em 2003, tendo trabalhado em diversos jornais diferentes.

Como autor, sua única obra foi “Faça fortuna com ações antes que seja tarde”, lançado originalmente no ano de 1992.

Sua formação, todavia, era em contabilidade. Dércio passou boa parte da sua vida trabalhando como operador em corretoras de investimentos.

Resumo de “Faça fortuna com ações antes que seja tarde”

Este livro se propõe a dar um panorama geral a respeito do que são ações de uma empresa e também como o seu valor pode ser influenciado por fatores externos e internos.

Há também uma tentativa de situar os investidores quanto a suas estratégias de compra e venda de ações, diferenciando entre o investidor experiente e o novato.

Fazer fortuna com ações, por conseguinte, é algo possível que deve ser muito bem planejado, e que depende bastante de com qual objetivo um investidor adquire um papel.

Vale destacar que parte do livro também é composto de experiências pessoais e a autobiografia do autor, entremeada em um valioso conteúdo de investimento.

O autor também relata a sua estratégia pessoal para investir em ações. A importância que essa obra tem é tanta que ela é comumente usada em cursos sobre o mercado financeiro.

O conteúdo de “Faça fortuna com ações antes que seja tarde”, é dividido em dois “Livros”, que são divididos em várias partes que contém subcapítulos.

São vários assuntos abordados, alguns exemplos são:

  • Como saber o preço justo de uma ação;
  • Porque os dividendos são o mais importante;
  • Explicações sobre o mercado e a bolsa de valores;
  • Sobre a especulação financeira;
  • Os elementos que atrapalham o mercado;

Entre vários outros. Trata-se de uma obra bastante completa e que é, inclusive, escrita com uma linguagem bem didática.

Por que comprar ações?

A principal questão que o livro “Faça fortuna com ações antes que seja tarde” procura responder, é a respeito do motivo de se adquirir uma ação em primeiro lugar.

O autor apregoa que muitos investidores compram ações pela razão errada. Eles não entendem ações como investimento, e sim como ativos especulativos.

O grande problema desse pensamento é que ele é envolto de muitos riscos. A começar pela própria avaliação dessa ação, que pode ser feita de forma totalmente errada.

Para Dércio não importava o tamanho da empresa, qual era o seu segmento ou mesmo se ela era muito ou pouco conhecida. Importava apenas se ela distribuía dividendos.

De acordo com ele, a única razão para se acumular uma carteira de ações, é para usufruir de dividendos que ela eventualmente venha a distribuir.

Quem compra ações de empresas que não pagam dividendos, estão adquirindo um quadro que vão pôr na sua parede e que eles esperam que com o tempo valorize.

Isso pode ou não acontecer, dependendo de uma série de fatores e dados os quais estão apenas parcialmente disponíveis para a análise dos investidores.

Por outro lado, quem acumula ações com o objetivo de receber dividendos, não se importa muito com as variações do seu valor, pois ele não busca vendê-las tão cedo.

Inclusive, o autor explica que nos Estados Unidos é assim que os americanos encaram o investimento em ações, como uma forma de poder viver de dividendos no futuro.

Os 3 critérios de Dércio Barzin para escolher ações

Existem três critérios principais que Dércio utilizava para comprar ações que lhe renderiam bons dividendos. Eram eles:

  1. Nível de endividamento baixo ou de acordo com os movimentos da companhia;
  2. Estar livre de notícias negativas que podem danificar a sua imagem;
  3. Dividend yield maior que o rendimento de em um título de renda fixa.

A razão para o nível de endividamento precisar ser baixo, é porque o lucro obtido para a empresa deve ir para o acionista, e não para pagar dívidas.

As notícias negativas, por sua vez, podem tanto estar relacionadas a operações da empresa, como também a fatores externos que envolvem o seu nome.

Por fim, o autor emprega uma fórmula para descobrir se o dividendo que a empresa paga é maior do que um título de renda fixa ou não. Esta fórmula é:

100/i = preço máximo a pagar

No qual:

  • i = Taxa básica de juros dos títulos de renda fixa;
  • preço máximo a pagar = o múltiplo máximo que você aceita pagar por uma ação.

Por outro lado, pode ser interessante considerar que outros fatores podem influenciar o pagamento de dividendos de uma empresa, além dos citados pelo autor.

Vale também ressaltar que a metodologia usada por Dércio é considerada conservadora. Outros investidores profissionais podem considerá-la antiquada.

Vale a pena ler “Faça fortuna com ações antes que seja tarde”?

Se você tem interesse em saber mais sobre o mercado de ações e como investir de um jeito mais seguro, sem correr tantos riscos, este livro pode ser uma ótima porta de entrada.

Na realidade, tanto o investidor novato quanto o investidor podem se beneficiar das informações encontradas na obra.

Há muitas histórias pessoais e vivências do próprio autor, que além de investidor, também chegou a trabalhar na bolsa, na época em que tudo acontecia de forma manual.

Quem busca entender mais sobre dividendos, verá em “Faça fortuna com ações antes que seja tarde”, uma grande defesa argumentativa sobre esse direito do investidor.

Também é considerável o fato de que se trata de uma leitura fácil, e que busca compartilhar conhecimento com uma linguagem bem acessível, porém recheada de conteúdo valioso.

Por fim, para quem simplesmente quiser saber mais sobre a história do mercado de ações do Brasil, essa obra é igualmente recomendada.

Ver livro na Amazon