XPML11 - XP Malls mostra crescimento de vendas e de receita líquida em julho

Escrito por:

Daniel Silva

Mesmo durante o mês de julho, considerado pelo setor de shopping centers o mês mais difícil, devido ao período de férias escolares e outros recessos, que fazem com que o fluxo de frequentadores diminua, o XPML11 mostrou dados financeiros positivos.

Houve um aumento de 10,1% na média de vendas por m² em julho, frente ao mesmo mês de 2021, e um aumento de 23,7% do NOI (Receita Líquida Operacional) por m² frente ao mesmo período do ano passado.

O gestor do fundo informa que, para fomentar o movimento em seus ativos, ações de lazer foram implementadas, reforçando a tendência geral onde se enxerga os shoppings com um foco maior em ser um local de convívio social, com atrações diversas, do que estritamente um local de compra de produtos. Entre as ações tomadas, está a promoção de eventos musicais típicos e de atividades de lazer para crianças.

Observou-se um aumento na inadimplência líquida de 2,5% frente ao mês de junho de 2022. Entretanto, o gestor informou que essa elevação se deve ao atraso de três lojistas que pagam aluguéis anuais em um dos ativos. Em agosto essa situação já foi normalizada e no próximo relatório esse indicador mostrará recuperação.

O gestor comunicou que continua o processo de expansão do Shopping Cidade Jardim (situado em São Paulo, SP), com fim previsto para o fim do ano de 2022. A expansão acrescentará 10.263 m² de ABL no ativo. 95% da ABL já está sendo comercializada ou em fase de negociação avançada. Além disso, uma futura etapa de expansão contará com o desenvolvimento de um hotel Fasano.

Na expansão do ativo Catarina Fashion Outlet (situado em São Roque, SP) serão acrescentados 23.005 m² de ABL, onde 70% dessa área já está sendo comercializada ou em fase de negociação. Essa nova área tem previsão de estar em funcionamento no último trimestre de 2022.

O XPML11 é um FII do tipo tijolo, do segmento shoppings e de mandato renda. Possui 93,2% da sua carteira alocado em imóveis (15 shopping centers), 3,6% de cotas em outros FIIs, 2,1% em CRIs, 0,8% em caixa e 0,3% à receber por venda de imóvel, considerando dados do mês de julho de 2022.

Mais lidas da semana