WEG (WEGE3) fornece motores para projeto da SpaceX, impulsionando a indústria espacial de Elon Musk

Escrito por:

Marcilio Lima

A empresa brasileira WEG (WEGE3), especializada no desenvolvimento de equipamentos eletroeletrônicos, divulgou que está fornecendo motores para um projeto da SpaceX, empresa liderada pelo magnata Elon Musk.

Segundo a indústria catarinense, a fabricante de foguetes americana está construindo sua própria Unidade de Separação do Ar devido à necessidade de uma grande quantidade de oxigênio utilizado como combustível para os foguetes.

A WEG explicou que a autoprodução de oxigênio foi uma alternativa para economizar na compra de terceiros.

Nesse sentido, a Atlas Copco Gas and Process, uma das principais fornecedoras globais de compressores de ar, foi solicitada a fornecer o pacote principal de compressores para as unidades de separação de ar.

Como parte desse projeto, a SpaceX escolheu a WEG para fornecer os motores que acionarão as unidades de separação de ar.

As equipes da WEG e da Atlas Copco Gas and Process trabalharam em estreita colaboração para fornecer soluções técnicas personalizadas para a SpaceX, o que foi um fator-chave para o sucesso do projeto, destacou a empresa.

Os motores escolhidos para acionar as unidades de separação de ar são quatro motores de média tensão NEMA, da linha MGP, com potência de 12,8 MW, tensão de 13,8 kV e quatro polos.

Esses motores serão instalados junto com os compressores nas unidades de separação de ar, localizadas em duas plataformas offshore diferentes, a algumas milhas de distância uma da outra.

Embora próximas à costa, essas plataformas estão localizadas em mar aberto e enfrentam condições ambientais semelhantes às de FPSOs.

A WEG fabricou os motores em suas instalações na Índia, o que garantiu um tempo de entrega mais curto, preços competitivos e qualidade de primeira classe, explicou a empresa.

Além dos motores, a WEG também fornece a solução de partida com inversores de frequência com bypass, que permite a melhor solução de partida controlada com baixa corrente e maior eficiência do motor quando em operação com bypass online.

Mais lidas da semana