Vendas de minério da Vale (VALE3) sobem 3,5% no 3T2022

Escrito por:

Marjoel Moreira

A Vale (VALE3) anunciou nesta segunda-feira (17) a sua prévia do 3T2022.

A produção de minério de ferro aumentou 21% em comparação com 2T2022, atingindo 89,7 milhões de toneladas, refletindo o período seco no Sistema Norte e maiores compras de minério de terceiros e produção no Sistema Sul.

As vendas de finos e pelotas de minério de ferro aumentaram 6,0%, atingindo para 77,6 milhões de toneladas. A diferença usual entre produção e vendas no 3T2022 foi resultado dos estoques em trânsito ao longo da cadeia. A Vale destaca que espera reverter no próximo trimestre, a depender das condições de mercado.

Níquel

A produção de níquel aumentou 51%, atingindo  51,8 mil toneladas, uma vez que as refinarias retomaram após período de manutenção no 2T22 e a conclusão da reforma do forno 4 na PTVI.

As vendas de níquel aumentaram 13% mas ficaram abaixo da produção devido a compromissos de vendas no 4T22 durante a manutenção programada, baixa disponibilidade de containers impactando Onça Puma e congestionamento de embarques no Reino Unido no 3T22.

Cobre

A produção de cobre aumentou 33%, atingindo para 74,3 mil toneladas, após manutenção prolongada no moinho de Sossego no primeiro semestre do ano, melhor desempenho da planta de Salobo no trimestre e recuperação de cobre de estruturas que contêm precipitados de cobre nas operações do Atlântico Norte.

As vendas de cobre cresceram 37%, em linha com a maior produção.

Mais lidas da semana