Reestruturação das Lojas Renner (LREN3): erros e condições adversas

Escrito por:

Marcilio Lima

O varejo brasileiro tem sofrido, a Renner (LREN3) uma grande varejista que está passando por uma reestruturação e chamando a atenção dos investidores.

A empresa enfrenta uma situação desafiadora, juntamente com o setor de varejo de moda no Brasil. Além de lidar com o aumento da inadimplência e os impactos da pandemia, a Renner enfrenta uma crescente concorrência de empresas estrangeiras.

Um exemplo é o forte crescimento da Shein no Brasil. A Renner, juntamente com outras marcas, está fazendo lobby junto ao governo para a taxação de produtos importados, a fim de aumentar a competitividade das empresas nacionais que não conseguem acompanhar os preços baixos oferecidos pelos concorrentes estrangeiros.

Desde o início do ano, a Renner tem fechado várias lojas sob sua administração. Foram encerradas 20 unidades, incluindo 13 da Camicado, uma loja de decoração de casas, uma unidade da própria marca Renner e três lojas da YouCom, voltada para moda jovem.

Esses fechamentos confirmaram a impressão de que as coisas não iam bem, conforme anunciado nos resultados do primeiro trimestre deste ano.

O relatório divulgado pela Renner aos investidores revelou que a receita líquida cresceu 6,2% em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, o lucro líquido caiu 75,6% e o EBITDA ajustado teve uma queda de mais de 34% no mesmo período.

Outro dado preocupante foi o aumento na inadimplência, algo comum nesse segmento. Muitos clientes não conseguem pagar as faturas dos cartões de crédito das lojas. No primeiro trimestre, o número de pessoas inadimplentes saltou de 22,1% para 28,3%.

Isso representa quase três em cada dez compradores que não pagaram suas contas nas lojas da rede. Essa situação tem sido prejudicial para a empresa, que depende de girar o caixa e o estoque de forma rápida e com volume.

Outro desafio enfrentado pela Renner é a ausência de clima frio. Assim como no ano passado, a empresa teve seus estoques cheios de peças de inverno. No entanto, neste ano, a temperatura demorou a cair. As vendas sazonais nesse período ficaram abaixo do esperado.

Além disso, ainda em decorrencia da pandemia, onde as vendas de itens de decoração e conforto aumentaram significativa devido as pessoas ficarem mais em casa, agora estes itens tiveram queda.

Houve um aumento nas compras pela internet, mas os custos das grandes lojas físicas continuam elevados. Por isso, a Camicado foi a mais afetada pelo fechamento de unidades, apresentando o pior desempenho na rede, com uma queda de 14,6% na receita no primeiro trimestre do ano.

Outro fator indica que as decisões tomadas não foram bem-sucedidas. A empresa encerrou o ano de 2022 com um faturamento líquido de 12 bilhões de reais e o maior lucro histórico.

Embora tenha investido mais de 1 bilhão de reais em melhorias e modernização nas lojas, esse investimento não trouxe o retorno esperado, pelo menos de forma imediata. Isso levou a empresa a repensar suas unidades, analisar os locais e considerar a possibilidade de redistribuir sua rede.

Em um comunicado divulgado juntamente com os resultados trimestrais, a direção da Renner explicou que o fechamento das lojas visa reduzir os custos e aumentar a eficiência das vendas. Também lamentaram a decisão de antecipar uma coleção.

Em resumo, o lucro caiu porque houve uma diminuição nas vendas e um aumento significativo nas despesas operacionais, resultando em uma estratégia mal-sucedida.

Outro ponto de preocupação que afeta o setor como um todo é o aumento da inflação, juntamente com o aumento do endividamento das famílias. Esses são fatores que estão além do controle da empresa.

As ações das varejistas da moda valorizaram quando o governo federal anunciou a intenção de aumentar a taxação sobre compras feitas em sites do exterior, mas voltaram a cair quando o Ministério da Economia recuou da decisão e decidiu estudar mais a situação.

Antes da divulgação dos números, com o fechamento das lojas e o impacto das empresas estrangeiras no mercado nacional, as ações da companhia estavam em declínio.

No entanto, com os anúncios e explicações feitos, o mercado parece ter reagido positivamente, vislumbrando um caminho promissor. Isso resultou no aumento das ações da empresa, chegando próximo ao valor registrado no final do ano passado, mesmo com os números desfavoráveis no início deste ano.

Mais lidas da semana