Petrobras redefine política de preços de combustíveis para aumentar eficiência e sustentabilidade financeira

Escrito por:

Beatriz Stanis

A Petrobras (PETR4) anunciou hoje, 16, que sua diretoria executiva aprovou uma nova estratégia comercial para estabelecer os preços de diesel e gasolina, substituindo a política anterior de precificação dos combustíveis comercializados por suas refinarias.

Em comunicado enviado ao mercado, a empresa informou que a estratégia comercial utiliza referências de mercado, considerando o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a Petrobras na precificação dos combustíveis.

O custo alternativo do cliente abrange as principais opções de suprimento, incluindo fornecedores que oferecem produtos similares ou substitutos. Já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade, levando em consideração as diferentes alternativas disponíveis para a companhia, como produção, importação e exportação dos produtos e petróleos utilizados no refino.

A Petrobras afirmou que os reajustes de preços continuarão sendo realizados sem uma periodicidade definida, evitando repassar para os preços internos a volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio.

As decisões relacionadas à estratégia comercial continuarão sendo supervisionadas pelo Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da empresa, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados, e pelo diretor financeiro e de Relacionamento com Investidores.

A empresa ressaltou que a nova estratégia comercial está alinhada com a Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno aprovada pelo Conselho de Administração em julho de 2022.

Essa estratégia visa garantir preços competitivos em cada polo de venda, buscando equilíbrio entre os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor opção disponível para os clientes. A Petrobras acredita que essa abordagem permitirá competir de forma mais eficiente, considerando sua participação no mercado, otimizando seus ativos de refino e garantindo uma rentabilidade sustentável.

Com essa mudança, a Petrobras terá mais flexibilidade para praticar preços competitivos, aproveitando suas melhores condições de produção e logística, e competindo no mercado com outros agentes que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores.

A empresa destacou que a precificação competitiva visa manter um patamar de preço que permita a realização dos investimentos previstos no Planejamento Estratégico, mantendo a sustentabilidade financeira da companhia. A Petrobras reiterou seu compromisso com a geração de valor e com sua sustentabilidade financeira de longo prazo, buscando um equilíbrio com o mercado.

Mais lidas da semana