A Petrobras (PETR4) anunciou nesta segunda-feira (10) que o preço do gás natural vendido para as distribuidoras terá uma redução média de 5%.
Os novos valores passarão a valer a partir de 1º de novembro.
Segundo a Petrobras, o produto, que é transportado e distribuído por dutos, terão redução média de 5% em R$/m³, com relação ao trimestre agosto-setembro-outubro.
O reajuste final para os consumidores é incerto, já que outros fatores exercem influência sobre o mercado como as margens de lucro das distribuidoras e dos postos de revenda e os tributos federais e estaduais.
Desde 2016, a Petrobras adota a Política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que vincula os preços praticados no país aos que são praticados no mercado internacional tendo como referência o preço do barril de petróleo tipo brent, que é calculado em dólar.
“A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais”, citou em comunicado.
Setores da indústria que usam o gás natural como fonte de energia também são favorecidos. Isso ocorre, por exemplo, na produção química, metalúrgica, farmacêutica e têxtil.
Os preços atualizados seguirão vigentes até 31/01/2023, conforme estabelecido nos contratos firmados.
Mural de discussão
Clique e deixe seu comentário sobre o que você achou desta matéria.