Itaúsa (ITSA4) anuncia conclusão do investimento na CCR (CCRO3)

Escrito por:

Marjoel Moreira

A Itaúsa (ITSA4) comunicou nesta segunda-feira (12) que concluiu o investimento junto com o Votorantim na CCR S.A., uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura e mobilidade da América Latina, com atuação nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana, aeroportos e serviços.

A transação considerou a aquisição de 300 milhões de ações da CCR, representando 14,86% do capital total detida pela Andrade Gutierrez Participações S.A., com investimento total de aproximadamente R$ 4,1 bilhões.

Desse total, a Itaúsa adquiriu 208 milhões de ações ações, representando 10,33% do capital total da CCR, com investimento total de R$ 2,9 bilhões, cujos recursos são provenientes do seu caixa próprio e da 5ª emissão de debêntures concluída recentemente.

Entra em vigor o novo Acordo de Acionistas firmado entre Itaúsa, Votorantim e demais acionistas controladores da CCR, pelo qual a Itaúsa terá o direito de indicar 2 conselheiros de administração, assim como os demais signatários do Acordo de Acionistas, e 1 membro para cada um dos seus seguintes Comitês de Assessoramento: (i) Gente e ESG, (ii) Auditoria, Compliance e Riscos, (iii) Resultados e Finanças e (iv) Novos Negócios.

"A CCR reúne características fundamentais da estratégia de alocação eficiente de capital da Itaúsa, que considera empresas líderes em seus setores de atuação, a relação risco/retorno atrativa, o potencial de crescimento e impacto positivo para a sociedade, bem como parceiros estratégicos com experiência comprovada no setor de atuação e governança que permitirá à Itaúsa o exercício de influência e compartilhamento de melhores práticas ESG." Destacou a Itaúsa.

Esse investimento será reconhecido pelo método de equivalência patrimonial, contudo não são esperados efeitos relevantes nos resultados da Itaúsa neste exercício social.

Mais lidas da semana