Crise Bancária nos EUA: Por que desta vez é diferente de 2008?

Escrito por:

Marjoel Moreira

A crise bancária nos Estados Unidos está levantando preocupações de uma possível crise financeira global, após o colapso do Silicon Valley Bank e do Signature Bank em Nova York. Os bancos foram fechados após uma corrida aos depósitos, gerando temores de que outros bancos também possam sofrer a mesma situação.

No entanto, o economista-chefe da Moody's Analytics, Mark Zandi, ressalta que a crise atual é diferente da crise financeira global de 2008, por quatro motivos principais. Primeiro, o setor financeiro passou por reformas maciças para evitar a assunção excessiva de riscos.

Segundo, o governo dos EUA está agindo rapidamente em resposta à crise, garantindo todos os depósitos. Terceiro, a economia atual está crescendo fortemente, com muitos empregos e baixo índice de desemprego.

 E quarto, existem mais exigências regulatórias para os bancos agora do que durante a crise financeira global de 2008. Em resumo, embora a crise atual seja preocupante, as medidas tomadas pelo governo e as reformas no setor financeiro tornam a situação menos provável de levar a uma crise financeira global.

Mais lidas da semana