Bradesco (BBDC4) pede o bloqueio dos bens de conselheiros da Americanas (AMER3)

Escrito por:

Marjoel Moreira

O Bradesco (BBDC4) entrou com um pedido na Justiça de São Paulo para bloquear os bens dos membros dos conselhos de administração da Americanas (AMER3), Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira.

O objetivo do banco é evitar que os conselheiros vendam seus bens, o que poderia impedir o recebimento de recursos para pagar o rombo de R$ 20 bilhões que levou a Americanas à recuperação judicial.

Segundo o escritório Warde, que representa o Bradesco, os conselheiros tinham responsabilidades sobre os negócios da companhia e emitiram opiniões favoráveis aos balanços sem ressalvas ou ao rombo contábil.

Seis conselheiros são citados no pedido, à exceção de Sicupira, que foi alvo do mesmo pedido dos dois sócios. Outros cinco membros do conselho fiscal da companhia ao longo da última década também são citados no pedido.

Os advogados do banco e de outros credores buscam apurar responsabilidades entre pessoas físicas, argumentando que era impossível que os três acionistas de referência, controladores da Americanas, não soubessem de práticas irregulares da companhia.

A busca, apreensão e perícia de e-mails de executivos da companhia foi autorizada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, mas está suspensa por liminar do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Mais lidas da semana