FIIs MXRF MXRF11

Maxi Renda

Conheça Maxi Renda fii MXRF11

O Maxi Renda é um fundo imobiliário de capital aberto negociado na bolsa de valores brasileira, suas cotas são negociadas através do ticker MXRF11.

TIPO Papel

SEGMENTO CRIs

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

MANDATO

GESTÃO

PÚBLICO

Gerido pela XP Vista Asset Management Ltda e administrado pela BTG Pactual Serviços Financeiros, o Maxi Renda Fundo de Investimento Imobiliário atua de forma híbrida sobre o mercado imobiliário. Sua estratégia possui ênfase, predominantemente, na aquisição de títulos de dívida imobiliária, ou seja, títulos de renda fixa, sobre uma estratégia de gestão ativa. Entretanto, o MXRF11 também possui participações em imóveis, através de permutas imobiliárias, e em outros fundos imobiliários (FIIs) através da aquisição de suas cotas. Consequentemente, os resultados gerados foram distribuídos para os cotistas na proporção de 95%.

Adicionalmente, o MXRF11 é constituído como um fundo fechado, no qual não é possível resgatar as cotas, apenas pode-se negociá-las no ambiente de mercado secundário da B3 (B3SA3). Logo, ao vender suas cotas, o investidor recebe dinheiro de outro comprador, e não recursos removidos do patrimônio do fundo. Além disso, o Fundo possui um prazo indeterminado de duração, alinhado à alta Duration (prazo dos títulos) dos títulos de renda fixa que possui, evidenciando um investimento focado no longo prazo.

A estratégia do MXRF11

Sobre um modelo de gestão ativa, o Maxi Renda FII objetiva gerar resultados através de aquisição de títulos de renda fixa lastreados em dívida imobiliária como, por exemplo, CRIs, Debêntures, LCIs, LHs, cotas de outros FIIs (renda variável), entre outros. Assim como também atua na geração de resultados através de ativos imobiliários propriamente ditos. Logo, nota-se que o fundo está em um segmento híbrido, no qual atua em diversas frentes do mercado imobiliário através de sua gestão ativa.

Entretanto, os resultados do MXRF11 advém, majoritariamente, de seus investimentos em CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), uma vez que o Fundo objetiva a alocação de 80% de seu patrimônio líquido em CRIs. A estratégia do MXRF11 referente aos CRIs resume-se na aquisição de títulos de pagadores confiáveis (em prol de mitigar o risco de crédito), alinhada a um potencial ganho de capital em tais títulos. Dessa forma, mais de 50% dos CRIs são remunerados com base na taxa CDI acrescida de uma taxa pré-fixada, em seguida mais de 30% dos CRIs são indexados ao IPCA acrescido de uma taxa pré-fixada, sendo parte minoritária dos títulos indexados ao IGP-M, Pré-fixado ou em porcentagem do CDI. Logo, nota-se que a gestão do fundo objetiva adquirir títulos que ofereçam um retorno real, acima dos índices de inflação. Além disso, grande parte dos títulos em posse do fundo (mais de 50%) possuem vencimento a partir de 2028, o que possibilita a ação de multiplicação do patrimônio no longo prazo, além de usufruir de taxas de remuneração mais elevadas por prazos estendidos.

Adicionalmente, o MXRF11 possui atuações em ativos imobiliários propriamente ditos, através de permutas imobiliárias, e em outros FIIs, através da aquisição de suas cotas. Logo, o Fundo possui participação em mais de 20 permutas imobiliárias, nas quais predomina a remuneração pelo INCC (Índice Nacional de Construção Cívil). Enquanto que, ao tratar de participações em outros FIIs, o fundo detém cotas e tem rendimentos dos seguintes FIIs: XPCI11, HBRH11, KNCR11, BRCR11 e DMAC11.

Por meio de uma atuação tão diversificada, o MXRF11 encontra-se igualmente diversificado em sua presença em diferentes setores da economia. Destacam-se o setor Residencial, de Shoppings, Alimentício, Saúde, Químicos, entre outros. Tal exposição ocorre tanto em virtude dos emissores dos CRIs, geradores da maior parte do resultado do Fundo, quanto em virtude das permutas imobiliárias e participação em outros Fundos Imobiliários. Dessa maneira, cabe destacar que, com uma barreira de entrada baixa (valor da cota pouco superior a R$10), o investidor obtém acesso a um fundo de gestão ativa, diversificado em diversos setores da economia e com uma abordagem relativamente conservadora, ao possuir parte majoritária do resultado advinda de títulos de renda fixa (CRIs e outros).

Taxas do MXRF11

No MXRF11, incide apenas a Taxa de Administração dos recursos do fundo. A Taxa de Administração incidente é de 0,9% ao ano, com um requerimento mínimo de R$60.000 mensais.

Dividendos MXRF11

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos na aba "dividendos" aqui da página da fii.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.