Ações Mafra Hospitalar / Viveo VVEO3

CM Hospitalar SA

Mafra Hospitalar é uma empresa que atua na distribuição de medicamentos e de materiais hospitalares. Ver mais

Conheça Mafra Hospitalar / Viveo ações VVEO3

A Mafra Hospitalar / Viveo é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do código VVEO3 na B3.

Indicadores VVEO3

  • P/L8,74

  • LPA1,6

  • P/VPA1,83

  • VPA7,67

  • DY2,9%

A Mafra Hospitalar é uma companhia atuante na distribuição tanto de medicamentos quanto de materiais hospitalares. A companhia em questão se trata de uma empresa do grupo Viveo, que atua em toda a cadeia do setor em questão por meio do controle societário em demais empresas do setor. Dessa forma, a Viveo é atuante no setor de saúde, desde a produção dos materiais e medicamentos até a distribuição dos mesmos aos clientes finais.

Fundada em 1996 e atuante como a líder de seu setor de atuação, a Mafra Hospitalar é protagonista em fornecer um maior portfólio de produtos hospitalares e medicamentos aos clientes. Em complemento, a Mafra Hospitalar (ações VVEO3) visa em atuar com alta agilidade e qualidade, com rapidez na entrega dos pedidos e fundamentação em estruturas próprias para sua atuação.

Como consequência, conforme o portal de relações com investidores (RI) da empresa, a mesma é presente em todas as regiões do Brasil, o que evidencia sua atuação em expandir os negócios. Em complemento, é válido realçar que a empresa reafirma seu compromisso com normas de compliance e ética, o que destaca seu compromisso com boas práticas de governança corporativa, em prol da proteção dos acionistas, colaboradores, clientes e demais agentes envolvidos nas atuações da companhia.

Em termos de sua relação com o mercado de capitais, a Mafra Hospitalar iniciou um estreitamento de sua relação com o mercado de capitais nacional no decorrer no ano de 2021. No ano de 2021, a Mafra Hospitalar realizou a oferta pública (IPO) de suas ações na bolsa de valores brasileira, a B3. A partir disso, as ações da companhia se tornaram listadas na B3 por meio do código de negociação VVEO3.

Por meio da oferta das ações VVEO3 no ambiente de negociação da B3, a Mafra Hospitalar captou um montante total de, aproximadamente, R$2 bilhões, que permitirão que a empresa realize novos investimentos com o objetivo de potencializar seu crescimento. Adicionalmente a isso, a oferta das ações da companhia foi restrita aos investidores profissionais, ou seja, não se trata de uma oferta completamente aberta ao público geral.

A Mafra Hospitalar atualmente

Como mencionado anteriormente, a Mafra Hospitalar se trata de uma companhia que atua com a distribuição tanto de medicamentos quanto de materiais hospitalares. A partir de sua ampla atuação em seu nicho de atuação no setor de saúde, a Mafra Hospitalar é líder em seu ramo de atuação no território nacional.

De forma resumida, basicamente, a Mafra Hospitalar atua como uma intermediária entre as indústrias / produtores tanto de medicamentos quanto de materiais hospitalares e os compradores finais dos produtos em questão. Logo, a Mafra conecta os produtores, em geral, às instituições do setor de saúde que realizam o atendimento ao paciente como, por exemplo, hospitais, clínicas e demais instituições de variados portes no setor de saúde.

Conforme previamente abordado, a Mafra Hospitalar (código de negociação VVEO3) é uma empresa presente em todas as regiões do território nacional. De modo mais aprofundado, em linhas gerais, a Mafra Hospitalar possui estabelecimentos nos estados de São Paulo (SP), Goiás (GO), Paraná (PR), Pernambuco (PE) e Distrito Federal (DF). Em complemento à ampla presença da Mafra no território brasileiro, a empresa possui seu estabelecimento matriz na cidade de Ribeirão Preto (São Paulo – SP).

Em referência à atuação da empresa propriamente dita, operacionalmente ela atua por meio de estabelecimentos que denomina, em seu site de relações com investidores (RI), como Unidades de Negócios.

Nas unidades de negócios e centros de distribuição (CDs) da Mafra, são adotadas diversas soluções tecnológicas, em prol de uma maior segurança em seus processos. De modo generalizado, é viável mencionar, a título de exemplo, as seguintes medidas adotadas nos estabelecimentos da companhia:

  • Automatização e padronização de processos;
  • Controle da temperatura ambiente, para evitar problemas em relação aos medicamentos mantidos em estoque;
  • Planejamento e sistemas para a recuperação da atuação em momentos de situações excepcionais;
  • Monitoramento constante;
  • Entre outras.

Em complemento, é crucial destacar que a Mafra Hospitalar (B3: VVEO3) atua de modo consideravelmente ágil em termos operacionais de sua atuação, especialmente em seus processos referentes à logística tanto dos materiais hospitalares quanto dos medicamentos distribuídos. Um dos principais indicadores desse mérito, realçado no portal de RI, é a entrega dos pedidos feita em até 12 horas na maior parte das Unidades de Negócios da empresa.

Além disso, vale destacar o amplo alinhamento às soluções tecnológicas em prol de otimizar a atuação da companhia no fornecimento dos produtos distribuídos pela companhia. A partir disso, a Mafra Hospitalar adota práticas de gestão inteligente em prol de um melhor planejamento de distribuição dos produtos e adequada formação de estoques, assim como em prol de um melhor gerenciamento de capital de giro da empresa.

Especificamente em relação tanto os medicamentos quanto aos materiais distribuídos pela Mafra Hospitalar, vale mencionar que a companhia atua com uma ampla diversificação das áreas da medicina que são atendidas pelos produtos distribuídos. Amplamente, tanto os materiais quanto os medicamentos fornecidos são destinados aos diversos campos da medicina.

Além disso, a Viveo possui participações em outras diversas empresas, atuantes em outros pontos da cadeia de produção e distribuição dos produtos medicinais. Dessa forma, de modo mais amplo, as demais companhias relacionadas à Mafra Hospitalar complementam sua atuação no fornecimento dos produtos em questão.

Mafra Hospitalar / Viveo na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Mafra Hospitalar / Viveo ocorreu em 2021 e suas ações podem ser negociadas através das ações VVEO3, que são ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações da Mafra Hospitalar / Viveo é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da Mafra Hospitalar / Viveo que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 40,43% das ações VVEO3 de Mafra Hospitalar / Viveo estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de VVEO3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações VVEO3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Mafra Hospitalar / Viveo possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações VVEO3?

Para declarar as suas ações da Mafra Hospitalar / Viveo no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "12.420.164/0001-57";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "VVEO3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Mafra Hospitalar / Viveo pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Mafra Hospitalar / Viveo na aba "dividendos" aqui na página da empresa.