Ações Via Varejo VVAR3

Via Varejo SA

A Via Varejo (ações VVAR3) atua no varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, telefones celulares e móveis no Brasil. A empresa opera mais de mil lojas sob as bandeiras Ponto Frio e Casas Bahia. Possui lojas virtuais como pontofrio.com, casasbahia.com e extra.com.br. Ver mais

Conheça Via Varejo ações VVAR3

Via Varejo é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do código VVAR3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Via Varejo (ações VVAR3) atua, como o próprio nome diz, no segmento de varejo, sendo até 2020 a maior empresa de varejo de eletroeletrônicos e móveis do Brasil. Ainda, a empresa é composta por quatro marcas, sendo:

  • Casas Bahia: mais de 700 lojas em mais de 20 estados.
  • Pontofrio: mais de 250 lojas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
  • Bartira: considerada, até 2020, a maior fábrica de móveis da América Latina.
  • Extra: 16 anos atuando no mercado de varejo nacional.

A história da Via Varejo

A história da Via Varejo (ações VVAR3) começou em 2010, com a união do Ponto Frio e da Casas Bahia. Dessa forma, deve-se comentar sobre a história dessas duas empresas.

A trajetória da Casas Bahia

A história da Casas Bahia iniciou-se em 1952, com a chegada de Samuel Klein, polonês judaico refugiado da Segunda Guerra Mundial, a São Caetano do Sul – SP. Com a ajuda de um conhecido, Samuel adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias no comércio do Bom Retiro, reduto dos imigrantes judeus e árabes na década de 50. Cinco anos mais tarde, após juntar dinheiro suficiente, o polonês comprou sua primeira loja no centro de São Caetano do Sul, chamando-a de “Casa Bahia”, em homenagem aos imigrantes nordestinos que chegavam aos montes na região em busca de trabalho.

O nome Casas Bahia se deu em 1960, com a inauguração da segunda loja da marca. Depois de quatro anos, as lojas começaram a vender eletrodomésticos. Em 1970, já com sete filiais e o famoso mascote “Bahianinho”, a empresa decidiu expandir os negócios para as cidades de São Paulo e Baixada Santista, fazendo a aquisição da financeira Intervest e da rede de lojas do ABC paulista Piratininga.

O ano de 1978 foi marcado pela aquisição das fábricas de móveis Bartira e Bela Vista. Agora, em 1993, a empresa começou a expansão para o estado de Minas Gerais. Dois anos mais tarde, foi realizada a aquisição da rede Garson, no Rio de Janeiro, além da expansão para os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Continuando, o estado de Goiás e o Distrito Federal começaram a receber lojas da companhia no ano 2000, que conquistou a marca de 300 lojas em 7 estados brasileiros.

Ainda, em 2004 o grupo fechou um acordo com o Bradesco (ações BBDC3, BBDC4) para financiar parte da carteira de crédito da rede. Quatro anos mais tarde, houve a inauguração da primeira filial da empresa dentro de uma favela, na comunidade de Paraisópolis – SP. Já em 2009, a companhia começou a operar no e-commerce brasileiro, além de adentrar o estado da Bahia e iniciar os planos de expansão para o restante do Nordeste. Nesse mesmo ano, foi anunciado um acordo de associação com o Grupo Pão de Açúcar, detentor da marca Pontofrio, que só foi realmente firmado em 2010.

O segundo estado nordestino a receber lojas Casas Bahia foi o Ceará, no ano de 2011. No ano seguinte, também receberam lojas os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco, além da primeira filial no Norte do país, em Palmas – Tocantins. Por fim, os últimos estados nordestinos a receberem lojas foram Alagoas e Paraíba, em 2013.

A trajetória do Pontofrio

Semelhante à Casas Bahia, a história da rede Pontofrio começou com a chegada do imigrante romeno Alfredo João Monteverde no Rio de Janeiro, em 1946. Inicialmente, a marca já adentrou no mercado de atacado, sendo seu nome decidido após a venda massiva de geladeiras da marca “Cold Spot”.

O processo de expansão do Pontofrio começou na década de 70, quando inaugurou filiais no Distrito Federal e nos estados de Goiás e Minas Gerais. O estado de São Paulo e a região Sul só foram exploradas em 1992, com a aquisição das “Casas Buri”. Foram realizadas mais aquisições nos anos seguintes, como a J.H. Santos, em 1997; a rede “Kit Eletro”, em 1999; e 81 lojas da rede de varejo Disapel, em 2000.

Deve-se ressaltar, ainda, que a empresa foi uma das primeiras redes de varejo do país a adotar o sistema de venda à distância, em 1996, com o lançamento do seu site na internet. Nesse mesmo ano, a companhia realizou o processo de abertura de capital na Bolsa de Valores.

Já em 2001, a empresa firmou uma associação com o Unibanco para o capital social do Banco Investcred. Nove anos mais tarde, como já se sabe, houve uma associação do grupo Pão de Açúcar com a Casas Bahia, tornando a Globex detentora das marcas Casas Bahia e Pontofrio. Por fim, em 2012 a Globex Utilidades S.A. passa a se chamar Via Varejo.

Fatos relevantes da Via Varejo

No âmbito social, deve-se salientar alguns projetos da Via Varejo, como:

  • Fundação Casas Bahia: Fundada em 1961 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento social e cultural de pessoas com baixa renda, além da diminuição das desigualdades sociais no Brasil.
  • Agente+: Programa de voluntariado da Fundação Casas Bahia com o intuito de estimular, facilitar e reconhecer o engajamento dos colaboradores da empresa em ações solidárias e de voluntariado.
  • Casas Bahia na Comunidade: Promover o desenvolvimento das comunidades em situação de vulnerabilidade social em que a Casas Bahia está inserida.

VVAR3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de Via Varejo ocorreu em 1981 e suas ações podem ser negociadas através das ações VVAR3, que são suas ações ordinárias.

Pontos importantes a serem analisados para as ações de Via Varejo é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da empresa que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 99.88% das ações VVAR3 de Via Varejo estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de VVAR3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações VVAR3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, Via Varejo possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Dividendos VVAR3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Via Varejo na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.