Ações Via Varejo VVAR3

Via Varejo SA

A Via Varejo (ações VVAR3) atua no varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, telefones celulares e móveis no Brasil. A empresa opera mais de mil lojas sob as bandeiras Ponto Frio e Casas Bahia. Possui lojas virtuais como pontofrio.com, casasbahia.com e extra.com.br. Ver mais

Conheça Via Varejo ações VVAR3

SETORVarejo

SEGMENTO Eletrodomésticos

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site

SITE OFICIALVer site

A Via Varejo (ações VVAR3) atua, como o próprio nome diz, no segmento de varejo, sendo até 2020 a maior empresa de varejo de eletroeletrônicos e móveis do Brasil. Ainda, a empresa é composta por quatro marcas, sendo:

  • Casas Bahia: mais de 700 lojas em mais de 20 estados.
  • Pontofrio: mais de 250 lojas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
  • Bartira: considerada, até 2020, a maior fábrica de móveis da América Latina.
  • Extra: 16 anos atuando no mercado de varejo nacional.

A história da Via Varejo

A história da Via Varejo (ações VVAR3) começou em 2010, com a união do Ponto Frio e da Casas Bahia. Dessa forma, deve-se comentar sobre a história dessas duas empresas.

A trajetória da Casas Bahia

A história da Casas Bahia iniciou-se em 1952, com a chegada de Samuel Klein, polonês judaico refugiado da Segunda Guerra Mundial, a São Caetano do Sul – SP. Com a ajuda de um conhecido, Samuel adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias no comércio do Bom Retiro, reduto dos imigrantes judeus e árabes na década de 50. Cinco anos mais tarde, após juntar dinheiro suficiente, o polonês comprou sua primeira loja no centro de São Caetano do Sul, chamando-a de “Casa Bahia”, em homenagem aos imigrantes nordestinos que chegavam aos montes na região em busca de trabalho.

O nome Casas Bahia se deu em 1960, com a inauguração da segunda loja da marca. Depois de quatro anos, as lojas começaram a vender eletrodomésticos. Em 1970, já com sete filiais e o famoso mascote “Bahianinho”, a empresa decidiu expandir os negócios para as cidades de São Paulo e Baixada Santista, fazendo a aquisição da financeira Intervest e da rede de lojas do ABC paulista Piratininga.

O ano de 1978 foi marcado pela aquisição das fábricas de móveis Bartira e Bela Vista. Agora, em 1993, a empresa começou a expansão para o estado de Minas Gerais. Dois anos mais tarde, foi realizada a aquisição da rede Garson, no Rio de Janeiro, além da expansão para os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Continuando, o estado de Goiás e o Distrito Federal começaram a receber lojas da companhia no ano 2000, que conquistou a marca de 300 lojas em 7 estados brasileiros.

Ainda, em 2004 o grupo fechou um acordo com o Bradesco (ações BBDC3, BBDC4) para financiar parte da carteira de crédito da rede. Quatro anos mais tarde, houve a inauguração da primeira filial da empresa dentro de uma favela, na comunidade de Paraisópolis – SP. Já em 2009, a companhia começou a operar no e-commerce brasileiro, além de adentrar o estado da Bahia e iniciar os planos de expansão para o restante do Nordeste. Nesse mesmo ano, foi anunciado um acordo de associação com o Grupo Pão de Açúcar, detentor da marca Pontofrio, que só foi realmente firmado em 2010.

O segundo estado nordestino a receber lojas Casas Bahia foi o Ceará, no ano de 2011. No ano seguinte, também receberam lojas os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco, além da primeira filial no Norte do país, em Palmas – Tocantins. Por fim, os últimos estados nordestinos a receberem lojas foram Alagoas e Paraíba, em 2013.

A trajetória do Pontofrio

Semelhante à Casas Bahia, a história da rede Pontofrio começou com a chegada do imigrante romeno Alfredo João Monteverde no Rio de Janeiro, em 1946. Inicialmente, a marca já adentrou no mercado de atacado, sendo seu nome decidido após a venda massiva de geladeiras da marca “Cold Spot”.

O processo de expansão do Pontofrio começou na década de 70, quando inaugurou filiais no Distrito Federal e nos estados de Goiás e Minas Gerais. O estado de São Paulo e a região Sul só foram exploradas em 1992, com a aquisição das “Casas Buri”. Foram realizadas mais aquisições nos anos seguintes, como a J.H. Santos, em 1997; a rede “Kit Eletro”, em 1999; e 81 lojas da rede de varejo Disapel, em 2000.

Deve-se ressaltar, ainda, que a empresa foi uma das primeiras redes de varejo do país a adotar o sistema de venda à distância, em 1996, com o lançamento do seu site na internet. Nesse mesmo ano, a companhia realizou o processo de abertura de capital na Bolsa de Valores.

Já em 2001, a empresa firmou uma associação com o Unibanco para o capital social do Banco Investcred. Nove anos mais tarde, como já se sabe, houve uma associação do grupo Pão de Açúcar com a Casas Bahia, tornando a Globex detentora das marcas Casas Bahia e Pontofrio. Por fim, em 2012 a Globex Utilidades S.A. passa a se chamar Via Varejo.

Fatos relevantes da Via Varejo

No âmbito social, deve-se salientar alguns projetos da Via Varejo, como:

  • Fundação Casas Bahia: Fundada em 1961 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento social e cultural de pessoas com baixa renda, além da diminuição das desigualdades sociais no Brasil.
  • Agente+: Programa de voluntariado da Fundação Casas Bahia com o intuito de estimular, facilitar e reconhecer o engajamento dos colaboradores da empresa em ações solidárias e de voluntariado.
  • Casas Bahia na Comunidade: Promover o desenvolvimento das comunidades em situação de vulnerabilidade social em que a Casas Bahia está inserida.

Quando VVAR3 paga dividendos?

Para saber quanto e quando Via Varejo paga dividendos, você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.