Ações Vulcabras VULC3

Vulcabras Azaleia SA

A Vulcabras Azaleia (ações VULC3) atua no segmento de varejo de calçados. A Vulcabras é detentora das famosas marcas Olympikus, Azaleia, Dijean e Botas Vulcabras para citar alguns exemplos, e ainda, a Vulcabras é licenciada, para produzir e comercializar as marcas Mizuno e Under Armour no Brasil. Ver mais

Conheça Vulcabras ações VULC3

Vulcabras é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker VULC3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Vulcabras Azaleia (ações VULC3) atua no segmento de varejo de calçados. A Vulcabras é detentora das famosas marcas Olympikus, Azaleia, Dijean e Botas Vulcabras para citar alguns exemplos, e ainda, a Vulcabras é licenciada, para produzir e comercializar as marcas Mizuno e Under Armour no Brasil.

Com os produtos Mizuno, Under Armour e Olympikus, a Vulcabras Azaleia consegue ter presença no segmento esportivo por meio da comercialização, distribuição e produção de tênis e roupas, além de acessórios, de alta performance para a prática de atividades físicas.

Já o segmento Botas Vulcabras é voltado ao dia a dia do trabalhador brasileiro. Por meio de peças confortáveis e que proporcionam proteção e leveza para o desempenho de tarefas, a empresa fornece produtos para o ramo das indústrias químicas, frigoríficos, lavouras, hospitais, mineradoras, siderúrgicas, construção civil, postos de combustível, indústria de alimentos e entre outras.

As marcas Azaleia e Dijean são voltadas ao público feminino e disponibiliza vários modelos de calçados para a mulher brasileira usar no dia a dia, na praia, no escritório e em diversas outras situações. Há ainda a marca Opanka que fornece chinelos em diversos modelos e cores para proporcionar conforto aos seus consumidores.

A Vulcabras (ações VULC3) possui uma presença marcante no segmento em que está inserida e está em busca de expandir a sua presença no ramo esportivo. Seus produtos são muito bem recebidos pelo público brasileiro, bem como são imediatamente reconhecidos por ele. A Vulcabras precisa intensificar a sua presença no e-commerce e ampliar o seu portfólio para que seu crescimento seja mais expressivo e traga mais resultados para investidores e a própria empresa.

História da Vulcabras

A trajetória da Vulcabras (ações VULC3) no mercado brasileiro inicia-se em 1952, quando a Companhia Brasileira de Calçados Vulcanizados S.A. é inaugurada em São Paulo. O produto principal do empreendimento era o calçado de couro com sola de borracha vulcanizada.

Mais tarde, a fábrica da Vulcabras é transferida para Jundiaí, São Paulo, e novos produtos são adicionados ao catálogo da marca, como botas de borracha, calçados de couro e calçados sintéticos de PVC. Em 1958, inaugurou a fábrica da Vulcabras em Parobé, Rio Grande do Sul, onde começou a produção de calçados femininos em larga escala. Nasce, assim, a marca Azaleia.

Em 1973, a Vulcabras ingressou no ramo de produção de calçados de marcas internacionais, como Adidas, Puma, Le Coq Sportif, Lotto Reebok, o que colocou a Vulcabras no segmento de produção de calçados de alta performance. Em 1975, a Calçados Azaléia começou a produzir calçados esportivos, além das peças femininas, com o lançamento da marca Olympikus. Em 1977, a Vulcabras abre o seu capital na Bovespa para impulsionar o seu crescimento.

Os anos 80 foram marcados pela aquisição de diversas fábricas de calçados locais, com o objetivo de ampliar a escala de produção. Em 1988, os irmãos Pedro e Alexandre Grendene Bartele adquirem o controle da Vulcabras S.A.

Nos anos 90, a Vulcabras (ações VULC3), em busca de baratear o custo de produção, implementou a maior parte das suas fábricas na região Nordeste, onde encontrou incentivos fiscais e auxílio governamental para otimizar suas operações.

Em 2003, a empresa faz a sua primeira investida fora do país, na Argentina, ao adquirir a VDA Calzados y Artículos Deportivos S.A., companhia que já era cliente de exportação da Vulcabras. No ano seguinte, 2004, em virtude da ampliação do portfólio da empresa, inicia-se a produção de vestuário esportivo para acompanhar os calçados. Em 2005, através da marca Reebok, a Vulcabras inicia o patrocínio do time de futebol São Paulo Futebol Clube.

Em 2007, ocorreu a união das marcas Vulcabras e Azaléia, que, até então, eram diferentes empresas, resultando no conglomerado tal qual o conhecemos hoje. Como resultado desse negócio, a Vulcabras-Azaleia se torna a maior empresa do setor da América Latina.

Em 2009, a marca se consolidou como uma das maiores empresas em questão do patrocínio e apoio ao esporte no Brasil. Importantes times da primeira divisão do futebol nacional receberam o patrocínio da Vulcabras-Azaleia, como o Internacional, São Paulo, Cruzeiro e Flamengo, além dos times argentinos Lanus, Racing e Argentinos Juniores. Além do futebol, a Vulcabras patrocina as seleções feminina e masculina de Vôlei.

A Vulcabras Azaleia iniciou a nova década de 2010 com o objetivo de reestruturar a marca e traçar novos objetivos. As mudanças ocorreram com a redução de custos, eficiência da mão-de-obra produtiva, mudanças em logística, percepção da marca dentro e fora do país e modernização de operações.

Em 2017, a Vulcabras faz uma nova emissão das suas ações VULC3 na Bolsa de Valores, B3 (ações B3SA3) para aumentar o seu capital. No ano seguinte, em 2018, a Vulcabras adquire uma nova marca para ampliar o seu portfólio, a Under Armour. Dessa forma, a empresa fica licenciada para fabricar, comercializar e distribuir calçados, confecções e acessórios da marca por meio de um contrato exclusivo. De 2019 para os dias atuais, a Vulcabras tem melhorado seus pontos de venda eletrônicos e investido no e-commerce e na criação de novos produtos.

VULC3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de Vulcabras foi realizado em 1977 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações VULC3, que são ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações de Vulcabras é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da empresa que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 30.02% das ações VULC3 de Vulcabras estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de VULC3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações VULC3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Vulcabras possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Dividendos VULC3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Vulcabras na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.