Ações Vulcabras VULC3

Vulcabras Azaleia SA

A Vulcabras Azaleia (ações VULC3) atua no segmento de varejo de calçados. A Vulcabras é detentora das famosas marcas Olympikus, Azaleia, Dijean e Botas Vulcabras para citar alguns exemplos, e ainda, a Vulcabras é licenciada, para produzir e comercializar as marcas Mizuno e Under Armour no Brasil. Ver mais

Conheça Vulcabras ações VULC3

Vulcabras é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker VULC3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Vulcabras Azaleia (ações VULC3) atua no segmento de varejo de calçados. A Vulcabras é detentora das famosas marcas Olympikus, Azaleia, Dijean e Botas Vulcabras para citar alguns exemplos, e ainda, a Vulcabras é licenciada, para produzir e comercializar as marcas Mizuno e Under Armour no Brasil.

Com os produtos Mizuno, Under Armour e Olympikus, a Vulcabras Azaleia consegue ter presença no segmento esportivo por meio da comercialização, distribuição e produção de tênis e roupas, além de acessórios, de alta performance para a prática de atividades físicas.

Já o segmento Botas Vulcabras é voltado ao dia a dia do trabalhador brasileiro. Por meio de peças confortáveis e que proporcionam proteção e leveza para o desempenho de tarefas, a empresa fornece produtos para o ramo das indústrias químicas, frigoríficos, lavouras, hospitais, mineradoras, siderúrgicas, construção civil, postos de combustível, indústria de alimentos e entre outras.

As marcas Azaleia e Dijean são voltadas ao público feminino e disponibiliza vários modelos de calçados para a mulher brasileira usar no dia a dia, na praia, no escritório e em diversas outras situações. Há ainda a marca Opanka que fornece chinelos em diversos modelos e cores para proporcionar conforto aos seus consumidores.

A Vulcabras (ações VULC3) possui uma presença marcante no segmento em que está inserida e está em busca de expandir a sua presença no ramo esportivo. Seus produtos são muito bem recebidos pelo público brasileiro, bem como são imediatamente reconhecidos por ele. A Vulcabras precisa intensificar a sua presença no e-commerce e ampliar o seu portfólio para que seu crescimento seja mais expressivo e traga mais resultados para investidores e a própria empresa.

História da Vulcabras

A trajetória da Vulcabras (ações VULC3) no mercado brasileiro inicia-se em 1952, quando a Companhia Brasileira de Calçados Vulcanizados S.A. é inaugurada em São Paulo. O produto principal do empreendimento era o calçado de couro com sola de borracha vulcanizada.

Mais tarde, a fábrica da Vulcabras é transferida para Jundiaí, São Paulo, e novos produtos são adicionados ao catálogo da marca, como botas de borracha, calçados de couro e calçados sintéticos de PVC. Em 1958, inaugurou a fábrica da Vulcabras em Parobé, Rio Grande do Sul, onde começou a produção de calçados femininos em larga escala. Nasce, assim, a marca Azaleia.

Em 1973, a Vulcabras ingressou no ramo de produção de calçados de marcas internacionais, como Adidas, Puma, Le Coq Sportif, Lotto Reebok, o que colocou a Vulcabras no segmento de produção de calçados de alta performance. Em 1975, a Calçados Azaléia começou a produzir calçados esportivos, além das peças femininas, com o lançamento da marca Olympikus. Em 1977, a Vulcabras abre o seu capital na Bovespa para impulsionar o seu crescimento.

Os anos 80 foram marcados pela aquisição de diversas fábricas de calçados locais, com o objetivo de ampliar a escala de produção. Em 1988, os irmãos Pedro e Alexandre Grendene Bartele adquirem o controle da Vulcabras S.A.

Nos anos 90, a Vulcabras (ações VULC3), em busca de baratear o custo de produção, implementou a maior parte das suas fábricas na região Nordeste, onde encontrou incentivos fiscais e auxílio governamental para otimizar suas operações.

Em 2003, a empresa faz a sua primeira investida fora do país, na Argentina, ao adquirir a VDA Calzados y Artículos Deportivos S.A., companhia que já era cliente de exportação da Vulcabras. No ano seguinte, 2004, em virtude da ampliação do portfólio da empresa, inicia-se a produção de vestuário esportivo para acompanhar os calçados. Em 2005, através da marca Reebok, a Vulcabras inicia o patrocínio do time de futebol São Paulo Futebol Clube.

Em 2007, ocorreu a união das marcas Vulcabras e Azaléia, que, até então, eram diferentes empresas, resultando no conglomerado tal qual o conhecemos hoje. Como resultado desse negócio, a Vulcabras-Azaleia se torna a maior empresa do setor da América Latina.

Em 2009, a marca se consolidou como uma das maiores empresas em questão do patrocínio e apoio ao esporte no Brasil. Importantes times da primeira divisão do futebol nacional receberam o patrocínio da Vulcabras-Azaleia, como o Internacional, São Paulo, Cruzeiro e Flamengo, além dos times argentinos Lanus, Racing e Argentinos Juniores. Além do futebol, a Vulcabras patrocina as seleções feminina e masculina de Vôlei.

A Vulcabras Azaleia iniciou a nova década de 2010 com o objetivo de reestruturar a marca e traçar novos objetivos. As mudanças ocorreram com a redução de custos, eficiência da mão-de-obra produtiva, mudanças em logística, percepção da marca dentro e fora do país e modernização de operações.

Em 2017, a Vulcabras faz uma nova emissão das suas ações VULC3 na Bolsa de Valores, B3 (ações B3SA3) para aumentar o seu capital. No ano seguinte, em 2018, a Vulcabras adquire uma nova marca para ampliar o seu portfólio, a Under Armour. Dessa forma, a empresa fica licenciada para fabricar, comercializar e distribuir calçados, confecções e acessórios da marca por meio de um contrato exclusivo. De 2019 para os dias atuais, a Vulcabras tem melhorado seus pontos de venda eletrônicos e investido no e-commerce e na criação de novos produtos.

VULC3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Vulcabras foi realizado em 1977 e suas ações podem ser negociadas através das ações VULC3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações de Vulcabras é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 30.02% das ações VULC3 de Vulcabras estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de VULC3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações VULC3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, Vulcabras possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e da proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando melhores práticas empresariais.

Dividendos VULC3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Vulcabras na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.