Ações VIVR3

Viver

Viver Incorporadora e Construtora SA

A Viver é uma empresa do ramo imobiliário com foco em empreendimentos residenciais. Ver mais

Conheça a Viver ações VIVR3

A Viver é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código VIVR3 na B3.

Indicadores VIVR3

  • CotaçãoR$ 0,53

  • P/L-1,69

  • LPA-0,31

  • P/VPA-0,03

  • VPA-15,56

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A Viver é uma empresa brasileira de capital aberto ramo imobiliário, fundada em 1992 e que tem a sua sede na cidade de São Paulo.

A empresa já atuou em 14 estados brasileiros e também no Distrito Federal, tendo comercializado mais de 25 mil unidades, entre projetos residenciais e comerciais.

A prestação de serviços da empresa é completa, atuando em todas as etapas da incorporação imobiliária. Começando da aquisição do terreno até à vendas de unidades.

Foram mais de 200 projetos concluídos em todas as regiões do Brasil. Alguns destes projetos merecem um destaque maior:

  • Alagoas: Barra Bali e Samoa - ambos em Maceió;
  • Ceará: Beach Park Wellness Resort em Fortaleza;
  • Espírito Santo: Chácara Von Schilgen em Vitória;
  • Maranhão: Rio Claro Village em São Luís;
  • Paraná: Viver Bosque São José dos Pinhais em São José dos Pinhais;
  • Paraíba: Alpargatas em Campina Grande;
  • Santa Catarina: Marine em Florianópolis;

A incorporadora Viver já soma mais de 8,7 bilhões de reais em VGV (Valor Geral de Vendas). 

A empresa coleciona mais de 25 certificações emitidas por órgãos reguladores, atestando a qualidade do serviço da empresa, desde a sua criação.

História

A história da Viver começou em 1992 com a família Parizzoto, em São Paulo. Inicialmente seu nome era Inpar S.A, e atuava em todas as etapas da incorporação imobiliária.

A empresa foi pioneira em projetos de condomínios-clube e também vilas residenciais. Vale destacar que ela também sempre atendeu o segmento residencial e comercial.

No ano de 1999, por sua vez, a empresa decidiu expandir a sua área de atuação para atender também o segmento de imóveis mais econômico e popular.

Após o início do novo milênio a empresa rapidamente se consolidou cada vez mais no mercado, até finalmente abrir o seu capital na bolsa em 2007, listada como Novo Mercado.

Em 2008 acontece então uma mudança administrativa, quando o fundo imobiliário da Paladin Realty Partners passa a ser o maior acionista da companhia.

Sob essa nova administração, a empresa viu um incremento ainda maior na qualidade da sua operação. O que levou também a mudança de nome para “Viver” em 2011.

Inclusive, nesse mesmo ano a empresa havia concluído 26 projetos com um valor total de mais ou menos 1,2 bilhões de reais. Um marco para a empresa.

Nos anos seguintes, por conta da baixa demanda, dificuldade de conseguir crédito e má administração, a companhia acabou acumulando mais de 1 bilhão em dívidas.

Isso levou a Viver a entrar com um pedido de recuperação judicial no ano de 2016, visando principalmente se reestruturar para poder voltar ao mercado de forma adequada.

Nesse período, no ano de 2018, o controle da companhia agora passa para as mãos da Jive, através dos fundos de Fundo de Liquidação Financeira FIDC e Jive Distressed II FIP.

Nos anos posteriores, agora como uma nova organização e administração, incluindo um novo CEO, COO e CFO, a companhia conseguiu deixar a recuperação judicial em 2021.

Viver na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Viver ocorreu em 2007 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações VIVR3, que são suas ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações da Viver é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da Viver que está em livre circulação. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 100% das ações VIVR3 de Viver estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de VIVR3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações VIVR3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, Viver possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações VIVR3?

Para declarar as suas ações da Viver no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "67.571.414/0001-41";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "VIVR3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Viver pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Viver na aba "dividendos" aqui na página da empresa.