A Viver é uma empresa de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código VIVR3 na B3.
Ações Viver VIVR3
Viver Incorporadora e Construtora SA
☆☆☆☆☆A Viver é uma empresa do ramo imobiliário com foco em empreendimentos residenciais. Ver mais
Conheça Viver ações VIVR3
Setor / Segmento Construção e Engenharia > Construção Civil
CNPJ 67.571.414/0001-41
Fundado 1992 (há 30 anos)
IPO 2007 (há 15 anos)
Página de RI Ver site ⇨
A Viver é uma empresa brasileira de capital aberto ramo imobiliário, fundada em 1992 e que tem a sua sede na cidade de São Paulo.
A empresa já atuou em 14 estados brasileiros e também no Distrito Federal, tendo comercializado mais de 25 mil unidades, entre projetos residenciais e comerciais.
A prestação de serviços da empresa é completa, atuando em todas as etapas da incorporação imobiliária. Começando da aquisição do terreno até à vendas de unidades.
Foram mais de 200 projetos concluídos em todas as regiões do Brasil. Alguns destes projetos merecem um destaque maior:
- Alagoas: Barra Bali e Samoa - ambos em Maceió;
- Ceará: Beach Park Wellness Resort em Fortaleza;
- Espírito Santo: Chácara Von Schilgen em Vitória;
- Maranhão: Rio Claro Village em São Luís;
- Paraná: Viver Bosque São José dos Pinhais em São José dos Pinhais;
- Paraíba: Alpargatas em Campina Grande;
- Santa Catarina: Marine em Florianópolis;
A incorporadora Viver já soma mais de 8,7 bilhões de reais em VGV (Valor Geral de Vendas).
A empresa coleciona mais de 25 certificações emitidas por órgãos reguladores, atestando a qualidade do serviço da empresa, desde a sua criação.
História
A história da Viver começou em 1992 com a família Parizzoto, em São Paulo. Inicialmente seu nome era Inpar S.A, e atuava em todas as etapas da incorporação imobiliária.
A empresa foi pioneira em projetos de condomínios-clube e também vilas residenciais. Vale destacar que ela também sempre atendeu o segmento residencial e comercial.
No ano de 1999, por sua vez, a empresa decidiu expandir a sua área de atuação para atender também o segmento de imóveis mais econômico e popular.
Após o início do novo milênio a empresa rapidamente se consolidou cada vez mais no mercado, até finalmente abrir o seu capital na bolsa em 2007, listada como Novo Mercado.
Em 2008 acontece então uma mudança administrativa, quando o fundo imobiliário da Paladin Realty Partners passa a ser o maior acionista da companhia.
Sob essa nova administração, a empresa viu um incremento ainda maior na qualidade da sua operação. O que levou também a mudança de nome para “Viver” em 2011.
Inclusive, nesse mesmo ano a empresa havia concluído 26 projetos com um valor total de mais ou menos 1,2 bilhões de reais. Um marco para a empresa.
Nos anos seguintes, por conta da baixa demanda, dificuldade de conseguir crédito e má administração, a companhia acabou acumulando mais de 1 bilhão em dívidas.
Isso levou a Viver a entrar com um pedido de recuperação judicial no ano de 2016, visando principalmente se reestruturar para poder voltar ao mercado de forma adequada.
Nesse período, no ano de 2018, o controle da companhia agora passa para as mãos da Jive, através dos fundos de Fundo de Liquidação Financeira FIDC e Jive Distressed II FIP.
Nos anos posteriores, agora como uma nova organização e administração, incluindo um novo CEO, COO e CFO, a companhia conseguiu deixar a recuperação judicial em 2021.
Viver na Bolsa de Valores
O IPO das ações da Viver foi realizado em 2007 e suas ações podem ser negociadas através das ações VIVR3, que são suas ações ordinárias.
Itens importantes a serem analisados para as ações da Viver é o free float e o tag along.
O free float é o percentual de ações da Viver que está em livre circulação. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 100% das ações VIVR3 de Viver estão em livre circulação no mercado.
Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de VIVR3, o tag along é de 100%.
No ponto da governança corporativa, as ações VIVR3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Viver possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.
Como declarar ações VIVR3?
Para declarar as ações da Viver no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:
- Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
- Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
- Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
- No campo do CNPJ, digite "67.571.414/0001-41";
- Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "VIVR3 - QUANTIDADE: 1000";
- No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".
As ações da Viver pagam dividendos?
Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Viver na aba "dividendos" aqui na página da empresa.