Ações Vibra Energia VBBR3

Vibra Energia SA

A Vibra Energia (ex BR Distribuidora) (ações VBBR3) fabrica, processa, distribui, comercializa, transporta, importa e exporta produtos à base de petróleo e outros combustíveis no Brasil. Oferece gás natural comprimido, biocombustíveis, produtos químicos, enxofre, solventes de hidrocarbonetos, asfalto, etanol, Arla 32, produtos de lojas de conveniência, serviços relacionados, entre outros. Opera através de uma rede de aproximadamente 7.665 estações de serviço, além de 1.247 lojas de conveniência BR Mania. Ver mais

Conheça Vibra Energia ações VBBR3

A Vibra Energia é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o ticker VBBR3 na B3.

Indicadores VBBR3

  • CotaçãoR$ 18,55

  • P/L9,27

  • LPA2

  • P/VPA1,72

  • VPA10,8

  • DY3,14%

Com sede no Rio de Janeiro, a Vibra Energia (ações VBBR3) (ex BR Distribuidora) é uma antiga subsidiária da gigantesca empresa petrolífera brasileira, a Petrobras (ações PETR3, PETR4).

Em julho de 2019, o controle da Vibra Energia foi vendido, mas, ainda assim, a Petrobras assumiu o controle de 37,5% das ações, o que configura a petrolífera como a maior participação acionária da Vibra Energia. A Petrobras não descarta a possibilidade de vender toda a sua fatia na empresa.

A história da Vibra Energia começa em 12 de novembro de 1971, época em que acontecia o milagre econômico brasileiro do governo Médici, quando o consumo interno de derivados de petróleo crescia exponencialmente, bem como o PIB nacional. Logo, precisava-se de uma empresa que atuasse na viabilização da distribuição de derivados de petróleo.

Em 1973, lançou-se a marca Lubrax, no segmento de óleos e lubrificantes, produto que se tornou um fenômeno nacional e ainda hoje se encontra no mercado.

Já no ano seguinte, em 1974, com aproximadamente três anos de atuação no mercado, a Vibra Energia assumiu a colocação de maior do país, em uma área extremamente competitiva. Em 2015, o market share quase alcançou a marca de 35%.

Na década de 1990, precisamente em 1992, a Vibra Energia, em parceria com o governo de Pernambuco, criou a Copergás. A operação aconteceu através da subsidiária da empresa, a Gaspetro. Esse novo empreendimento responsabilizou-se pelos gasodutos da Petrobras. Em 2017, o governo pernambucano sinalizou o interesse em vender a sua participação.

Outro projeto bem-sucedido da empresa é a BR Mania, a loja de conveniência mais popular do Brasil. Instaurada em 1994, a rede BR Mania é um sucesso por comercializar produtos da marca Petrobras, além de atuar no ramo alimentício.

Em 2000, aconteceu o fechamento de capital da empresa e, como consequência, não mais divulgou os seus resultados trimestrais. Nessa mesma época, a Vibra Energia abre o seu primeiro posto de combustível no exterior, no país vizinho Argentina.

O fechamento de capital aconteceu com o objetivo de baratear custos e adequar a empresa aos padrões internacionais no segmento. Apenas em 2017, o capital da empresa seria reaberto e negociado na Bolsa de Valores nacional.

Em 2004, a Vibra Energia faz uma importante aquisição: a compra da Agip do Brasil, responsável pela marca Liquigás. Foi assim que surgiu uma importante subsidiária da empresa, a Liquigás Distribuidora. A operação custou R$ 450 milhões.

No ano de 2007, é formado um consórcio entre as empresas Petrobras, Grupo Ultra e Braskem (ações BRKM3, BRKM6, BRKM5). Tal empreitada comprou ativos do Grupo Ipiranga, localizado no Rio Grande do Sul. No acordo, estabelecia-se que a Vibra Energia iria assumir os postos do Ipiranga nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Além de tudo isso, a companhia produzia e comercializava produtos asfálticos, por intermédio de sua subsidiária Stratura Asfaltos S.A., a qual foi vendida, em 2020, para uma empresa britânica chamada Bitunima Industries.

A empresa está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Atualmente, é uma das maiores empresas brasileiras em faturamento.

O que a Vibra Energia faz

A Vibra Energia é responsável por atuar nos segmentos de distribuição e comercialização de combustíveis provenientes do petróleo, como diesel, gasolina e querosene para aviação. A companhia também está no ramo de biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel. Não somente, a Vibra Energia comercializa lubrificantes, emulsões asfálticas e produtos químicos.

Os setores da siderurgia, metalurgia, papel e celulose, termelétricas, transporte e cimento, mineração, agronegócio e aviação são todos dependentes da Vibra Energia, o que prova a importância e relevância dessa empresa em território nacional. Como se não fosse o suficiente, a Vibra Energia atua como revendedora e transportadora de combustíveis.

Um segmento interessante da empresa é a BR Mania, loja de conveniência integrada aos postos de combustíveis. A loja de conveniência foi pioneira no país e é forte ainda hoje. A BR Mania comercializa produtos da própria marca Petrobras e atua no ramo alimentício, por meio da comercialização de pizzas, sanduíches naturais, doces e salgados, hambúrgueres e massas.

A Vibra Energia é uma empresa importante no território nacional por ser a maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil. Quando começou a funcionar, em 1971, a rede contava com mais de 800 postos distribuídos em todo o território brasileiro. O número, em 2019, chegava à marca de 8 mil postos e 99 aeroportos. Isso mostra o quanto a empresa cresceu e se espalhou, o que permite dizer que a tal marca faz parte da cultura patrimonial no país.

Vibra Energia na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Vibra Energia foi realizado em 2017 e suas ações podem ser negociadas através das ações VBBR3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações da Vibra Energia é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da Vibra Energia que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 96,6% das ações VBBR3 de Vibra Energia estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de VBBR3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações VBBR3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Como resultado, Vibra Energia possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações VBBR3?

Para declarar as ações da Vibra Energia no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "34.274.233/0001-02";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "VBBR3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Vibra Energia pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Vibra Energia na aba "dividendos" aqui na página da empresa.