Ações Ultrapar UGPA3

Ultrapar Participações SA

Grupo Ultra ou Ultrapar atua nos setores de distribuição de combustíveis, por meio da Ipiranga e da Ultragaz, na produção de especialidades químicas, por meio da Oxiteno e em serviços de armazenagem para granéis líquidos, por meio da Ultracargo. Ver mais

Conheça Ultrapar ações UGPA3

A Ultrapar é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o código UGPA3 na B3.

Indicadores UGPA3

  • CotaçãoR$ 13,80

  • P/L9,3

  • LPA1,48

  • P/VPA1,42

  • VPA9,72

  • DY5,67%

Escrito por:

Marcilio Lima

Com mais de 80 anos de história e, atualmente, atuante tanto no Brasil quanto em demais países, a Ultrapar se trata de uma holding (empresa que controla demais empresas por meio de participações societárias) que controla empresas de variados setores. Nos dias atuais, a companhia é sediada em São Paulo (SP) e sua atuação alcança, aproximadamente, 85% dos municípios.

A Ultrapar possui presença em quase todos os estados brasileiros, assim como no exterior, por meio de suas diversas marcas, por meio das quais atua em diferentes setores. Além disso, operacionalmente, as empresas da Ultrapar, conforme seu portal de relações com investidores (RI), são líderes nos seus respectivos setores de atuação.

Atualmente os setores nos quais a Ultrapar se faz, majoritariamente, presente são os seguintes:

  • Óleo, gás e combustíveis por meio da Ipiranga;
  • Gás liquefeito de petróleo por meio da Ultragaz;
  • Armazenagem de granéis líquidos por meio da Ultracargo;

Ao longo de sua trajetória, a holding foi protagonista de múltiplas iniciativas em prol de inovar sua atuação e alinhar-se progressivamente com os interesses de seus sócios. A companhia foca em inovação tanto em seus atuais nichos quanto na busca por novos nichos para sua atuação. Atualmente, as principais oportunidades de atuação, apontadas pela empresa, são a transição energética e projetos de infraestrutura.

Trajetória da Ultrapar (UGPA3)

A ampla trajetória da Ultrapar teve seu início no decorrer do ano de 1937. Nesse primeiro momento, a empresa atuava somente com o fornecimento de gás, sobre a nomenclatura Empresa Brasileira de Gaz a Domicílio, que mais tarde foi redefinida para Companhia Ultragaz S.A.

Pouco mais de uma década depois de sua fundação, no decorrer do ano de 1949, a empresa iniciou sua atuação com a entrega automática, sobre o slogan “semana sim, semana não, gás no seu portão”. Sendo os anos que se seguiram marcados por amplo crescimento da atuação da Ultrapar, até então sobre outra nomenclatura, em seu nicho de atuação. No início da década de 1960, especificamente no ano de 1961, a Ultrapar possuía uma base de 1 milhão de clientes.

Em sequência na trajetória da companhia, foi criada a Transultra, a atual Ultracargo, em pro de atuar no setor logístico. Desde seu início, a Transultra atuava em fornecer logística de alta qualidade e segurança.

Ao passo em que, no decorrer do ano de 1973, a atual Oxiteno, braço de especialidade química da Ultrapar, iniciou suas operações no polo petroquímico de Mauá (SP). O empreendimento necessário para o início desta operação era desenvolvido desde o ano de 1969. Em linhas gerais, a Oxiteno atua com processos químicos voltados à sustentabilidade, com matérias-primas renováveis e produtos controlados.

Nos anos que se seguiram, a companhia seguiu em expansão, tanto de sua capacidade de produção quanto de sua capacidade logística. Já no decorrer do ano de 1980, a Ultrapar adquiriu o controle da Brasilgás, o que representou um marco significativo de sua expansão por meio de aquisições.

A partir das evoluções no modelo de negócios da companhia, no ano de 1992 a Ultrapar possuía um “esqueleto” base de negócios similar ao atual, apesar da ampla evolução até o atual momento. Em linhas gerais, nesse momento a companhia atuava com a distribuição de combustíveis, química e serviços logísticos.

Em seguida, o ano de 1999 foi crucial para o estreitamento dos laços da Ultrapar (UGPA3) com o mercado financeiro. No ano em questão, foi realizada a oferta pública inicial (IPO) das ações da Ultrapar, tanto na atual B3 quanto na (New York Securities Exchange – bolsa de valores de Nova Iorque). Até o momento, no mercado brasileiro, existiam tanto ações preferenciais quanto ordinárias, fato não válido atualmente, afinal atualmente tem-se somente ações ordinárias no mercado (ON).

Em virtude da significativa entrada de caixa no capital da empresa, devido ao IPO, os anos que se seguiram foram marcados por grande expansão de seus negócios. Imediatamente em sequência, no ano de 2002, a empresa adquiriu a totalidade do capital da Oxiteno. Em seguida, no ano de 2003, a Ultrapar adquiriu a Shell Gás, atingindo assim sua liderança nesse mercado. Ainda em 2003, a Oxiteno teve suas operações expandidas para o México.

Os anos seguintes foram marcados por expansões de diversas naturezas nos negócios da Ultrapar (cód de negociação UGPA3). Foram adquiridas novas empresas, novos ativos, entre outros. Assim como determinados ativos foram vendidos para otimizar as atividades da companhia.

No ano de 2011, a Ultrapar protagonizou sua entrada no segmento de Novo Mercado da B3, exibindo assim seu compromisso com os interesses dos acionistas. Como consequência, tem-se uma gestão mais transparente da companhia.

Já no decorrer do ano de 2014, a Ultrapar concluiu a aquisição da Extrafarma e, assim sendo, consolidou sua entrada no setor de varejo farmacêutico. A partir desse momento, sua atuação no setor farmacêutico tornou-se sua terceira maior linha de negócios.

Enquanto em que, no ano de 2019, a empresa expandiu sua capacidade logística, por meio de operações portuárias e assumiu sua atual estrutura acionária, na qual se consolidou como uma holding controladora de diversas outras companhias.

No período entre 2020 e 2021, a companhia otimizou o fornecimento de vantagens ao consumidor ao abastecer nos postos Ipiranga. Adicionalmente, ocorreu uma revisão no portfólio da empresa, como um todo, na qual ocorreram a venda da totalidade das participações societárias na Extrafarma, da Oxiteno e da ConectCar.

A Ultrapar atualmente

Como é possível perceber na trajetória da empresa, a mesma foi marcada por grandes expansões e mudanças ao longo de seus mais de 80 anos de história. A partir disso, mediante à alienação das participações na Extrafarma, da Oxiteno e na ConectCar, a empresa otimizou seu portfólio em prol de dedicar maior foco às suas principais linhas de negócios através da Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo

Por meio de suas três principais linhas de negócios, a Ultrapar (B3: UGPA3) e suas marcas controladas possuem uma presença em quase todos os estados brasileiros e em, aproximadamente, 85% dos municípios.

A empresa enfatiza, em seu portal de RI, seu foco em inovação por meio da adoção de novos processos e tecnologias, assim como por meio do alinhamento às tendências observadas no mercado. Nos dias atuais, a companhia aponta a percepção de oportunidades em transição energética e em projetos de infraestrutura.

A Ultrapar, atualmente, destaca seu compromisso à uma condução sustentável de seus negócios, assim como seu compromisso em divulgar, ao mercado, dados de sua atuação referentes à sustentabilidade. Assim sendo, a empresa atualmente direciona seu foco para transições energéticas, operações coeficientes, saúde e segurança, ética e transparência na gestão.

É válido destacar que as práticas mencionadas acima se enquadram como práticas ESG (Ambiental, Social e Governança – em português), que possuem uma atenção crescente dos investidores no mercado de capitais. Em linhas gerais, as práticas ESG se referem a um conjunto de medidas em prol de um desenvolvimento sustentável e consciente da empresa, perante tanto aos sócios quanto à sociedade como um todo.

A Ultrapar está inserida em vários índices de destaque da B3, o que evidencia seu compromisso com uma condução sustentável e alinhada com os interesses dos acionistas. São exemplos de índices nos quais a Ultrapar atualmente é presente:

  • ICO2 (Carbono Eficiente);
  • IGCX (Ações com Governança Corporativa);
  • IGNM (Governança Corporativa – Novo Mercado);
  • ITAG (Ações com Tag Along Diferenciado);
  • IVBX-2 (Valor BM&F Bovespa);
  • IGCT (Governança Corporativa Trade);
  • IBrX-100 (Brasil 100);

Interessante destacar que a Ultrapar foi a primeira empresa da bolsa brasileira a oferecer 100% de Tag Along em suas ações, no decorrer do ano 2000. Mais adiante em sua trajetória, todas as ações preferenciais (PN) da empresa foram convertidas em ações ordinárias (ON), o que mostra maior alinhamento da empresa com os interesses dos acionistas.

Ultrapar na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Ultrapar ocorreu em 1999 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações UGPA3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações da Ultrapar é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da Ultrapar que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 97,24% das ações UGPA3 de Ultrapar estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de UGPA3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações UGPA3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, Ultrapar possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações UGPA3?

Para declarar as ações da Ultrapar no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "33.256.439/0001-39";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "UGPA3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Ultrapar (UGPA3) pagam dividendos?

As ações da Ultrapar pagam dividendos recorrentemente aos seus acionistas por meio da forma de dividendos, isentos de imposto de renda.

Quando a Ultrapar paga dividendos?

Há mais de 10 anos de trajetória, a Ultrapar distribui dividendos, pontualmente, nos meses de março e de agosto. Com isso, podemos concluir que há uma rotina altamente definida para distribuição de dividendos aos investidores.

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Ultrapar na aba "dividendos" aqui na página da empresa.