Ações Tupy TUPY3

Tupy SA

Conheça Tupy ações TUPY3

Tupy é uma empresa de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o ticker TUPY3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

Fundada em 1938, a Tupy (ações TUPY3) é uma multinacional brasileira que atua no ramo da metalurgia com sede instalada na cidade de Joinville – SC. A companhia possui quatro parques fabris, sendo dois no Brasil (Joinville/SC e Mauá/SP) e mais dois no México (Saltillo e Ramos Arizpe, ambos no estado de Coahuila), com capacidade produtiva total de cerca de 835 mil toneladas/ano. Além dos parques industriais, a Tupy ainda conta com equipes de vendas posicionadas através de escritórios em localizações estratégicas, estando posicionada no Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha. Distribuídos nas localidades acima mencionadas estão os cerca de 12 mil colaboradores da companhia, que exporta mais da metade de sua produção para cerca de 40 países.

A Tupy (ações TUPY3) tem sua principal atividade na produção de componentes desenvolvidos sob encomenda para o setor automotivo, que engloba caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção, carros de passeio, motores industriais e marítimos, entre outros. Entre esses componentes, estão blocos e cabeçotes de motor e peças para sistemas de freio, transmissão, direção, eixo e suspensão. Entretanto, também produz conexões de ferro maleável e perfis contínuos de ferro, produtos que atendem aos mais variados setores da indústria, mas principalmente à construção civil. Do perfil de vendas da companhia, 70% de sua receita é originada do bloco NAFTA (North American Free Trade Agreement), 15% da América Latina e 11% da Europa. Sobre a aplicação dos seus produtos, 88% são destinados a veículos comerciais e off-road, 7% para carros de passeio e 5% para a indústria hidráulica.

História da Tupy

Em 9 de março de 1938, Albano Schmidt, Hermann Metz e Arno Schwarz fundaram a Tupy, (ações TUPY3), na cidade de Joinville – SC, nas instalações de uma antiga oficina existente no centro da cidade onde as primeiras conexões com a marca Tupy começaram a ser fabricadas. Já em 1941, a empresa recebeu o atestado de similaridade, que significava serem semelhantes às estrangeiras.

No ano de 1958, Albano faleceu e seu filho, Hans Dieter Schmidt assumiu a Presidência da empresa. Em um dos seus primeiros movimentos relevantes, criou em 1959 a Escola Técnica Tupy, cujo objetivo era de qualificar os trabalhadores para os desafios que viriam, trazidos pela indústria automotiva. A companhia entrou nesse segmento em 1958, quando firmou seu primeiro contrato de produção de peças automotivas, neste caso tambores de freio para a Volkswagen, que acabava de chegar ao Brasil. Em 1975, continuando com o foco na indústria automobilística, consolidou sua unidade de fundição de blocos e cabeçotes de motor, segmento que hoje tem representatividade superior a 60% nos negócios da companhia.

Ainda na década de 70, deu continuidade a sua expansão internacional. Na época, a Tupy já exportava a alguns países da América do Sul e Europa, entretanto, em busca da consolidação internacional, estabeleceu escritórios de negócios na Alemanha e nos Estados Unidos. Em 1995, deixou de ser um empreendimento familiar após ter seu controle acionário entregue a um grupo de fundos de pensão e bancos, solução encontrada para resolver o problema de liquidez pelo qual a companhia passava. Após esse processo, consolidou-se no mercado externo como competidora global junto ao setor automotivo.

Em um de seus movimentos mais recentes, a Tupy (ações TUPY3) concluiu o processo de aquisição de duas fundições no México, a Cifunsa Diesel e Technocast, especializadas na fabricação de blocos e cabeçotes para motores. Além de serem as primeiras bases produtivas da companhia no exterior, adicionaram cerca de 325 mil toneladas/ano em capacidade produtiva, o que a transforma na maior fabricante global de blocos e cabeçotes de motor, mostrando também um contínuo posicionamento com foco no crescimento e expansão de suas atividades.

TUPY3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Tupy foi realizado em 1966 e suas ações podem ser negociadas através das ações TUPY3, que são suas ações ordinárias.

Pontos importantes a serem analisados para as ações de Tupy é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da empresa que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 46.85% das ações TUPY3 de Tupy estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de TUPY3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações TUPY3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Tupy possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Dividendos TUPY3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Tupy na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.