Ações Trans Paulista TRPL4, TRPL3

CTEEP - Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista

A ISA CTEEP (ações TRPL3, TRPL4) é uma empresa concessionária de transmissão de energia elétrica brasileira, tem como principais controladoras a ISA, um dos maiores grupos de transmissão de energia elétrica da América Latina, e a Eletrobras, maior empresa de energia brasileira, além de 60 mil acionistas pessoas física e jurídica. É considerada uma das principais concessionárias privadas de transmissão de energia elétrica do Brasil, responsável pela transmissão de 30% de toda a energia elétrica produzida no Brasil e 60% da energia consumida na região Sudeste e de quase 80% do consumo no estado de São Paulo. Ver mais

Conheça Trans Paulista ações TRPL4, TRPL3

Trans Paulista é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker TRPL4, TRPL3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

Uma das concessionárias de energia elétrica de maior destaque e presença no país, a ISA CTEEP - Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ações TRPL3, TRPL4) começou o seu empreendimento em 1999, quando uma divisão de ativos da estatal do estado de São Paulo, a Companhia Energética de São Paulo (CESP), aconteceu.

Desse processo de privatização do governo estadual, quando a Eletropaulo se divide e a Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica (EPTE) passa a ser da iniciativa privada, surge a CTEEP. Em 2001, a empresa já é listada na bolsa de valores, B3 (ações B3SA3) no Nível 1 de governança corporativa.

Em 2006, acontece a privatização da CTEEP (ações TRPL3, TRPL4) e, em leilão, o grupo colombiano ISA, Interconexión Eléctrica (um dos maiores grupos responsáveis pela transmissão de energia elétrica na América Latina) conquista 50,1% de participação acionária na CTEEP. A Eletrobras (ações ELET3, ELET5, ELET6), a maior empresa no setor de energia do país, também possui participação na ISA CTEEP, juntamente com mais de 60 mil acionistas, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Ainda em 2006, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) – responsável pela regulamentação do setor elétrico em território nacional –, também em leilão, concede à ISA CTEEP (ações TRPL3, TRPL4) uma linha de transmissão que perpassa 14 municípios mineiros, entre Contagem e Ipatinga.

Tal aquisição resultaria na origem da sua subsidiária Interligação Elétrica de Minas Gerais (IEMG). Em outro leilão da ANEEL, incorporou-se mais uma linha de transmissão entre os estados de Tocantins, Maranhão e Piauí, dando origem à Interligação Elétrica Norte e Nordeste (IENNE).

No ano seguinte, em 2007, o grupo colombiano aumentaria o seu domínio da companhia para 89,4% em ações ordinárias e 37,5% do capital social total da CTEEP. Assim, surge a ISA CTEEP (ações TRPL3, TRPL4), uma das transmissoras de energia da iniciativa privada de maior destaque nacional.

Em 2008, em novos leilões, a ISA CTEEP (ações TRPL3, TRPL4) incorpora mais linhas de transmissão, entre aquelas de mais destaque são a Interligação Elétrica Sul (IESUL), Interligação Elétrica Pinheiros e a Interligação Elétrica Madeira. Essas aquisições intensificaram a presença da empresa no sudeste do país e marcou a sua entrada na importante região sul.

No ano de 2019, como marco de 20 anos da empresa, a ISA CTEEP anunciou o projeto Conexão Jaguar a ser desenvolvido em solo brasileiro, o programa mais importante em questões de sustentabilidade do grupo ISA. O projeto desenvolve pesquisas para minimizar as mudanças climáticas, conservação de biomas e proteção de espécies em extinção, como a onça-pintada. Tudo isso acontece através da comercialização de créditos de carbono reconhecidos nacional e internacionalmente.

Recentemente, a ISA CTEEP (ações TRPL3, TRPL4) continua o seu foco em leilões para aquisição de mais linhas de transmissão e ampliar a sua área de atuação, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Um dos objetivos da empresa é a ampliação do sistema de energia elétrica em todo o Brasil.

A atual sede da empresa fica em São Paulo e suas regionais também se localizam no estado paulista, sendo eles São Paulo, Jupiá, Bauru, Cabreúva e Taubaté.

O que a ISA CTEEP faz

Estima-se que a ISA CTEEP é responsável pela transmissão de 30% de toda a energia do Brasil e a porcentagem chega à marca de 60% na região Sudeste. Em São Paulo, o número que expressa o consumo de energia está próximo ou ultrapassa os 90%. A receita da ISA CTEEP (ações TRPL3, TRPL4) provém do uso de seu sistema elétrico, seja por consumidores livres ou outras transmissoras de energia elétrica.

A ISA CTEEP dispõe de uma gigantesca infraestrutura para suas operações. Suas linhas de transmissão têm a extensão de 12.993 km e 18.782 km em circuitos elétricos. A empresa ainda pode contar com 2.488 km em cabos de fibra ótica e 107 subestações com a capacidade de tensão em 550 kV.

Vale mencionar que a companhia faz a interligação entre as hidrelétricas dos rios Paraná, Tietê, Paranapanema e Pardo às centrais de distribuição em sua posse.

Com capacidade que atinge 45.131 MVA, a ISA CTEEP (ações TRPL3, TRPL4) está presente em 17 estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, Paraíba, Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Piauí, Tocantins, Alagoas, Bahia e Maranhão.

O futuro da ISA CTEEP pode trazer a ampliação de sua rede de transmissão de energia elétrica. A companhia conta com a Estratégia 2030, definida pelo acrônimo VIDA (Verde, Inovação, Desenvolvimento e Articulação), o que mostra o quanto a ISA CTEEP preza por resultados no longo prazo de modo a considerar que as expectativas podem ser atendidas com louvor.

Tamanho compromisso da ISA CTEEP (ações TRPL3, TRPL4) com a sustentabilidade, com a evolução tecnológica, incentivo ao empreendedorismo e o estabelecimento de parcerias para o alcance de objetivos estratégicos lançam a empresa a um futuro muito pertinente e interessante ao Mercado e aos seus investidores. A empresa já apresenta bons resultados no presente, mas espera-se que, no médio e longo prazo, a ISA CTEEP se consolide ainda mais no setor de energia elétrica.

TRPL4 e TRPL3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de Trans Paulista ocorreu em 1999 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações TRPL3, que são ações ordinárias, e ações TRPL4, que são suas ações preferenciais.

Item importante de analisar para as ações de Trans Paulista é o free float.

O free float é o número de ações da companhia que está em livre circulação. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 10.50% das ações TRPL3 e 98.72% das ações TRPL4 de Trans Paulista estão em livre circulação no mercado.

Dividendos Trans Paulista

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Trans Paulista na aba "dividendos" aqui da página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações TRPL4, TRPL3 paga mais dividendos.

Diferença entre as ações TRPL3 e TRPL4

A principal diferença entre as ações de Trans Paulista é que as ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais possuem preferência na distribuição dos resultados, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo bem completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, para acessar o artigo basta clicar aqui.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.