Ações Tenda TEND3

Construtora Tenda SA

A Tenda (ações TEND3) é uma empresa que atua no segmento de incorporação e construção civil, tendo mais de 50 anos de história e presente nos estados da Bahia, do Ceará, de Goiás, de Minas Gerais, do Paraná, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de São Paulo. O público alvo da Tenda (ações TEND3) são as famílias com renda mensal bruta de até 4.000 reais, atuando em parceria com o Programa Casa Verde e Amarela – PCVA (substituto do Minha Casa Minha Vida), e oferecendo opções próprias de financiamento. Além disso, a empresa também oferece um serviço de investimento em seus imóveis para brasileiros que vivem no exterior. Ver mais

Conheça Tenda ações TEND3

Tenda é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker TEND3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Tenda (ações TEND3) é uma empresa brasileira que atua no segmento de incorporação e construção civil, tendo mais de 50 anos de história e presente nos estados da Bahia, do Ceará, de Goiás, de Minas Gerais, do Paraná, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de São Paulo. O público alvo da Tenda (ações TEND3) são as famílias com renda mensal bruta de até 4.000 reais, atuando em parceria com o Programa Casa Verde e Amarela – PCVA (substituto do Minha Casa Minha Vida), e oferecendo opções próprias de financiamento. Além disso, a empresa também oferece um serviço de investimento em seus imóveis para brasileiros que vivem no exterior.

História da Tenda

A história da Tenda (ações TEND3) começou em 1969, com a fundação da Tenda Engenharia e Comércio, porém, essa já não tem nenhum envolvimento com a Construtora Tenda. Essa última, por sua vez, foi fundada em 1993, na cidade de Belo Horizonte, sob a denominação Construtora Tenda Ltda. Entretanto, as primeiras atividades da companhia se deram apenas no ano seguinte.

A primeira expansão dos negócios ocorreu em 1999, com o início da atuação na capital paulista. Já em 2006, ela também passou a atuar na capital carioca. O ano seguinte foi marcado pelo início das atividades nas cidades de Salvador – BA, Porto Alegre – RS, Goiânia – GO, Brasília – DF e Vitória – ES. Nesse mesmo ano, a empresa realizou seu IPO (Initial Public Offer, que se traduz na abertura de capital da companhia) na B3, sendo as ações TEND3 negociadas hoje no segmento de Novo Mercado (mais alto grau de governança corporativa da bolsa brasileira).

O ano de 2008 foi marcado pela incorporação da FIT Residencial Empreendimentos Imobiliários Ltda., até então controlada pela Gafisa, pela Tenda. Dessa forma, a Gafisa (ações GFSA3) se tornou controladora majoritária da Tenda (ações TEND3), com participação equivalente a 60% das ações até então em circulação. Nesse sentido, a Tenda passou a ser subsidiária integral da Gafisa apenas no ano seguinte.

Influenciada por recorrentes resultados negativos, a empresa realizou uma reestruturação e um downsizing (podendo ser entendido como redução de custos) em 2012, interrompendo lançamentos para resolver projetos remanescentes, que ficaram conhecidos como os projetos do legado.

Nesse prisma, a Tenda (ações TEND3) implementou um novo modelo de negócios baseado em 4 etapas:

  • Lançamento contratado – as vendas só inicia quando o empreendimento estiver devidamente enquadrado e aprovado pelas instituições financeiras habilitadas para atuar no PCVA.
  • Venda repassada – suporte para que o cliente consiga aprovar o financiamento com as instituições financeiras.
  • Método construtivo padronizado – construção dos empreendimentos em paredes de concreto e utilizando formas de alumínio, com o objetivo de agilizar o ciclo de produção.
  • Venda em lojas próprias – maior parte das vendas realizadas em lojas próprias.

Sob esse novo modelo, os projetos do Legado foram lançados entre os anos de 2013 e 2015.

Entretanto, uma separação societária entre Tenda (ações TEND3) e Gafisa (ações GFSA3) foi iniciada em 2016, sendo concluída já no ano seguinte, tendo as ações da Tenda voltado a serem negociadas na B3. Nesse mesmo ano, a empresa anunciou um novo conselho de administração e expandiu seus negócios para a região metropolitana de Curitiba – PR. Por fim, a companhia chegou à região metropolitana de Goiânia (GO) em 2018.

TEND3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Tenda foi realizado em 2007 e suas ações podem ser negociadas através das ações TEND3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações de Tenda é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 92.14% das ações TEND3 de Tenda estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de TEND3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações TEND3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, Tenda possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e da proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando melhores práticas empresariais.

Dividendos TEND3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Tenda na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.