Ações SOMA3

Grupo Soma

Grupo De Moda Soma SA

O Grupo Soma é uma empresa brasileira do setor de varejo, que trabalha com comercialização de roupas e conta com mais de 250 lojas espalhadas pelo Brasil, da qual trabalham mais de 5 mil colaboradores. Ver mais

Conheça o Grupo Soma ações SOMA3

O Grupo Soma é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o código SOMA3 na B3.

Indicadores SOMA3

  • CotaçãoR$ 13,32

  • P/L27,56

  • LPA0,48

  • P/VPA1,43

  • VPA9,31

  • DY0,68%

Escrito por:

Marcilio Lima

O Grupo Soma é uma empresa brasileira do setor de varejo, que trabalha com comercialização de roupas, com sede no Rio de Janeiro, fundada em 1991.

Atualmente a companhia conta com mais de 250 lojas espalhadas pelo Brasil, da qual trabalham um corpo de mais de 5 mil colaboradores, entre diretos e indiretos.

São ao todo 9 marcas sob a administração da companhia, são elas:

  • Animale: Focada em peças femininas que alinham luxo e sofisticação;
  • Farm: Focada em roupas coloridas e estampadas;
  • Fábula: Roupas coloridas voltadas para o público infantil;
  • Foxton: Atualmente é a única marca exclusivamente masculina do grupo;
  • Cris Barros: Roupas femininas de estilo moderno e cortes fluídos;
  • Off Premium: Focada em peças de qualidade com preço acessível;
  • Maria Filó: Focada em peças feitas de tricô;
  • NV: Peças femininas com uma boa modelagem e caimento;
  • Hering: Uma das marcas mais conhecidas pelo público brasileiro;
  • DZARM: Linha de jeanswear com alto custo-benefício.

Vale destacar que a companhia possui um alto nível de governança corporativa, estando listada no segmento do Novo Mercado.

História do Grupo Soma

A história do Grupo Soma (ações SOMA3) se iniciou em 1991, com os irmãos Cláudia, Roberto e Gisella Jatahy que fundaram a marca Animale, no Rio de Janeiro.

Já no ano de 1997, Kátia e Marcello Bastos abriram o primeiro stand da Farm, uma nova marca do grupo, na Babilônia Feira Hype, no Rio. A primeira loja foi inaugurada em 1999.

Em 2003, a linha de jóias da Animale, coordenada pela Claudia Jatahy, tornou-se a Animale Oro. No ano seguinte, é inaugurada a primeira loja da Farm em Minas Gerais.

A partir de 2007 a Farm decidiu focar nos pontos de vendas com lojas maiores, investindo em Visual Merchandising. Também houve uma parceria com a Converse.

No ano de 2008 a marca Animale alcançou notoriedade nacional participando do São Paulo Fashion Week. Neste mesmo ano foi criada a Fábula.

No ano de 2010, a marca Animale fez a aquisição de parte da Farm e da Fábula. Um ano depois aconteceu a criação da marca FYI, com foco na moda feminina urbana.

Não seria até o ano de 2014, todavia, que seria criado uma nova identidade para a empresa, com o nome de Grupo Soma. Houve a unificação dos sócios da Animale e da Farm.

Já no ano de 2015 aconteceu a aquisição da Foxton, a primeira marca masculina a integrar o portfólio do grupo. Pouco tempo depois, foi adquirida participação na Wardrobe.

O ano de 2019 foi um grande marco para a empresa, que inaugurou sua primeira loja nos Estados Unidos, a Farm Global. Nesse momento a companhia possuía 221 lojas.

A partir de 2020, mais uma marca passou a fazer parte do portfólio do grupo, a Maria Filó. Neste mesmo ano, houve a descontinuação da marca FYI.

Por fim, no ano de 2021 a companhia criou a Soma Ventures, uma subsidiária que tinha o objetivo de acelerar novos negócios.

Outras informações sobre o Grupo Soma

A companhia é dividida em um centro de criação, um centro corporativo, um escritório para farm, fábula e foxton, um centro de distribuição, o núcleo Animale e o escritório Cris Barros.

Grupo Soma na Bolsa de Valores

O IPO das ações do Grupo Soma ocorreu em 2020 e suas ações podem ser negociadas através das ações SOMA3, que são suas ações ordinárias.

Pontos importantes a serem analisados para as ações do Grupo Soma é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações do Grupo Soma que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 62,34% das ações SOMA3 de Grupo Soma estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de SOMA3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações SOMA3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, Grupo Soma possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações SOMA3?

Para declarar as ações do Grupo Soma no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "10.285.590/0001-08";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "SOMA3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações do Grupo Soma pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos do Grupo Soma na aba "dividendos" aqui na página da empresa.