Ações Smiles SMLS3

Smiles Fidelidade SA

A Smiles (ações SMLS3) oferece programas de fidelidade para instituições financeiras, clientes de varejo e entretenimento, companhias aéreas parceiras e pessoas físicas. Faz o desenvolvimento e gestão do programa, a venda de direitos de resgate de prêmios e a criação e gestão de uma base de dados individual e corporativa. Ver mais

Conheça Smiles ações SMLS3

Smiles é uma empresa de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o ticker SMLS3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Smiles (ações SMLS3) é uma empresa consolidada para operar o Programa Smiles de fidelidade. A Smiles opera, com exclusividade, o Programa Smiles, com o objetivo de consolidar, em uma única plataforma, o acúmulo de milhas aéreas por meio de seus parceiros comerciais e financeiros, presentes tanto nacional quanto internacionalmente.

História da Smiles

Atualmente pertencente à Gol Linhas Aéreas (ações GOLL4), o Programa Smiles surgiu no ano de 1994. Na época de seu lançamento, possuía como objetivo a fidelização de clientes para a Varig (Viação Aérea Rio-Grandense). Três anos depois, em 1997, o Programa Smiles tornou-se acessível através dos cartões de crédito co-branded da companhia aérea Varig, em prol de oferecer ao consumidor um meio para potencializar o acúmulo de pontos, conversíveis em milhas aéreas, através dos parceiros comerciais da companhia. Além disso, foram firmadas parcerias no setor de viagens e entretenimento, com locadoras de veículos, redes de hotéis e restaurantes de alto padrão. Tais parcerias, certamente assertivas, ao serem associadas com promoções e produtos de alto impacto, contribuíram significativamente com o crescimento da base de clientes do programa de fidelidade.

Contudo, no ano de 2007, em função da venda da Viação Aérea Rio-Grandense (Varig), o Programa Smiles tornou-se propriedade da Gol (ações GOLL4). Em virtude do reconhecimento de sua marca, o Programa Smiles tornou-se um excelente ativo para a Gol, pois foi altamente efetivo em contribuir para a fidelização de clientes da companhia aérea.

Dada a possessão da Gol Linhas Aéreas (ações GOLL4) sobre o Programa, no ano de 2012 a empresa Smiles Fidelidade S.A foi consolidada com o propósito de operacionalizar, com exclusividade, o Programa Smiles. Em sequência, com base na estratégia de crescimento da Smiles, foi realizado seu IPO (oferta pública inicial) em abril de 2013. Atualmente, em 2021, a Gol trata-se do acionista majoritário da Smiles, possuindo 52,6% das ações da Smiles e, portanto, possuindo seu controle.

A Smiles hoje

Operacionalmente, a Smiles Fidelidade (ações SMLS3) administra um dos mais relevantes programas de fidelização do Brasil. Segundo o portal de relações com investidores da companhia, o Programa Smiles conta, atualmente, com uma base de mais de 17 milhões de clientes e a companhia prevê um crescimento potencial de 10 milhões de usuários à sua base. É importante destacar que o Programa Smiles, apesar de possuir a Gol como acionista majoritário, é um programa de multifidelização, ou seja, o cliente pode resgatar milhas em diferentes linhas aéreas, inclusive internacionais, além da Gol. Nota-se, portanto, que a Smiles atua em fidelizar clientes para diversas empresas por meio de seus acordos com parceiros nacionais e internacionais, assim oferecendo ao usuário a centralização, em uma única plataforma, da acumulação e conversão de milhas para diversas linhas aéreas. Esse modelo de negócios é denominado pela Smiles como um programa de coalizão puro, que visa fidelizar clientes para diversas empresas. Aprofundando-se nas parcerias entre a Smiles (ações SMLS3) e as linhas aéreas diferentes da Gol (ações GOLL4), é interessante notar que a companhia celebrou parcerias com mais de 15 linhas aéreas de relevância internacional, que variam tanto em região de atuação quanto no padrão oferecido em seus serviços.

Vale lembrar que ao se tratar de um programa de multifidelização, a Smiles concentrou esforços em firmar parcerias não somente com companhias aéreas. A Smiles possui parcerias com parceiros comerciais de diversos setores, como a Shell (distribuidora de combustíveis). Além disso, através de três dos principais bancos brasileiros (Banco do Brasil, Santander e Bradesco), o Programa Smiles possibilita acumular milhas para voos tanto da Gol quanto de suas linhas aéreas parceiras. Com os parceiros do setor financeiro, previamente mencionados, o cliente acumula milhas principalmente com a utilização dos cartões co-branded oferecidos por tais bancos.

Com destaque ao que se refere à relação entre a Smiles e sua controladora, a Gol Linhas Aéreas, é interessante realçar que a Smiles possui acesso irrestrito à capacidade de ocupação dos voos da Gol, com significativa adaptabilidade a preços oferecidos ao cliente a às mudanças e fases de mercado.

Estratégia de negócios da Smiles

Em geral, a Smiles (ações SMLS3) possui uma estratégia de crescimento aliada às suas vantagens competitivas no mercado. A empresa visa ampliar sua base de participantes através de sua relação harmoniosa com a Gol (ações GOLL4) e também por meio da ampliação do relacionamento com parceiros do setor financeiro. Além disso, a Smiles possui como parte de sua estratégia a expansão da rede de parceiros comerciais, como forma de captar mais clientes ao oferecer aos mesmos mais oportunidades para o acúmulo de milhas. Pode-se destacar também a intenção estratégica de expandir as opções de prêmios e de aumentar a eficiência da Smiles. Tais movimentos estratégicos são fundamentados nas vantagens competitivas fornecidas pela relação exclusiva com a Gol e suas parceiras aéreas, além da exposição em setores em crescimento (com destaque para o varejo), ambos aliados ao fornecimento de preços competitivos, a uma base de clientes com potencial de crescimento e a um modelo de negócios com adaptabilidade e alta geração de caixa.

Smiles na bolsa de valores

No mercado de capitais, a Smiles é listada sob o ticker SMLS3 e está inserida no segmento de listagem Novo Mercado. Portanto, suas ações possuem tag along de 100% e a Smiles, por estar inserida nesse nível de listagem, segue as normas de governança corporativa mais alinhadas aos interesses dos acionistas, inclusive minoritários.

SMLS3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de Smiles ocorreu em 2017 e suas ações podem ser negociadas através das ações SMLS3, que são ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações de Smiles é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da empresa que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 47.40% das ações SMLS3 de Smiles estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de SMLS3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações SMLS3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Como resultado, Smiles possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Dividendos SMLS3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Smiles na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.