Ações Smart Fit SMFT3

Smartfit Escola de Ginastica e Danca SA

A Smart Fit (ações SMFT3) é uma das maiores redes de academias esportivas do mundo e a maior da América Latina, possui mais de 800 unidades no Brasil e outros 10 países da região, além de ter mais de 1,5 milhões de clientes matriculados. Ver mais

Conheça Smart Fit ações SMFT3

A Smart Fit é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o ticker SMFT3 na B3.

Indicadores SMFT3

  • CotaçãoR$ 13,63

  • P/L-14,28

  • LPA-0,95

  • P/VPA1,95

  • VPA6,99

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

Atualmente a Smart Fit é líder no mercado de academias na América Latina, sendo a maior rede de academias fora dos Estados Unidos, e a quarta maior rede do mundo. A Smart Fit é uma empresa brasileira de capital aberto do segmento de varejo que oferta serviços de saúde por meio de uma rede de academias, fundada em 2009.

A empresa está presente, atualmente, em mais de 14 países da América Latina. Sendo que, em número de clientes, ela é líder incontestável no Brasil e no México.

No Brasil a rede está presente em mais de 160 cidades de todos os estados. Ao todo, são mais de 3 milhões de clientes ativos em mais de mil unidades.

No mercado fitness digital, a empresa conta com mais de 430 mil usuários que fazem uso de seus dois aplicativos, o “Queima Diária” e o de acompanhamento nutricional (Nutri).

O modelo de negócios que a empresa adota é chamado de “High-Value-Low-Price”, que se traduz como “alto valor, baixo custo, que vem sendo desenvolvido já há muitos anos.

Por outro lado, a rede também oferece academias premium, chamadas de “Bio Ritmo e O2”, e também os estúdios “Race Bootcamp, Tonus Gym, Vidya Body & Mind e Jab House).

Vale ressaltar que a empresa também trabalha com modelo de franquias.

História da Smart Fit

A Smart Fit (ações SMFT3) foi fundada no ano de 2009 na cidade de São Paulo pelo empresário Edgard Corona. Rapidamente seriam abertas filiais no Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre.

Ainda nesse mesmo ano, a empresa contratou o Instituto Gallup para realizar medições e implementar métricas de satisfação de clientes, ouvidoria e engajamento de funcionários.

Vale destacar que logo que se iniciou, a rede de academia apostou em uma estratégia ousada oferecendo uma mensalidade altamente acessível, por apenas 49 reais.

No ano de 2011, com mais de 18 unidades abertas, a companhia adentrou ao cenário internacional com 4 unidades no México, um grande pioneirismo para uma rede brasileira.

No ano seguinte, mais 29 unidades foram inauguradas, porém dessa vez focando em uma expansão para o nordeste e para o centro-oeste do país.

O ano de 2013 viu a inauguração de mais 35 unidades, e o grupo se tornou a 11º maior rede de academias do mundo, estando entre as 25 maiores empresas fitness do Brasil.

Em 2014 a Smart Fit chegou no Chile, consolidando sua estratégia de expansão tanto nacional quanto internacionalmente.

Dois anos depois, em 2016, a companhia comemorou a marca de mais de meio milhão de alunos matriculados. A força da marca alcançou grandes proporções.

Rapidamente, nas pesquisas do Google, o nome da rede “Smart Fit”, passou a ser mais procurado do que a própria categoria a qual pertencia, “academias”.

Neste mesmo ano, o dono da companhia foi escolhido para representar o Brasil como “Empreendedor do ano”, pela Ernst & Young.

Para não ficar para trás com a concorrência que rapidamente começava a crescer, em 2017 a Smart Fit criou o seu primeiro aplicativo, o “Smart Fit Coach”.

Em 2019 a companhia já se encontrava presente em 11 países da América Latina e tinha mais de 700 unidades espalhadas pelo continente.

Pontos relevantes

  • Proposta de serviços acessíveis;
  • Líder no mercado nacional;
  • Grande exposição ao mercado externo;
  • Histórico rápido de crescimento;
  • Alto endividamento bruto;
  • Alto nível de governança corporativa.

Smart Fit na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Smart Fit foi realizado em 2021 e suas ações podem ser negociadas através das ações SMFT3, que são ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações da Smart Fit é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da Smart Fit que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 41,59% das ações SMFT3 de Smart Fit estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de SMFT3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações SMFT3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Como resultado, Smart Fit possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações SMFT3?

Para declarar as ações da Smart Fit no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "07.594.978/0001-78";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "SMFT3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Smart Fit pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Smart Fit na aba "dividendos" aqui na página da empresa.