Ações SGPS3

Springs Global

Springs Global Participações SA

Atua no setor industrial, é uma holding para empresas do segmento têxtil que atuam no Brasil, Estados Unidos e Argentina. Ver mais

Conheça a Springs Global ações SGPS3

A Springs Global é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do código SGPS3 na B3.

Indicadores SGPS3

  • CotaçãoR$ 2,29

  • P/L-0,37

  • LPA-6,26

  • P/VPA0,13

  • VPA18,2

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A SGPS Springs Global é uma empresa brasileira e estadunidense de capital aberto, do setor industrial, fundada em 2005 e com sede oficial no Brasil.

A principal atividade da companhia é servir como uma holding para empresas do segmento têxtil que atuam tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos e Argentina.

O principal mercado de atuação é o de cama, mesa e banho. Ela atua, em especial, com monomarcas de cama, mesa e banho no Brasil.

Para fazer isso, ela conta com a rede de lojas MMartan, a rede de lojas Artex e a CASA MOYSÉS e Santista. Todas atuando no Brasil sob a administração da AMMO Varejo.

Já na Argentina a companhia trabalha por meio das marcas Palette, ARCOIRIS e Fantasia, cada uma delas com o objetivo de atender a um recorte social.

Sua estrutura organizacional é organizada tendo Springs Global como holding da Coteminas S.A, que atua no Brasil e da Springs US, que atua nos Estados Unidos.

A Coteminas, por sua vez, é quem controla a Coteminas Argentina, que atua na Argentina e a AMMO Varejo. Já a Springs US controla Keeco Holdings LLC.

Quanto a sua estrutura operacional, a Springs Global tem uma produção verticalmente integrada, indo desde a fiação, tecelagem, preparação, tinturaria, estamparia, acabamento e confecção.

História da Springs Global

A história da Springs Global (SGPS) se inicia no ano de 1967, com a fundação da Companhia de Tecidos Norte de Minas (CTNM), no estado de Minas Gerais.

A primeira fábrica de fiação e tecidos, localizada na cidade de Montes Claros, entrou em operação no ano de 1975, expandindo sua capacidade operacional em 1980.

Durante os anos 90 aconteceria a aquisição de ativos operacionais da Santista e Artex, permitindo à empresa entrar no segmento de consumo. 

Eventualmente, isso levaria a aquisição das marcas Arco-íris e Fantasia, na Argentina. Elas se tornaram suas subsidiárias.

No ano de 2001, então, foi iniciada a parceria com a Springs Industries. Quatro anos depois, as duas companhias se juntaram em uma só, criando enfim a Springs Global.

Essa nova entidade jurídica passaria a atuar primariamente como uma holding, sendo a sua sede no Brasil. Duas subsidiárias foram criadas neste ano, a Coteminas e a Springs U.S.

A partir de 2007 as ações da companhia passaram a ser negociadas no segmento do Novo Mercado. Em 2009 a Springs Global fez a aquisição das lojas MMartan.

Dois anos depois, foi lançado oficialmente às lojas Artex. Quatro anos depois a Artex virou franquia, e em 2018 ela se tornou uma franquia digital.

Ainda nesse mesmo ano foi celebrado o acordo com a Keeco, uma empresa americana de produtos de moda para o lar. O objetivo era combinar as operações na América do Norte.

No ano seguinte foi concluída a operação, o que rendeu à empresa mais de 90 milhões de dólares em dinheiro e 36 milhões de dólares em ações da Keeco Holdings.

Com esta combinação de negócios a Springs Global passa a ter uma presença ainda mais forte no mercado norte-americano, tendo acesso a um amplo portfólio.

Outras informações

A companhia possui nove fábricas no Brasil e uma na Argentina. Ela também é líder em produtos de cama, mesa e banho nas Américas.

Springs Global na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Springs Global ocorreu em 2007 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações SGPS3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações da Springs Global é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da Springs Global que está em livre circulação na bolsa de valores. Quanto maior esse número, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 46,82% das ações SGPS3 de Springs Global estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de SGPS3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações SGPS3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Springs Global possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações SGPS3?

Para declarar as ações da Springs Global no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "07.718.269/0001-57";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "SGPS3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Springs Global pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Springs Global na aba "dividendos" aqui na página da empresa.