Ações RPMG3

PET Manguinhos

Refinaria de Petroleos Manguinhos SA

A RPMG Refinaria de Petróleo Manguinhos é a primeira refinaria de petróleo de capital privado do Rio de Janeiro. Ver mais

Conheça a PET Manguinhos ações RPMG3

A PET Manguinhos é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker RPMG3 na B3.

Indicadores RPMG3

  • CotaçãoR$ 1,88

  • P/L-0,21

  • LPA-8,89

  • P/VPA-0,03

  • VPA-56,95

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A RPMG Refinaria de Petróleo Manguinhos é uma empresa brasileira de capital aberto do setor de petróleo, fundada em 1954 e com sede no Rio de Janeiro.

A companhia é marcada por ter sido a primeira refinaria de petróleo de capital privado do Rio de Janeiro. A história da empresa se cruza com a história da própria cidade.

Hoje a companhia conta com uma área de mais de 600 mil m² e possui um dos maiores parques de armazenagem de líquidos do país, com capacidade de 200 milhões de litros.

Com essa estrutura, a empresa produz quatro tipos diferentes de combustíveis, são eles:

  • FIT | UFC: Um dos produtos mais novos da empresa, sendo uma linha de combustíveis aditivados de série, que dão maior poder de limpeza e performance;
  • Gasolina A Aditivada: Muito antes das especificações de 2022, a PET Manguinhos foi primeira refinaria a fazer Gasolina A aditivada de série;
  • Diesel A S-10: Pioneira também na produção de Diesel S-10 aditivado de série, um combustível específico para veículos pesados; 
  • Diesel Marítimo: Um combustível específico para embarcações, pois contém um baixo teor de enxofre e sendo menos poluente.

Vale ressaltar que a PET Manguinhos se preocupa muito em atender às melhores práticas internacionais, disponibilizando um laboratório equipado de última geração.

História da PET Manguinhos

A história da Refinaria de Petróleo Manguinhos (RPMG) foi iniciada no ano de 1954, em uma época com um forte clamor nacionalista a respeito do petróleo ser um o motor do desenvolvimento.

Foi observando esse cenário favorável, que Drault Ernanny resolveu levar o projeto da refinaria adiante. Inicialmente ele já iria participar da concorrência da refinaria de SP.

Dois pontos importantes na história da empresa devem ser mencionados. O primeiro era a pressão para refinaria ser abandonada, o segundo era o monopólio da Petrobrás.

Na época, empresas privadas deveriam destinar 50% dos lucros em parceria com a Petrobrás, que deveria participar do sucesso em caso de descoberta de novos poços.

Vale destacar que, apesar da grande dedicação de Draut, quem realmente financiou o projeto foi um dos maiores empresários da época, Antonio Joaquim Peixoto de Castro.

No começo, a refinaria tinha um quadro com apenas 200 funcionários. Todavia, com seu rápido crescimento, a grande primeira expansão ocorreu nos anos de 1960.

Já naquela época a companhia produzia mais de 10 mil barris de petróleo por dia. Logo, seu crescimento seria coroado com a abertura de capital em 1972.

Muitos anos depois, no final da década de 90, aconteceu a desregulamentação do mercado. Isso fez com que o grupo Peixoto de Castro vendesse 50% da empresa.

Esse controle seria novamente repassado para outra empresa no ano de 2008, dessa vez caindo nas mãos do Grupo Andrade Magro. A partir daí começou uma reestruturação.

Após vários anos de altos e baixos e reestruturações, em 2017, a refinaria decidiu mudar o seu nome, assumindo então o nome de marca Refit.

Outras informações

No ano de 2012 o governador do RJ desapropriou o terreno da empresa. O resultado disso foi a empresa sendo obrigada a entrar com um pedido de recuperação judicial.

PET Manguinhos na Bolsa de Valores

O IPO das ações da PET Manguinhos ocorreu em 1970 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações RPMG3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações da PET Manguinhos é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da PET Manguinhos que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 34,94% das ações RPMG3 de PET Manguinhos estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de RPMG3, o tag along é de 100%.

Como declarar ações RPMG3?

Para declarar as ações da PET Manguinhos no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "33.412.081/0001-96";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "RPMG3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da PET Manguinhos pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da PET Manguinhos na aba "dividendos" aqui na página da empresa.