Ações PetroReconcavo RECV3

PetroReconcavo SA

A PetroReconcavo é a maior operadora independente de campos maduros em terra no Brasil. Possui concessões de petróleo e gás natural. As operações estão divididas em dois distritos. No Distrito Recôncavo, a PetroReconcavo (RECV3) opera 12 campos de concessão da Petrobras e a subsidiária Recôncavo E&P opera outros 5 campos de concessão própria. No Distrito Potiguar, por meio da Potiguar E&P, opera 32 campos de concessão própria e tem participação em outros 2 campos operados por parceiros. Ver mais

Conheça PetroReconcavo ações RECV3

PetroReconcavo é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker RECV3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A PetroReconcavo se trata de uma companhia operadora de petróleo e gás natural, fundamentada em uma atuação independente. Em linhas gerais, a companhia é líder em sua forma de atuação no território brasileiro. 

O modelo de negócios da PetroReconcavo é baseado na exploração de campos de petróleo e gás natural onshore, ou seja, a companhia explora ambas as commodities em campos terrestres / em terra. 

Portanto, diferentemente de outras companhias do setor petroleiro, especialmente, a PetroReconcavo se destaca pela extração em terra, ao invés do uso de plataformas localizadas no oceano. 

Por meio desse modelo de negócios, a empresa objetiva obter uma maior eficiência na extração tanto de petróleo quanto de gás natural. A eficiência em questão é destacada, no portal de relações com investidores da companhia, por meio de menores custos operacionais e, como consequência, melhor aproveitamento dos ativos da empresa. 

A trajetória da PetroReconcavo (RECV3)

A PetroReconcavo (ações RECV3 na B3) se trata de uma empresa pioneira na atuação onshore (terrestre) para a obtenção tanto de petróleo quanto de gás natural. A atuação com pioneirismo nesse setor se intensificou no ano de 1997, ano no qual o monopólio legal da Petrobras (ações PETR3 e PETR4) sobre o setor foi anulado e, como consequência, novas companhias obtiveram a possibilidade de iniciarem suas atuações no território brasileiro. 

A partir da terminação do monopólio da Petrobras sobre seu setor de atuação, a PetroReconcavo também foi pioneira em adquirir ativos onshore, campos de petróleo em geral, advindos de desinvestimentos (venda de ativos) realizados por parte da Petrobras. 

Como consequência, a companhia tornou-se operadora de seus próprios campos, adquiridos tanto por meio da venda de ativos de empresas estatais quanto por meio da compra de concessões relacionadas aos campos de exploração. 

Em complemento, a elevada qualidade da gestão da companhia, especialmente em suas atividades operacionais, é notável durante sua trajetória. De modo geral, a companhia destaca, em seu portal de relações com investidores (RI), sua excelência em gerir seu fluxo de caixa com consistência, mesmo em momentos de flutuação nos preços tanto do petróleo quanto do gás natural. 

Além disso, ainda em conformidade com o RI da PetroReconcavo (B3: RECV3), a companhia empenha-se em realizar uma atuação com menores custos operacionais, em prol de maior eficiência em suas operações.

A PetroReconcavo (RECV3) atualmente

No momento atual, como mencionado anteriormente, a PetroReconcavo (código de negociação RECV3) é uma empresa atuante como uma operadora de petróleo e de gás natural. Além disso, o foco de suas operações de extração recai sobre campos onshore, ou seja, campos terrestres para extração de ambos os produtos citados. 

A partir disso, a PetroReconcavo se diferencia de determinadas companhias do setor petroleiro, especialmente, que atuam com foco na extração por meio de plataformas localizadas no oceano. 

Em linhas gerais, o modelo de negócios da PetroReconcavo (ações RECV3) é fundamentado na compra de concessões de campos de petróleo e gás natural já maduros. Afinal, a companhia acredita que essa é a forma mais eficiente de aproveitamento das reservas, assim como de aproveitamento de seus ativos e investimentos. 

A partir de sua atuação, a companhia atua no desenvolvimento e, em determinadas situações, na revitalização de campos de petróleo. De modo amplo, a revitalização é realizada somente nos campos que se encontram em situação de declínio. 

Adicionalmente a isso, por meio da gestão da companhia, a mesma atua de modo a aumentar a sua eficiência operacional. Isso ocorre tanto por meio de estratégias em prol de um melhor aproveitamento das reservas, conforme anteriormente mencionado, quanto por meio da gestão de custos operacionais. 

Assim sendo, a companhia destaca em seu RI que manteve razoável consistência em seu fluxo de caixa, até mesmo em momentos de flutuação e volatilidade dos preços do petróleo e do gás natural. 

Em complemento, a PetroReconcavo possui participações acionárias em algumas outras empresas, nas quais ela detém praticamente todo o capital e gerencia suas atuações. 

Além disso, é interessante destacar o elevado potencial de crescimento do mercado de gás natural e, como consequência, o potencial que pode ser aproveitado pela PetroReconcavo (ações RECV3 na B3). Com base em mudanças legislativas, privatizações e reduções de companhias estatais, existe um amplo mercado a ser explorado no setor de gás natural, fato do qual a PetroReconcavo pode se beneficiar amplamente, de modo a expandir suas atividades.

RECV3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de PetroReconcavo ocorreu em 2021 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações RECV3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações de PetroReconcavo é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da companhia que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 93.08% das ações RECV3 de PetroReconcavo estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de RECV3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações RECV3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, PetroReconcavo possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Dividendos RECV3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de PetroReconcavo na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.