Ações Randon RAPT4, RAPT3

Randon Implementos e Participacoes SA

A Randon (ações RAPT3, RAPT4) é referência global em soluções de transporte, as empresas Randon formam um conglomerado de 8 companhias atuantes no setor de soluções para transporte. Com cerca de 23 unidades industriais, conta com um time de aproximadamente 11 mil funcionários em suas operações. Ver mais

Conheça Randon ações RAPT4, RAPT3

Randon é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker RAPT4, RAPT3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Randon (ações RAPT3, RAPT4) é referência global em soluções de transporte, as empresas Randon formam um conglomerado de 8 companhias atuantes no setor de soluções para transporte. Com cerca de 23 unidades industriais, conta com um time de aproximadamente 11 mil funcionários em suas operações. Sua presença global é robusta, atuando em todos os continentes e em mais de 100 países, seja através de parques industriais, escritórios internacionais, unidades de montagem, centros de distribuição ou serviços. Os negócios do conglomerado estão divididos em três frentes principais, operando no segmento de montadoras (implementos rodoviários, vagões e veículos especiais), autopeças (fabricantes de lonas, pastilhas, sistemas de freio, eixo, suspensão, etc) e até mesmo serviços financeiros (administração de consórcios e suporte às vendas).

O início da história da Randon (ações RAPT3 RAPT4) foi em 1950, como uma mecânica dedicada à fabricação de freios a ar para reboques e 3º eixo para caminhões. Surfando uma onda de industrialização no Brasil, na década de 1960 iniciou a fabricação de semirreboques e outros equipamentos. Na década seguinte, ainda nesse processo de expansão, a Randon expandiu suas operações com a construção de uma nova fábrica, deu início também a fabricação de veículos fora-de-estrada, além de criar uma rede de distribuição a fim de ingressar no mercado internacional de forma robusta. O crescimento do negócio continuou acelerado e, a partir dos anos 80, a empresa iniciou um processo de diversificação necessário, realizando aquisições e criação de novos negócios. Tal estratégia continua presente nos dias de hoje, exemplo disso são as criações recentes do Banco Randon e do Centro Tecnológico Randon, diversificando ainda mais o conglomerado. Tal trajetória trouxe o grupo Randon ao quadro dos maiores conglomerados do país, se consolidando através dos anos como uma companhia sustentável, capaz de atravessar crises desafiadoras.

O que a Randon faz

Como mencionado acima, o negócio da Randon (ações RAPT3, RAPT4) é extremamente diversificado. Das três frentes principais do negócio, o segmento de autopeças se consolida como a maior fonte de receita (51%), seguido do segmento de montadora (45%) e serviços (4%). Do seu portfólio de produtos e serviços oferecidos, os semirreboques são responsáveis por 39% da receita, seguido de materiais de fricção (18%), sendo as outras 9 categorias responsáveis pelos 43% restantes. Em termos de diversificação geográfica, 37% do faturamento da companhia vem de países do bloco Mercosul + Chile, 30% dos países pertencentes ao bloco USMCA (Estados Unidos, México e Canadá) e outros 12% para os países pertencentes a América Latina mas não pertencentes aos blocos supracitados. Apesar do maior percentual de receita vir de países do continente onde a matriz está instalada, o Oriente Médio, Europa e África também figuram como parceiros importantes para o negócio, com média de 5% do faturamento sendo proveniente de cada uma dessas regiões.

Linhas de Negócios da Randon

  • Montadora: com foco na evolução do transporte de cargas no Brasil, produz reboques e semirreboques e vagões ferroviários, sendo a maior da América Latina nesse segmento e uma das maiores do mundo. A empresa utilizada para atuar nessa área, que é o core business do grupo, é a Randon Implementos. Com 4 unidades industriais no Brasil e duas no exterior, possui também um centro de distribuição na região Sudeste do país. Dona de 70% do mercado em que atua, possui produtos em circulação em cerca de 70 países e se consolida como a maior exportadora brasileira nesse segmento.
  • Autopeças: Essa importante linha de negócio do grupo oferece soluções para eixos, suspensões, materiais de fricção, componentes para freio, entre outros. A atuação nessa linha se dá por meio de outras 5 empresas, mencionadas abaixo:
    • Suspensys: Tendo como clientes as principais montadoras de caminhões, ônibus e implementos do Brasil, também é líder em seu setor na América Latina, fornecendo eixos e suspensões, e desenvolvimento de novos produtos através do Centro Tecnológico Randon.
    • Fras-le (ações FRAS3): essa empresa do grupo é líder global em materiais de fricção e componentes para freios, tendo seus produtos comercializados em mais de 120 países e produzidos em fábricas no Brasil, EUA, Argentina, Uruguai, Índia e China. Além disso, possui centros de distribuição posicionados de forma estratégica em diversos países. Possui uma grande fatia do mercado de veículos pesados e semipesados, fornecendo seus produtos para cerca de 95% das montadoras destes.
    • Master: Atuando fortemente no mercado de freios médios e pesados, é a maior fabricante destes na América do Sul, equipando mais de 50% da frota de veículos circulantes do setor no país. Adicionalmente, atua também no setor de beneficiamento de superfícies, através da Mastertech, investindo em tecnologia de ponta para reduzir seus impactos ambientais.
    • Jost: Sendo uma das maiores fabricantes de quinta roda no mundo, são especialistas em componentes e sistemas de acoplamento para veículos comerciais. A Jost é uma joint venture entre a Randon S/A Implementos e Participações e a empresa alemã JOST-Werke. Possui unidades em cinco continentes e mais de 300 distribuidores em diversos países da América Latina.
    • Castertech: Responsável pela produção de conjuntos tubo e suportes fundidos para eixos e suspensões de ônibus, caminhões, reboques, máquinas agrícolas e tratores, possui os sistemas de usinagem mais avançados do mercado, sendo especialista em soluções de sistemas de rodagem (wheel end) e fornecedora das principais montadoras e também players do mercado de reposição.
  • Serviços: Já nessa linha de negócio, a Randon (ações RAPT3, RAPT4) atua através de uma instituição financeira própria que, além de ser uma das maiores administradoras de consórcios no Brasil, também realiza investimentos para aceleração de startups. O Banco Randon possui papel fundamental nos negócios do conglomerado, oferecendo aos parceiros de negócio alternativas de crédito para venda de seus produtos e uma modalidade de aquisição de bens segura e econômica aos clientes.

RAPT4 e RAPT3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de Randon foi realizado em 1993 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações RAPT3, que são ações ordinárias, e ações RAPT4, que são suas ações preferenciais.

Pontos importantes a serem analisados para as ações de Randon é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da empresa que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 18.29% das ações RAPT3 e 77.48% das ações RAPT4 de Randon estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de RAPT3, o tag along é de 80%, e de RAPT4, o tag along é também de 80%.

Dividendos Randon

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Randon na aba "dividendos" aqui da página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações RAPT4, RAPT3 paga mais dividendos.

Diferença entre as ações RAPT3 e RAPT4

A principal diferença entre as ações de Randon é que as ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais possuem preferência na distribuição dos resultados, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo bem completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, para acessar o artigo basta clicar aqui.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.