Ações Portobello PTBL3

Portobello SA

A Portobello (ações PTBL3) é uma empresa brasileira do ramo de revestimentos cerâmicos. Situa-se no município de Tijucas, em Santa Catarina e com os seus 205 mil metros quadrados de área construída, é considerado o maior parque fabril do ramo na América Latina. Além dos seus mais de 2.200 funcionários, a Portobello gera mais de 10 mil empregos indiretos e possui uma capacidade produtiva de 22 milhões de metros quadrados de revestimentos cerâmicos por ano. Ver mais

Conheça Portobello ações PTBL3

Portobello é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker PTBL3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Portobello (ações PTBL3) é uma empresa brasileira que atua no ramo de venda de produtos para construção civil, como argila, concreto, madeira, etc.; e também acessórios para casas como louças e metais. Sediada em Tijucas – Santa Catarina, a Portobello é a maior empresa cerâmica do Brasil, atuando em diversos países de todos os cinco continentes.

Vale ressaltar o processo de produção da Portobello, que se divide em etapas:

  • Preparação da Massa, sendo o nome autoexplicativo.
  • Prensagem e preparação da massa, onde o pó atomizado é alimentado em cavidades da prensa e submetido a uma pressão específica.
  • Secagem, que tem por objetivo eliminar completamente a água contida nas peças após a prensagem.
  • Esmaltação, que é separado em 5 etapas para garantir a qualidade da peça final: pós-secagem, aplicação de água, aplicação de engobe, aplicação de esmalte e decoração serigráfica.
  • Queima, responsável por garantir as características finais do produto por meio de sua queima em fornos.
  • Escolha e classificação, sendo um processo automático de rejeição das peças defeituosas e classificação das boas.

Após todo esse processo, as peças são encaixotadas, identificadas, paletizadas e estocadas na expedição.

A história da Portobello

A história da Portobello (ações PTBL3) começou em 1979, com sua fundação no município de Tijucas – SC, com o objetivo de atuar no mercado de cerâmica, comum na região. As primeiras exportações da Portobello se deram dois anos após sua fundação. Já em 1984, a empresa inovou o mercado com o lançamento da primeira linha de pisos para alto tráfego, nomeado de Carga Pesada.

Mais uma inovação se deu também em 1991, com o lançamento de revestimentos para fachadas. No ano seguinte, a empresa deu início à terceirização para trazer ao Brasil a mais nova tipologia cerâmica, o porcelanato importado da Itália.

Já em 1998, a Portobello (ações PTBL3) lançou sua primeira rede de franquias, a Portobello Shop. Dois anos mais tarde, a empresa destinou esforços a se tornar mais sustentável, iniciando com o uso de Gás Natural para fornos e secadores (energia limpa). Agora, em 2001, outra inovação, o início da produção de porcelanatos.

Continuando, em 2005 a Portobello atingiu a marca de 60% das vendas de exportações. Ainda, quanto a Portobello Shop, a marca de 100 lojas foi conquistada já em 2008. Nesse mesmo ano, a empresa realizou seu IPO (Initial Public Offer, ou seja, abertura de capital), sendo suas ações PTBL3, negociadas na B3 (ações B3SA3) já no segmento de listagem Novo Mercado (mais alto nível de governança corporativa da bolsa brasileira).

Ademais, em 2010 a Portobello fez o lançamento de mais um produto, o porcelanato de espessura reduzida – Extra Fino. No ano seguinte, a empresa deu início a produção de peças utilizando-se da tecnologia de impressão digital. Dois anos mais tarde, a empresa atinge um marco histórico, se tornando a maior empresa de revestimentos cerâmicos da América Latina.

Em 2013, a empresa lançou a linha Grandes Formatos, e um ano depois, um investimento na Fábrica Pointer foi realizado. A Instituição Portobello Grupo foi fundada em 2015, mesmo ano que o lançamento da marca Pointer e que a inauguração da nova fábrica em Alagoas.

Por fim, em 2016, a Portobello (ações PTBL3) deu início ao projeto Officina Portobello, juntamente ao projeto Loja Padrão Green Building LEED (visando construir ou tornar as lojas do grupo mais sustentáveis). Outrossim, nesse mesmo ano houve o lançamento da Coleção Portobello: Arquitetura em Movimento (In ad Out); e da Coleção Pointer: Morada Brasileira – Raízes, com participação de Marcelo Rosenbaum.

Fatos relevantes da Portobello

No âmbito social, deve-se salientar os seguintes projetos e ações da Portobello de característica:

  • Projeto Crescer, realizado em parceria com a ADEC e o SESI/SC, com o objetivo de integrar cerca de 200 crianças e adolescentes da comunidade de Tijucas com o esporte.
  • Projeto Coral Anjos Luz, com o intuito de desenvolver a habilidade musical de crianças.
  • Programa de voluntariado.
  • Doação de revestimentos.
  • Realização de eventos como o Natal Voluntário, a Campanha do Agasalho, a Festa das crianças, entre outros.

Agora, na esfera ambiental, destacam-se:

  • Processo de moagem a seco para produção de cerâmica, que é um dos mais sustentáveis para o trabalho.
  • Gestão dos impactos nas áreas de extração da matéria-prima.
  • Toda a água do processo produtivo está em um circuito fechado, ou seja, sem devolução ao meio ambiente.
  • 99% dos resíduos gerados pela empresa em Tijucas são reutilizados ou reciclados;
  • 100% do papel utilizado nas embalagens é reciclável e 100% da madeira dos pallets é de reflorestamento.

PTBL3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Portobello foi realizado em 1991 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações PTBL3, que são suas ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações de Portobello é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da empresa que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 42.88% das ações PTBL3 de Portobello estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de PTBL3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações PTBL3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Portobello possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Dividendos PTBL3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Portobello na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.